Sermões no evangelho de João - Sermão 01

JESUS EM JOÃO 1.1-14

 

Introdução

 

  1. Em 1977 foi publicada no Brasil, pela editora Betânia, a primeira edição do livro “Como Nascer de Novo”, escrito por Billy Graham. O capítulo sete fala sobre Jesus, sob o título “O Homem que é Deus”. A título de introdução do capítulo, Billy Graham escreveu:

 

Escrevo este capítulo pouco depois do Natal. Os cartões de boas festas ainda estão chegando, atravancando a caixa do correio, e encantando a vista. Muitos deles contém figuras de Jesus, alguns como um bebezinho num berço tosco, outros como um pastor de ovelhas, cercado de crianças. O mundo está sempre impressionado com a possível aparência dele. Desde as magníficas catedrais de Europa, até as menores classes de escola dominical dos Estados Unidos, vemos quadros que apresentam uma concepção artística acerca de Jesus. Certa vez estive na África poucos dias antes do Natal, e vi Jesus representado como um bebê negro. No ano passado estivemos no Oriente durante as festas natalinas, e o vimos representado como um oriental. / Qual é a imagem que o mundo tem de Jesus Cristo? Alguns o visualizam como um homem claro, de olhos azuis, com um sorriso brando, cabeça encimada por um etéreo halo de luz. Nos Estados Unidos o novo popular Jesus é um tipo simpático e viril, com um charme robusto e muito atraente. É provável que Jesus se parecesse com um homem do Oriente Médio, de pele queimada – na verdade, não sabemos. E está certo que não saibamos como eram seus traços físicos – pois hoje ele pertence ao mundo [todo]. / Não importa a imagem física que fazemos dele. Jesus Cristo não tem retrato mais forte que o da Bíblia. É o retrato de um homem que é Deus. O fato de que Jesus Cristo é Deus constitui o ponto central de toda a crença. É o fundamento do cristianismo. E como o modo mais prático de se derrubar qualquer edifício é destruir ou enfraquecer suas bases, os homens têm sempre tentado contestar, ignorar ou zombar das alegações de Cristo quanto à sua divindade. Entretanto, nossa esperança de sermos redimidos do pecado depende da divindade de Cristo.

 

Quem é ele?

 

