Quem pensa que jardinagem é algo possível apenas para residências com quintal, saiba que é possível cultivar diversas plantas, mesmo se você dispor de pouco espaço em casa! E você pode morar em uma quitinete, em um apartamento ou em qualquer lugar. As plantas estarão lá com você, para deixar o ambiente mais fresco e também mais agradável!

O mais importante da jardinagem indoor (como é chamada a jardinagem feita dentro de espaços fechados) é ter criatividade e pensar nos locais apropriados para a planta. Dependendo do tipo de planta que você pretende cultivar, pense na luz do sol que ela vai receber, se o local é próximo de cômodos úmidos, se é possível mudá-la de local facilmente ou se ela precisará ficar fixa... Tudo precisa ser pensado! Também é muito importante ver se a planta a ser cultivada é do tipo baixa, ou das que crescem muito, para evitar que ela ocupe mais espaço do que o planejado.

Existe uma prática da jardinagem indoor chamada de hidroponia, onde as plantas podem ser criadas em tubos redondos onde há terra, mas também fácil passagem de água para nutri-las. Você pode instalar esses tubos em uma parede na sua varanda, e plantar algumas espécies baixas, que não criem muita raiz e que se adaptem fácil as diferenças climáticas. Nem todas as espécies podem ser cultivadas dessa forma, então é muito importante pesquisar bastante sobre a planta antes de plantar. Lembre-se que os tubos redondos devem ser feitos de plástico, não podem ser tubos metalon, que apesar de mais resistentes, podem intoxicar a planta.

Conhecer também quais são os nutrientes para que essa planta cresça bem, também é fundamental. Aliás, todo conhecimento envolvendo a espécie que você quer plantar deve ser lida com atenção.

Quem gosta de natureza sabe que a presença de plantas muda toda a arrumação e o clima da casa. Não se esqueça que as plantas também trazem alguns insetos, esteja pronto para se prevenir! Algumas pragas, como o pulgão, também pode aparecer se você não tomar cuidado. Esses parasitas tiram a força da planta, podendo até mesmo secá-la sem que você note. Observe cada detalhe da planta diariamente para evitar que insetos acabem com todo o seu trabalho.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre jardinagem indoor, é hora de colocar a mão na massa! Cuide com bastante carinho das suas plantas, e veja-as crescendo fortes e florescendo no seu jardim.