Jean Baptiste de Monet Lamarck.

1744-1829.

Grande naturalista francês, homem dedicado aos estudos, gostava da disciplina de Biologia e envolveu no campo da pesquisa.  Fundou, com efeito, a Biologia moderna, desenvolvendo também uma teoria evolucionista aplicada às espécies, na perspectiva das mudanças em referência.

Recusou com afinco a teoria do fixismo, que admitia que as espécies vivas criadas em separadamente, como por outro lado, o entendimento no processo de mudança das espécies, tese até aquele momento não aceita ao meio acadêmico.

Na verdade contrariando o princípio anterior citado, ele criou duas teorias fundamentais, sendo a primeira em referência, a unidade da vida, o que remonta a um princípio mater, a célula que deu origem a todas as formas de vida.

Seu fundamento opõe de certo modo ao mundo inorgânico, mas por outros aspectos, aproxima em parte da teoria da evolução das espécies, pela seleção natural.

A segunda tese formulada por ele defende a transformação das espécies em função de circunstâncias exteriores, significa que as influências do meio ambiente transformam as espécies.

Para Lamarck, o meio exterior pode provocar mudanças duráveis no tempo na mudança de uma determinada espécie, isso significa que as espécies resultam de variações dos elos comuns entre elas no mecanismo da evolução.

O que pode acontecer de acordo com sua teoria, o que é muito significativo, a lei do uso e desuso,  determinados órgãos podem desaparecer, por falta de uso, no mecanismo evolutivo para transformação do homo sapiens, o não uso do  rabo por exemplo, quando homem tornou-se bipedalmente levou-se ao desaparecimento do mesmo.

Segundo Lamarck não apenas o desuso provoca desaparecimento de um determinado órgão, como também o excesso de uso, isso significa que o uso intensivo de um determinado órgão provoca profundas mudanças em uma espécie na perspectiva da sua mudança.

O que é interessante em Lamarck a sua ideia de transformismo se apoia no princípio da teoria da hereditariedade, o que propõe a ideia da hereditariedade adquirida.

 As chamadas heranças genéticas, como as influências são mútuas, possibilitam também o transformismo.

O que significa, portanto, de acordo com Lamarck, que o desenvolvimento individual submete diretamente a ação do meio como mecanismo de transformação.

Darwin discordou em muitos aspectos com a teoria de Lamarck, não discordando, porém, com a ideia aplicativa da teoria da evolução, mas sendo formulada por ele, na perspectiva de um caminho diferenciado epistemologicamente.

O que significa que Darwin defendeu a tese fundamental da evolução por outro caminho, muito mais empírico, o que foi diferentemente de Lamarck.

A defesa da tese fundamental da evolução das espécies, pela seleção natural, não nega certas ideias de Lamarck, sobretudo a ideia da transformação e a lei do uso e desuso de determinas partes, aplicadas a vida. 

Edjar Dias de Vasconcelos.