  1. Quem é ele? E Billy Graham faz uma série de considerações com base na Palavra de Deus. Mas, deixemos Billy Graham de lado agora e abramos nossas bíblias em João 1, onde vamos ler apenas os 14 primeiros versículos.
  2. O que, nesses versículos, podemos dizer acerca de Jesus?
  3. O texto fala essencialmente de Jesus.
  4. Em uma espécie de parêntese há referência a João Batista, mas apenas para dizer que ele mesmo, apesar de importante, não era A LUZ, e sim aquele que veio para testificar da Luz. Ele era luz, porque Jesus disse que todos nós somos luz do mundo, mas uma luz-reflexo da Luz Verdadeira.
  5. Bem, João Batista foi o profeta escolhido por Deus como o precursor do Messias. O profeta Isaías, cerca de 700 anos antes de João Batista nascer, profetizou acerca dele: "Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus" (Isaías 40.3). E o próprio João se identificou com essa profecia, porque quando lhe perguntaram quem ele era, então, já que ele não era o Cristo, ele respondeu dizendo: "Eu sou a voz do que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías" (João 1.23). E Jesus deu testemunho acerca de João Batista, que, dentre os nascidos de mulher, não há profeta maior do que João Batista (Lucas 7.28). Então, João Batista era "grande". Entretanto, esse "grande" profeta, maior que todos os outros, maior até mesmo que os nossos queridos profetas Elias e Eliseu, veio para testificar não a respeito de si mesmo, mas a respeito da Luz, que não é ele, e, sim, Jesus. João veio para apresentar Jesus, e não a si mesmo ou a qualquer outra coisa ou pessoa.
  6. Paulo foi um grande Apóstolo do Senhor Jesus, mas veja o que ele diz em Efésios 3.8: “A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo (RC) – Paulo também não testificava de si mesmo, mas de Jesus.
  7. E essa também é a nossa "obrigação" – testificar acerca DE JESUS; “fazer o nome” de Jesus; exaltar o nome de Jesus...
  8. Há algum tempo, sob o tema "Quem é Jesus pra Você?", vimos, acerca de Jesus que:
    1. Ele é o verbo de Deus que estava no princípio com Deus e que é o próprio Deus que se fez carne e habitou entre nós.
    2. Ele é a luz que resplandece nas trevas e vence as trevas.
    3. Ele é aquele que dá a todos que o recebem o poder de serem feitos filhos de Deus.
    4. Ele é o Cristo, Filho do Deus Vivo – Mateus 16.15-16
    5. Ele é Aquele que tem as palavras de vida eterna – João 6.68
    6. Ele é Aquele cujo nome é o único em que podemos ser salvos – Atos 4.12
    7. Ele é Aquele que foi constituído juiz dos vivos e dos mortos – Atos 10.42
    8. Ele é O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo – João 1.29
    9. Ele é Mestre vindo de Deus – João 3.2
    10. Ele é Aquele cujo evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê – Romanos 1.16
    11. Ele é O Senhor da Glória – Romanos 2.8
    12. Ele é Aquele que, crucificado tornou-se escândalo para os judeus e loucura para os gregos, mas, para os que são chamados, manifestação do poder e sabedoria de Deus – 1 Coríntios 1.23-25
    13. Ele é Aquele que é antes de todas as coisas e em quem todas as coisas subsistem – Colossenses 1.17
    14. Ele é Aquele que veio ao mundo para salvar os pecadores – 1 Timóteo 1.15
    15. Ele é o único Mediador entre Deus e os homens – 1 Timóteo 2.5
    16. Ele é Aquele por meio de quem Deus nos fala,
    17. Ele é Superior aos anjos por ser o Filho de Deus,
    18. Ele é Superior a Moisés,
    19. Ele é Superior aos sumos sacerdotes do antigo pacto,
    20. Ele é Exemplo de perseverança em meio às provações,
    21. Ele é A salvação que não deve ser negligenciada porque não escapará da condenação aqueles que assim agirem (2.3)
    22. ELE É!
  9. Hoje vamos ver novamente sobre Jesus, tendo como base esse texto de João 1.1-14, sem negligenciar alguns outros trechos igualmente importantes e esclarecedores.
  10. "Quem" é Jesus?
  11. "O que" é Jesus?
  12. O que Jesus faz e a quem faz?
  13. Bem, vejamos:

 

I. PRIMEIRO: “QUEM” É JESUS AQUI EM JOÃO 1.1-14?

 

  1. A resposta está bem clara: JESUS É DEUS ENCARNADO!
    1. Nos versos 1 e 2 ele é apresentado como “o Verbo Eterno”, aquele que “existia desde o princípio, não por ter um princípio como criatura, mas por ser eterno. Ele é Deus e estava com Deus” (W. W. Wiersbe)
    2. No verso 3 ele é o “Verbo Criador”, aquele por intermédio de quem todas as coisas foram feitas e sem o qual nada do que foi feito se fez.
    3. E no verso 14 ele é o “Verbo Encarnado”. “Quando ministrou na terra, Jesus não era um fantasma e nem um espírito, e seu corpo não era uma ilusão... Apesar da ênfase de João sobre a divindade de Cristo, ele deixa claro que o Filho de Deus veio em carne e osso e, ainda que sem pecado, se sujeitou às fragilidades da natureza humana”.
  2. Sempre houve e ainda há muitos que foram e são contrários a essa verdade, mas as Escrituras são bem claras em nos demonstrar a divindade de Jesus.
  3. Além desse trecho de João 1, há muitos outros que demonstram isso. Cito apenas alguns:
    1. Isaías profetizou sobre um que prepararia o caminho do Senhor (Jeová):

 

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. (Isaías 40:3 RA)

 

E Mateus 3:3 diz que esse que prepararia o caminho de Jeová era João Batista:

 

Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. (Mateus 3:3 RA)

 

E de quem foi o caminho que João Batista preparou? A resposta é: de Jesus:

 

É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim. (João 1:30 RA)

 

Mas Isaías não disse que o caminho a ser preparado seria o caminho do SENHOR (Jeová - Deus)? Sim! Mas Jesus é Deus!

