Este guia é para você, caso ainda não tenha tentado mergulhar na criptomoeda, mas ainda está pensando seriamente a respeito. Existem mais de 1600 criptomoedas hoje, mas o Bitcoin é o mais popular, tanto que a maioria das pessoas acredita que criptomoeda é sinônimo de Bitcoin. 

O mesmo se aplica à criptomoeda ou a um investimento: bem, pode-se dizer que é um pouco de tudo. As dicas a seguir o ajudarão a aproveitar a jornada que envolve a compra de criptomoedas e como operar opções. Para os fins deste guia, usaremos o Bitcoin como exemplo.

O que são criptomoedas?

A criptomoeda é um meio virtual único de troca de dinheiro. Ele usa funções criptográficas especiais e tecnologia blockchain para conduzir transações online. As criptomoedas são totalmente descentralizadas. 

Elas não são controlados por nenhuma entidade e, em teoria, são imunes ao controle do governo. (No entanto, o governo começou recentemente a trabalhar para regulamentá- los e interferir.)

Os indivíduos também podem trocar criptomoedas online com muito poucas (se houver) taxas de processamento. Essa vantagem os torna muito mais atraentes do que as moedas tradicionais e as instituições financeiras de câmbio.

Por que investir em criptomoeda?

Existem muitos benefícios em investir em criptomoedas. Aqui estão algumas das principais razões pelas quais as pessoas estão optando por comprá-los.

Transações fáceis e seguras

Com as criptomoedas, é mais fácil do que nunca enviar dinheiro para outra pessoa de maneira segura. As criptomoedas são trocadas com a ajuda de chaves públicas e privadas. Essa abordagem mantém as coisas seguras e também ajuda a manter baixas as taxas de transferência.

Transparência

As criptomoedas contam com a tecnologia blockchain. Blockchain envolve um livro razão online que pode ser enviado para todos os dispositivos. Esse livro-razão online facilita a verificação das transações e incentiva todos os usuários a serem honestos.

Potencial para altos retornos

Neste ponto, parece que todos nós conhecemos alguém (ou conhecemos alguém que conhece alguém) que fez um grande investimento em Bitcoins ou outra criptomoeda. Embora você possa não se tornar um milionário comprando Bitcoin, pode obter retornos bastante elevados.

A criptomoeda é bastante volátil e existe o potencial para você ganhar grandes quantias de dinheiro com ela. A chave, porém, é ter certeza de que você está comprando as moedas certas.

7 dicas para começar a investir

1. Como começar

Como você sabe que tipo de criptomoeda comprar? Onde você compra criptomoedas? Você está prestes a encontrar respostas para essas e outras perguntas sobre como começar a investir em criptomoeda.

2. Escolha uma troca

A primeira coisa a fazer se você estiver interessado em comprar criptomoedas é escolher uma bolsa. Uma troca é onde você pode ir para comprar moedas.

Existem toneladas de trocas diferentes por aí. Alguns dos mais populares incluem Bitfinex e Coinbase. Ao usar essas trocas, você pode comprar moedas com seu cartão de débito.

Você também pode comprar frações de moedas ao comprar moedas populares como o Bitcoin. Essa pode ser uma boa opção se você estiver trabalhando com um orçamento limitado.

Antes de decidir comprar por meio de uma determinada troca, faça sua pesquisa e certifique-se de que é uma troca confiável. Há muitas trocas questionáveis surgindo atualmente, e você pode acabar sendo enganado se não tomar cuidado.

3. Escolha suas moedas

Depois de encontrar um lugar para comprar suas moedas, é hora de começar a comprar. Existem várias moedas diferentes para você escolher, mas as seguintes são as opções mais populares:

  • Bitcoin (BTC-USD);

  • Ethereum (ETH-USD);

  • Ondulação (XRP-USD);

  • Litecoin (LTC-USD).

O Bitcoin ficou preso em um padrão de retenção recentemente, mas ainda é a moeda mais popular que existe. De todas as pessoas que possuem criptomoedas, cerca de 5%  investiram em Bitcoin.  

4. Obtenha uma carteira de criptomoeda

Depois de comprar suas moedas, você precisa de um lugar para colocá-las. Este lugar é conhecido como sua carteira. Existem dois tipos de carteiras que você pode usar: uma carteira de software e uma carteira de hardware.

Você precisará de uma carteira de software se quiser se envolver em qualquer negociação ativa. Quando você se inscreve em contas com certas trocas, automaticamente tem acesso a uma carteira de software.

As carteiras de hardware são semelhantes às unidades de disco rígido externas. Você pode usá-los para armazenar sua moeda de forma segura. Eles são melhores para moedas que você não planeja precisar acessar tão cedo.

5. Diversifique seu portfólio de criptografia

Da mesma forma que é melhor diversificar sua carteira de ações, você também deve pensar em diversificar o tipo de moedas que compra. Essa abordagem ajudará a protegê-lo da natureza volátil do mundo da criptomoeda e protegê-lo de perdas significativas.

6. Desconfie de carteiras móveis

Algumas pessoas podem tentar convencê-lo a usar uma carteira móvel para suas moedas. Essa não é a melhor abordagem, no entanto.

Os dispositivos móveis são fáceis de comprometer e suas moedas não estarão tão seguras quanto estariam em uma carteira de software ou hardware.

7. Prepare-se para os altos e baixos do mercado

Certifique-se de se preparar também para os altos e baixos do mercado de criptomoedas.

Não invista em criptomoedas do que está disposto a perder e prepare-se para a possibilidade de o valor de suas moedas despencar. Se você se preparar para esse risco agora, será menos provável que haja por emoção ou tome decisões precipitadas mais tarde.

Conclusão

Se você se interessou em investir em criptomoeda, mas resistiu por medo ou falta de conhecimento, agora é a hora de mudar as coisas e agir. Com essas informações em mente, você terá mais facilidade em saber como investir em criptomoeda e a maneira certa de investir para que seu portfólio produza os maiores retornos.