O que são e quais as diferenças entre os sistemas operacionais iOS e Windows Mobile?

Na hora de adquirir um smartphone, não basta apenas gostar deste ou daquele modelo por ser mais bonito ou por modismo. É importante que o usuário do dispositivo móvel conheça um pouco sobre o funcionamento do sistema operacional dele, além de entender sobre as funcionalidades existentes em cada dispositivo. Desse modo, é possível verificar se o smartphone atenderá a todas as necessidades e as expectativas de uso.

O primeiro passo é sempre entender o que é um sistema operacional. Trata-se do programa que controla e gerencia todas as funções de um smartphone. É o sistema operacional que mantêm o aparelho em funcionamento, permitindo que multifuncionalidades sejam acessadas simultaneamente. É também por meio do sistema que todos os processos funcionam corretamente sem que haja a necessidade de espaço maior de memória no dispositivo.

Desde que surgiram os primeiros aparelhos celulares, havia a preocupação de que um sistema com maior capacidade fosse desenvolvido para que, não apenas a conversação se desse através dos dispositivos. Logo após a explosão da internet e o surgimento dos aparelhos com 2G, 2.5G e, na sequência o 3G, empresas do segmento investiram pesado na criação de sistemas operacionais que permitissem a transmissão de dados e a conexão com a internet. Houve até mesmo a criação de um sistema aberto, que evitaria o pagamento de licenças por parte dos que também investissem na criação de aplicativos para celulares.

Nesta onda, surgiram quase ao mesmo tempo, dois sistemas operacionais que podemos afirmar, certamente, que se tratam de concorrentes diretos – até por conta da história e relação mantida entre os criadores das empresas – são eles o iOS, da Apple e o Windows Mobile, da concorrente Microsoft.

O sistema operacional iOS, da Apple é reconhecido como o mais avançado do universo de móbiles. Constituído por uma interface prática, ferramentas de excelência, sem contar que possui uma marca registrada: a estabilidade. Com uma interface multi-touch que permite ao usuário usar apenas um dedo, esteja fazendo o que for no dispositivo, sem que o desempenho dele seja alterado. Também possui o melhor sistema de chamada por vídeo dentre todas as plataformas. Além disso, o iOS possui a maior plataforma de aplicativos do mundo, todos à disposição do usuário na Apple Store. E para baixá-los, basta um toque no Iphone.

O Windows Mobile, da concorrente Microsoft, permite que haja uma adaptação aos aplicativos dos computadores do mesmo sistema. Promove boa conexão, seja ela via Bluetooth, Wi-Fi. Também suporta bem o desenvolvimento dos inúmeros aplicativos disponíveis para a plataforma. Se comparado com o iOS, é mais simples, mesmo não deixando os usuários na mão. Com Windows Mobile em um dispositivo móvel, também é possível fazer uma sincronia entre os computadores de mesa. Como a Microsoft é uma marca mais do que consolidada, e de alta confiança, desempenho, torna-se garantia de uma tecnologia de ponta, sem que o usuário venha apenas a experimentar um sistema novo e que possa trazer algumas dificuldades de uso ou de funcionamento.

Portanto, a escolha por um smartphone que opere com o iOS ou Windows Mobile é garantia certa de aquisição de produto de ponta.

http://todocelular.com.br/ios-vs-windows-mobile/