I. Introdução

Desde os princípios dos anos noventa que vem aumentando de forma notável o número de casos de ITS globalmente e mais recentemente notou-se o aumento de comportamentos sexuais de risco, assim como surtos de sífilis em numerosos países do mundo incluindo os países africanos. Estas enfermidades (DST) são um grupo de doenças de múltiplas causas que incluem as doenças venéreas clássicas e outras que também são transmissíveis sexualmente.
1 As ITS observadas com frequência em adolescentes e jovens sexualmente ativos tanto com sintomas como os sem sintomas inclui clamydia (10-25%), gonorreia (3-18%), sífilis (0-3%), Trichomonas (8-16%), e o herpes (2-12%).
Segundo a OMS, cerca de 60% destas enfermidades ocorrem entre indivíduos menores de 25 anos, e 30% destes tem menos de 20 anos. 2 Estas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo podem provocar distúrbios emocionais, doença inflamatória pélvica (DIP), infertilidade, lesões fetais, até câncer, além de facilitar a transmissão do vírus da AIDS (HIV). 3 Hoje a juventude está começando a ter relações sexuais cada vez mais cedo, e com isso vêm as enfermidades de transmissão sexual e a gravidez precoce. No nosso país este problema não difere, motivo pelo qual nos sugerimos a realizar o presente trabalho com o objetivo de identificar as causas que contribuem no aumento de ITS na comuna do altohama.
Espera-se que este trabalho seja um ponto de partida para as próximas investigações nesta temática podendo-se assim proporcionar grande contributo para a saúde pública com vista a uma melhor saúde para todos.

1.1. Formulação do problema:

como contribuir para diminuir os casos de ITS no Alto Hama? 1.2. Justificação do estudo: a investigação é necessária tendo em conta o aumento de número de indivíduos que afluem ao hospital do Alto Hama com sinais e sintomas de infeções de transmissão sexual, podendo-se assim obter dados pertinentes para a saúde pública e minimizar as consequências.

1.3. Formulação de hipóteses:

identificando-se as causas do aumento de casos de ITS no Alto Hama ajudaria a elaborar estratégias para a redução de casos de ITS´s neste município.
5 II. Marco teórico

2. 1. Antecedentes históricos de ITS

As enfermidades venéreas existem desde longos anos da história da humanidade. Os romanos por exemplo denominavam a este tipo de enfermidade "morbus incidens" e para proteger-se delas, em suas relações sexuais utilizavam preservativos feitos de estripa de carneiro que um pastor anónimo os chamou " camisa de venus". Já nos finais do seculo XVI jaques de Bitencourt denominou-as como "enfermidades venéreas" posteriormente Siboulei qualificou-as como " efeitos colaterais do amor".
3 Depois da segunda guerra mundial com o surgimento dos antibióticos, puderam-se controlar varias destas enfermidades, principalmente as provocadas por sífilis que era dado como mortal passou a ser curável.
A partir dos anos 60 foi uma época onde começa-se a notar grandes diferenças socias tidas como época do amor livre, os jovens promovem uma serie de mudanças no comportamento social e sexual, abrem-se as portas a promiscuidade e a intercâmbio de parceiros.
3 Entre as primeiras ITS reconhecidas mundialmente destacam-se as Clamidíases e linfogranuloma venéreo; Gonorreia e a Sífilis.
Entre as ITS reconhecidas mais tarde destacam-se a Candidíases; Uretritis não gonocócica; Retrovírus como o VIH; e Condiloma acuminado.

2.2. Conceitos

As infeções de transmissão sexual ou enfermidades de transmissão sexual chamadas também como enfermidades venéreas são um conjunto de afeções clinicas infectocontagiosas que se transmitem de pessoa a pessoa por meio do contacto sexual que se produz durante as relações sexuais, incluindo o sexo vaginal, anal e o sexo oral; também por uso de seringas contaminadas ou por contacto com o sangue infestado, e algumas delas podem transmitir-se durante a gravidez, quer dizer de mãe para filho.
1 A maior parte das enfermidades de transmissão sexual são causadas por dois tipos de germes: bactérias e vírus. Embora algumas também são causadas por fungos e protozoários.

