INVESTIR NO APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DO FUNCIONÁRIO GERA MAIOR PRODUTIVIDADE

O aperfeiçoamento profissional gera crescimento pessoal, todo crescimento intelectual gera motivação e todo funcionário motivado produz mais e aumenta a margem de acertos.

O empresário que investe no aperfeiçoamento profissional do colaborador é visto pelo mercado como um visionário, alguém que está sempre pensando no futuro e na melhoria contínua. “Os funcionários que vestem a camisa da empresa devem ser incentivados para que o estímulo profissional valha a pena para ambas as partes”.

Todo investimento em treinamento não é somente para o desenvolvimento do profissional, como consequência, há uma melhora de resultados que irão beneficiar diretamente a empresa e gerar formas diferentes e atualizadas de atingir novos resultados.

O funcionário começa a perceber que ele é uma parte importante em todo o processo. O incentivo ao profissional é uma forma de fazer o empregado se sentir parte da empresa, e não apenas um número em meio a tantas cobranças e acúmulos de tarefas. Nesse momento o funcionário se sente motivado e sente que a empresa deseja que o profissional cresça junto com ela.

Nem todas as empresas subsidiam ou promovem cursos. Por isso, existe a possibilidade do próprio funcionário fazer esse pedido, que deverá ser avaliado com cautela, critério e com base no que o curso que ele deseja realizar poderá trazer de benefícios reais para a empresa. O primeiro passo é verificar a possibilidade de absorver esse funcionário na área que ele pretende estudar. Caso o curso desejado pelo funcionário esteja fora da área de atuação dele dentro da empresa, o empresário deve conversar e entender os motivos do colaborador em querer fazer um aperfeiçoamento fora do cargo que ele exerce.

O empresário deve cobrar do colaborador uma explicação de como esse curso fora da área em que ele atua irá contribuir nos desempenhos dele dentro da empresa. O caso não deve ser descartado logo de cara, porque o que pode parecer um absurdo em um primeiro momento pode se tornar depois um diferencial importante para a empresa.

Formas de incentivar o profissional a crescer – Cursos técnicos, treinamentos, cursos de línguas e palestras são algumas das formas de incentivar o aperfeiçoamento profissional. È possível o empresário fazer parcerias com escolas, universidades e centros de treinamento, subsidiando parte do valor a ser pago.

Há uma infinidade de maneiras para incentivar e aproximar o profissional da empresa. È possível até mesmo investir em um curso fora da área de atuação do colaborador dentro da empresa. Satisfação pessoal e os conhecimentos adquiridos podem torná-lo mais completo, resultando em um profissional mais satisfeito, portanto, mais produtivo.

Uma forma de começar a mostrar interesse em colaborar para o desenvolvimento do funcionário é uma simples conversa. Conversar com o funcionário já é um incentivo, contanto que as palavras sejam verdadeiras e principalmente motivadoras e direcionadoras.

 

Nádia Januário

Bacharel Administração com Habilitação em Marketing

Especialista em gestão de pessoas

Autora do livro: Tendências Globais em Gestão Treinamento e Desenvolvimento – ano 2020