Em Junho de 2012, o sistema que envia SMS para cidadãos que se encontram em áreas de risco nas cidades de Israel completa 1 ano. O projeto foi criado em 2006, logo após Israel e forças do movimento radical islâmico Hizbollah entrarem em conflito por quase um mês. Na época, várias cidades do Norte de Israel foram alvo de mísseis.

Para que o projeto se tornasse real as forças armadas de Israel investiram 27 milhões de Shekels (aproximadamente 14 milhões de reais) no desenvolvimento do sistema, criado através de uma parceria entre a companhia israelense eViglio e a sueca Ericsson.

A ideia do comando de defesa israelense era divulgar informações vitais para a sobrevivência da população através de um canal unificado. Assim, a população poderia receber um sms de aviso de um ataque de mísseis em sua cidade por celular, televisão, estação de rádio, site ou painel em área pública. Tudo para minimizar as perdas da guerra que Israel vive há anos.

 

Como o sistema é inteligente, ele envia o alerta enviando um torpedo grátis apenas para os equipamentos presentes naquela região sob o risco de ataque e cidades vizinhas, maximizando o foco da informação. Além disso, os textos são pré-programados para cada situação em diversas línguas simultaneamente. O sistema ainda pode ser utilizado para comunicar os cidadãos sobre acidentes naturais como furacões e terremotos.