 

  1. No texto de Isaías 45:18-23, o Senhor (Jeová) está falando. Veja a conclusão de sua fala:

 

Porque assim diz o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o SENHOR, e não há outro.  Não falei em segredo, nem em lugar algum de trevas da terra; não disse à descendência de Jacó: Buscai-me em vão; eu, o SENHOR, falo a verdade e proclamo o que é direito.  Congregai-vos e vinde; chegai-vos todos juntos, vós que escapastes das nações; nada sabem os que carregam o lenho das suas imagens de escultura e fazem súplicas a um deus que não pode salvar.  Declarai e apresentai as vossas razões. Que tomem conselho uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde aquele tempo o anunciou? Porventura, não o fiz eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim.  Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.  Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo, e a minha palavra não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua. (Isaías 45:18-23 RA)

 

E Paulo, escrevendo aos Filipenses, afirma que isto acontecerá com Jesus:

 

Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. (Filipenses 2:9-11 RA)

 

Paulo está aí citando Isaías. Agora, será que Paulo, um experiente rabino treinado no hebraico original do Antigo Testamento, cometeria o erro de mudar o locutor de “mim” (Jeová) para Jesus? Certamente que não, do que se deduz que Paulo cria e ensinava ser Jesus Deus, o Jeová do Antigo Testamento.

 

  1. Sabemos que Deus é o Criador, mas os textos seguintes mostram Jesus como Criador:

 

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. (João 1:3 RA) / Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.  Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. (Colossenses 1:15-17 RA)

 

  1. A Onipresença é um atributo de Deus exclusivo de Deus, mas os textos seguintes mostram Jesus como Onipresente:

 

ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. (Mateus 28:20 RA) / Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu. (João 3:13 RA)

 

  1. Há muitos textos que atestam a divindade de Jesus, mas fiquemos apenas com estes.
  2. Quem é Jesus aqui em João 1? JESUS É DEUS! O DEUS ENCARNADO! O EMANUEL, isto é, o DEUS CONOSCO. Jesus é Deus na pessoa do Filho, e com isso concordam muitas outras partes das Escrituras.
  3. Tendo visto QUEM é Jesus nesse trecho das Escrituras, vejamos agora, em segundo lugar, “O QUE” é Jesus...

 

II. SEGUNDO: "O QUE" É JESUS AQUI EM JOÃO 1.1-14?

 

  1. A resposta a essa pergunta também é clara: JESUS É A LUZ!
  2. Jesus tem os seus profetas, e João Batista era um deles, e estes são quais luzeiros no mundo, mas eles mesmos, de si mesmos, não são “A” Luz que ilumina o caminho para o céu.
  3. Jesus, só Jesus, é a luz que ilumina o caminho para o céu. E não só a luz:
    1. Ele é a luz;
    2. Ele é o caminho;
    3. Ele é a verdade;
    4. Ele é a vida;
    5. Ninguém vai ao pai se não for por ele – fora dele não há salvação.
  4. A Luz é uma pessoa; o caminho é uma pessoa; a verdade é uma pessoa; a vida é uma pessoa; e essa pessoa não é João Batista, essa pessoa não é o João que escreveu o evangelho que leva seu nome, essa pessoa não é Pedro, essa pessoa não é Tiago, essa pessoa não é Maria a mãe de Jesus, essa pessoa não é nenhum dos apóstolos, e também não é nenhuma das mulheres piedosas que serviam a Jesus com seus bens, e também não é nenhuma pessoa muito piedosa que existiu em toda a história da igreja, e muito menos essa pessoa sou eu ou você ou todos nós juntos. Não!!! Essa pessoa é JESUS!
  5. JESUS é a luz do mundo; e o que eu e você somos, ou devemos ser, é reflexos dessa luz. A lua reflete a luz do sol, e é muito linda, inspiradora... mas a lua não é o sol, e não tem luz própria, e nem seria linda e inspiradora se não fosse o sol a incidir seus raios de luz sobre ela para ela os refletir. Assim também somos nós em relação a Jesus. Ele e somente ele é a luz...

