Introdução ao Python Python é uma linguagem de script de alto nível que combina interpretação, compilação, interatividade e orientação a objetos.

Design do Python Python é uma linguagem interpretada: Isso significa que não há compilação no processo de desenvolvimento. Semelhante às linguagens PHP e Perl.

Python é uma linguagem interativa: Isso significa que você pode executar e escrever seu programa diretamente de forma interativa em um prompt do Python.

Python é uma linguagem orientada a objetos: Isso significa que o Python suporta um estilo de programação orientado a objetos onde o código é encapsulado em um objeto.

Python é uma linguagem para iniciantes: Python é uma ótima linguagem para programadores iniciantes. Ele suporta uma ampla gama de desenvolvimento de aplicativos, desde processamento de texto simples até navegadores WWW e jogos. É altamente legível. Comparado a outras linguagens, são frequentemente utilizadas palavras-chave em inglês. Alguns sinais de pontuação em outras línguas têm uma estrutura gramatical mais distinta do que em outras.

História do desenvolvimento do Python

O Python foi projetado por Guido van Rossum no Instituto Nacional de Matemática e Ciência da Computação na Holanda no final dos anos 80 e início dos anos 90.

O próprio Python também é desenvolvido por muitas outras linguagens, incluindo ABC, Modula-3, C, C++, Algol-68, SmallTalk, shell Unix e outras linguagens de script, etc.

Assim como a linguagem Perl, o código-fonte do Python também segue o acordo GPL (Licença Pública Geral GNU).

Atualmente, o Python é mantido por uma equipe central de desenvolvimento, e Guido van Rossum ainda desempenha um papel vital em orientar seu progresso.

Características do Python ① Fácil de aprender: Python tem relativamente poucas palavras-chave, estrutura simples e uma gramática claramente definida, tornando-o mais fácil de aprender. ② Fácil de ler: O código Python é mais claramente definido. ③ Fácil de manter: O sucesso do Python reside no fato de que seu código-fonte é bastante fácil de manter. ④ Uma extensa biblioteca padrão: Uma das maiores vantagens do Python é sua rica biblioteca, multiplataforma e compatível com UNIX, Windows e Macintosh. ⑤ Modo interativo: Com o suporte do modo interativo, você pode entrar na linguagem que executa o código e obter o resultado a partir do terminal, testar e depurar interativamente trechos de código. ⑥ Portabilidade: Com base em suas características de código aberto, o Python foi portado (ou seja, para fazê-lo funcionar) para muitas plataformas. ⑦ Escalabilidade: Se você precisa de um trecho de código crítico que execute rápido ou deseja escrever alguns algoritmos que não deseja abrir, pode usar C ou C++ para concluir essa parte do programa e então chamá-lo de seu programa Python. ⑧ Banco de dados: Python fornece interfaces para todos os principais bancos de dados comerciais. ⑨ Programação GUI: O Python suporta GUI que pode ser criada e portada para muitas chamadas de sistema. ⑩ Incorporável: Você pode incorporar o Python em um programa C/C++, permitindo que os usuários do seu programa tenham a capacidade de “scriptar”.