O mal estar, o desprazer, a insatisfação que sentimos, ao perceber que o outro está em melhores condições que as nossas, sejam lá quais elas forem, mostra-nos a desigualdade da vida em relação aos homens.
O sentimento de inferioridade vem à tona, fazendo com que nós nos coloquemos contra o outro e ao mesmo tempo, que ele se coloque contra nós, por nossos atos e atitudes. É uma via de duas mãos. O sucesso do outro nos incomoda a tal ponto, que se torna difícil a aceitação. Então o agredimos, sentindo-nos agredidos, como se ele fosse o culpado por nossos problemas. Ao nos compararmos com o outro, procuramos mostrar a nós mesmos que somos melhores. Aí então nos enaltecemos, para abrandar nosso sentimento de menos valia. Passamos a falar do outro, procurando diminuí-lo com nossas críticas, burlando assim nossas angústias. O saber da vida do outro é um desprazer que alimenta nossa auto- aversão.
Este sentimento negativo, com o qual não sabemos lidar, que tanto nos aflige, impede que nos conheçamos, que vejamos quão errado há em nós e em nossos comportamentos. É uma antiatitude imperceptível a nós, seres humanos, que não a percebendo, não a sentimos como nossa e que não nos traz felicidade, pelo simples fato de não conseguirmos usufruir do objeto de nosso desejo.
Chamam-no inveja. Que é a repressão à consciência,um descontentamento em relação à felicidade, à beleza, à bondade, às posses, a tudo de bom que há no outro e que queremos nosso.

Heloisa/2010