O robo como elemento mediador do PEA na alfabetizacao de adultos

O presente estudo foi baseado na introdução de robôs na alfabetização de adultos  nas zonas rurais, mais propriamente no desenvolvimento da aprendizagem de tópicos e conceitos sobre alfabetização em contexto de sala de aulas. Os robots foram utilizados como elementos mediadores do processo de ensino e aprendizagem no que tange a importância da alfabetização de adultos como estratégia de desenvolvimento social.

A introdução da robótica na educação é aplicada com o objectivo de aumentar o rendimento e o grau de aprendizagem dos alunos. Este método de ensino é designado de Robótica Educacional ou Pedagógica.

A investigação recaiu sobre o estudo da alfabetização, Inclusão e equidade, Alfabetização como base para a aprendizagem ao longo da vida e o estágio actual da alfabetização seguindo uma metodologia qualitativa. Procuramos descrever, analisar e compreender a sensibilidade das pessoas envolvidas na alfabetização. O estudo foi baseado em três tarefas, uma de carácter introdutória e as outras duas recaindo sobre a noção de alfabetização e do seu papel para o desenvolvimento social.

O desenvolvimento de tarefas através da utilização de robots desencadeou em grande parte dos alunos uma maior motivação e cooperação, levando ao que muitos autores chamam de conhecimento como construção. Este conhecimento é adquirido pelo aluno por meio de um trabalho activo de acção e reflexão.

Os conceitos trabalhados são aprendidos de uma forma significativa e dificilmente serão  esquecidos ao longo do seu percurso escolar.

 

Palavras-chave: Robots na alfabetização de adultos; papel da alfabetização; Conhecimento por construção; Ensino-aprendizagem.