ATIVIDADES: INTRODUÇÃO O QUE É A SOCIEDADE?

1 A sociedade é o objeto das Ciências Sociais, como vimos no item A vida em sociedade. Explique, com suas palavras, por que a sociedade é tão importante para os cientistas sociais.

Resposta: A sociedade é a fonte de inquietações do cientista social. Para responder a elas, ele observa e estuda a sociedade em busca de explicações para os fenômenos sociais. As Ciências Sociais, portanto, estão profundamente ligadas à vida em sociedade, que gera tanto os problemas aos quais os cientistas sociais querem responder como as respostas a essas questões.

2 Explique a diferença entre conceito e método a partir da leitura do item Como funcionam as Ciências Sociais?

Resposta: O conceito é a ferramenta que define exatamente o que o cientista social quer entender. É uma definição o mais precisa possível do objeto de pesquisa do cientista. Já o método é uma espécie de receita para o cientista responder às suas questões: implica em procedimentos rigorosos de investigação, que devem ser compartilhados por uma comunidade científica.

3 Escreva sobre a importância de estudar Ciências Sociais. As duas últimas seções tratam do assunto. É importante que você também dê sua opinião.

Resposta: Vimos que as Ciências Sociais são úteis por produzir dados sobre a realidade em que vivemos: essas informações podem ser importantes para o Estado realizar políticas variadas, podem servir de subsídio para grupos de pessoas exigirem direitos que lhes são negados, etc. Por outro lado, as Ciências Sociais são uma ferramenta poderosa para entendermos o mundo em que vivemos: auxiliam-nos a pensar mais criticamente sobre o que nos cerca, sobre o que nos dizem, sobre as notícias e informações que recebemos pela mídia, sobre a política, a economia, etc. As Ciências Sociais nos ajudam, sobretudo, a desenvolver um pensamento crítico.

4 Faça uma análise crítica da tira a seguir. Do que ela trata? Que crítica está exposta no diálogo entre Calvin e seu pai?

Resposta: O diálogo entre Calvin e seu pai desnaturaliza uma relação tida como natural até os dias atuais. A resposta do pai sugere que é mais razoável que a mãe pare de trabalhar para cuidar dos filhos, enquanto o pai continua a trabalhar. Nem todas as famílias (em que pai, mãe e filhos vivam juntos) escolhem esse arranjo, mas, por algum motivo, é mais comum e mais “natural” que ele seja adotado. Esse “por algum motivo” é objeto de interesse das Ciências Sociais, pois por trás dele há realidades nem sempre aparentes. Aqui, vemos que esse arranjo de cuidado dos filhos é amparado por uma desigualdade histórica entre o trabalho feminino e o masculino, em favor do último. Essa assimetria é fruto de uma sociedade ainda muito machista.

5 Escreva um pequeno texto descrevendo como os quadrinhos abaixo, publicados pelo cartunista Laerte em 2010, lidam com a noção de “ideologia”. Faça uma relação com o que você leu neste capítulo.

Resposta: Os quadrinhos de Laerte expõem uma reflexão sobre a ideologia com base na ideia difundida de que não há mais ideologias em vigor. Muito apropriadamente, o personagem aprende que não há realidade sem algum tipo de ideologia dominante e que, se é comum pensar que não há ideologias, isso deve ser em si mesmo uma ideologia. O interessante é considerar a indicação sobre a quem interessa uma ideologia como essa. Na última tira dos quadrinhos, o personagem tenta entender como “vislumbrar” essa ideologia em vigor, e brinca com uma alternativa religiosa como opção para descobri-la. Esses quadrinhos esboçam algo da preocupação de um cientista social: a busca por entender realidades não aparentes e por métodos para explicar essas realidades. Evidentemente, uma saída mística (como a do sacrifício, no último quadrinho) não é o método do cientista social, que procuraria desenvolver pesquisas que explicassem qual é a ideologia vigente e a quem ela beneficia.

Todos os direitos reservados para:

Emanuel Isaque Cordeiro da Silva

Belo Jardim, Pernambuco ©2019