 

III. O QUE JESUS FAZ E A QUEM FAZ?

 

  1. O que Jesus faz?
    1. Jesus nos confere o poder de sermos feitos filhos de Deus – Jesus salva! (verso 12)
    2. Ele veio para buscar e salvar o que se havia perdido – Lucas 19.10
  2. E a quem Jesus salva?
    1. Aos que creem no seu nome e o recebem – verso 12
  3. Jesus salva, dá vida eterna, prepara morada na casa do Pai “para aqueles que creem no seu nome e o recebem”. Preste bem atenção nisso, porque é muito perigoso viver um autoengano quanto a isso, é muito perigoso ignorar essa verdade e ficar pensando que no final das contas Deus não vai cumprir essa palavra e vai salvar a todos; então preste muita atenção: Jesus salva, dá vida eterna, prepara morada na casa do Pai “para aqueles que creem no seu nome e o recebem”

 

CONCLUSÃO

 

  1. Então, relembrando:
    1. “Quem” é Jesus aqui em João 1.1-14? Jesus é Deus! O Deus Encarnado! Deus na pessoa do Filho.
    2. E “o que” é Jesus aqui? Jesus é a Luz!
    3. E o que Jesus faz e a quem faz? Jesus nos confere o poder de nos tornarmos filhos de Deus; Jesus salva! Mas salva aqueles que nele creem e o recebem.
  2. Citando novamente Billy Graham, na mesma obra anteriormente citada, no capítulo 12 ele conta o seguinte acontecimento:

 

Certo homem que havia sido levado a uma reunião evangelística, recordou os seguintes eventos:

 

“Foi ali que, pela primeira vez, segundo creio, ouvi a mensagem do evangelho de Jesus e suas declarações apresentadas de forma poderosa, mas simples. Ao fim da palestra o pregador convidou a todos os que quisessem saber mais, que fossem à frente do salão. Eu fui, e apresentaram-me ao pregador. Conversamos durante algum tempo. Havia outras pessoas ali que desejavam fazer-lhe perguntas. Então encaminhei-me para a saída, bastante interessado no que ele dissera, mas ainda confuso. Quando já me achava junto à porta, para sair, um homem aproximou-se de mim, olhou-me diretamente nos olhos e perguntou: “o senhor é cristão?”.  / “pergunta estranha”, pensei, e armando-me de meu melhor sorriso respondi: “Ah, sim, creio que sim”. / “O senhor é cristão?”, insistiu ele, com um brilho diferente nos olhos. / “Ora essa”, pensei, “vou dar uma resposta educada, e depois procuro um jeito de escapar”. Então respondi: “Bem, estou tentando ser” / “E o senhor já tentou ser um elefante?”, ele perguntou. / E sorrindo pelo meu espanto mudo, ele tomou-me pelo braço e fez-me sentar em uma cadeira, e a seguir explicou-me que por mais que eu tentasse nunca me transformaria num cristão (assim como nunca poderia tornar-me um elefante). Depois passou a expor o que era o cristianismo segundo o Novo Testamento. E disse que Jesus morrera em meu lugar, pagara o castigo que meus pecados requeriam. Do modo como eu estava, achava-me condenado perante um Deus Santo; eu precisava de um Salvador. Somente Jesus poderia salvar-me. O perdão pelo passado somente era possível através dele. Além disso, por sua ressurreição, ele me oferecia poder para viver o tipo de vida que até então eu considerava desesperadamente inatingível. / Que maravilhosa oferta! Se o Deus Vivo realmente desejava entrar em minha vida miserável e manchada, para tomar conta de algo que eu estava desperdiçando e estragando, como eu poderia recusar?

 

Este homem nasceu de novo...

 

  1. Este homem nasceu de novo porque Jesus o salvou. Ele não podia salvar-se a si mesmo, ele não podia tornar-se a si mesmo um cristão de verdade, mas Jesus podia, e no momento em que ele compreendeu isso, e creu, entregou sua vida a Jesus, ele foi salvo.
  2. ”Quem” é Jesus? Ele é Deus!
  3. “O que é Jesus?” Ele, nesse mundo de trevas, é a luz!
  4. “O que” ele faz? Ele salva!
  5. “A quem” ele salva? Àqueles que nele creem e a ele se entregam.
  6. Apelo

 

 

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

Muqui – abril de 2018