2.3. Causas:

As enfermidades ITS podem ter distintas causas destacando-se fundamentalmente as bactéria e vírus.

2.4. Provas diagnósticas de ITS:

As provas laboratoriais de ITS aplicam-se para buscar uma só destas infeções. Não existe nenhuma prova que pode detetar a presença de absolutamente todos os agentes infeciosos, assim que é importante saber para qual das diferentes ITS serve cada uma das provas.

2.5. Prevenção

Para evitar o contágio de enfermidades de transmissão sexual é fundamental conhecer sua existência, praticar sexo seguro, utilizar métodos anticonceptivos que protejam do contágio (como o preservativo) e conhecer seus sintomas, para solicitar quanto antes tratamento sanitário. Também é importante evitar compartilhar seringas (para o consumo de substancias aditivas).

2.6. As ITS no mundo:

As taxas de incidências das ITS seguem sendo altas na maioria parte do mundo, apesar de avanços de diagnósticos e terapêuticas que podiam rapidamente fazer que os pacientes com muitas ITS se tornassem contagiosos e curar a maioria.
3 As infecções de transmissão sexual afectam de forma desproporcionada as mulheres e adolescentes, uma em cada 20 meninas adolescentes contraem uma infecção bacteriana por contacto sexual, e observa-se infeções em idades cada vez precoce. 3 2.7. Situação das ITS em Angola Em angola os dados sobre as ITS são escassos e pouco divulgados tornandose assim difícil ter-se uma noção sobre a estatística destas enfermidades a nível do País e da Província do Huambo em particular. Apesar de que atualmente ser apontado a província do Cunene como a maior foco de ITS em Angola e a nível do Huambo destacam-se os municípios do Bailundo, Caala e a comuna do Alto Hama.
A conscientização e a informação sobre as infecções de transmissão sexual e a maneira de preveni-las na adolescência devem fazer parte de todos os serviços de saúde sexual e da educação sobre a saúde sexual.

Objetivos 3.1. Objetivo geral:

Identificar as causas que contribuem ao aumento das ITS no Alto Hama

3.2. Objetivos específicos:

 Identificar o nível de conhecimento sobre as ITS, suas consequências e prevenção na população do Altohama.  Caracterizar a população por idade e sexo  Desenvolver recomendações sobre as ITS.  Identificar a distribuição dos diagnósticos por sexo  Aprofundar os conhecimentos no que diz respeito as ITS no Alto Ham

 4.1.Tipo de estudo:

Realizar-se-á um estudo do tipo qualiquantitativo descritivo, exploratório.

4.2. Local ou área de estudo:

O estudo será desenvolvido na comuna Altohama, município do Londimbale, localizado a norte da Província do Huambo fazendo fronteira a sul com a comuna da Chipipa e a nordeste o município do bailundo. É uma comuna com alguns bairros e o estudo será focalizado ao bairro 4 de fevereiro.

4.3. Universo e Amostra:

Farão parte deste estudo cerca 75 elementos entre adolescentes e jovens com faixa etária dos 15-30 anos de idade. Em uma comunidade de 250 jovens.

4.4. Critério de exclusão na amostra:

Serão excluídos os indivíduos com idade inferior a 14 anos pela consideração de que a idade média da primeira relação sexual estimar-se aos 14 anos.

4.5. Instrumentos:

Será aplicado entrevista cara a cara e um questionário de autopreenchimento (formulário em anexo), O questionário terá duas partes, a primeira parte com dados de identificação e a segunda parte será de perguntas relativo ao tema.

4.6. Procedimentos:

Após aceitação da solicitação para obtenção de dados no hospital (anexo1) e o diálogo com o Soba da região, os dados serão coletados, duas vezes por semana no período de manha. Dentre os indivíduos que preencherem os 8 requisitos para fazerem parte da amostra e aceitarem participar da pesquisa, estes assinarão o termo de consentimento livre e esclarecido

[...]