APLICAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA O USO DOMÉSTICO

Este estudo teve o objetivo de investigar como a tecnologia de internet pode ser implantada por meio de rede elétrica, bem como avaliar as vantagens e desvantagens dessa tecnologia nomeada de Power Line Communication (PLC). Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Silva (2012), Pinto & Albuquerque (2014). Cardoso (2008), Gustavo, Martins & Gimenez (2016) e Murata & Ferreira (2009). O procedimento metodológico que norteou este estudo partiu sobre duas vertentes, a primeira sendo de cunho bibliográfico, pois utilizou a literatura para o desenvolvimento literário com dados encontrados das teses de autores que advieram por intermédio de leitura em livros e com dados e fatos disponíveis na internet e um estudo de caso onde se utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário que foi aplicado a usuários assíduos da internet. As conclusões mais relevantes evidenciaram que essa nova estrutura de comunicação poderia ser utilizada, tanto em áreas comerciais, como em áreas residenciais, assim ao longo da experiência, os usuários poderão questionar suas conexões, observando a qualidade do serviço. Outro fator observado é que hodiernamente estes recursos mostram que as pessoas devem se informar quanto aos benefícios dessa tecnologia, a fim de melhorar a produção de equipamentos que reduzam a instabilidade e a queima de moldems. E viu-se ainda que suas interfaces padronizadas devam ser compatíveis ao PLC, capazes de relatar sobre a qualidade dos serviços prestados, pois problemas eventuais poderão ser revisados, no sentido de melhorar a qualidade da conexão, estabilidade e afins.

1. Introdução

Na atual era tecnológica a internet via energia elétrica retrata o desenvolvimento e acompanhamento da sociedade, isto é, a evolução e progresso se englobam na necessidade de novas ideias que precisam acompanhar as reais necessidades dos usuários da internet que precisam obter o máximo de informações em tempo recorde, por isso a internet via energia elétrica podem ser utilizadas como processo tecnológico e inovador, assim a Power Line Communication (PLC) promove inúmeras prerrogativas para a sociedade na visão de Pinto & Albuquerque (2014), já para Gustavo, Martins & Gimenez (2016) a internet via energia elétrica, acompanha a evolução da sociedade, por isso é indubitavelmente, uma forte aliada no processo de desenvolvimento do cenário atual, pois é possível empregar métodos de utilização que operam por meio de rádio frequência, onde é fundamental que se tenha o uso da rede elétrica de distribuição, isso porque funcionará como meio de transporte para que haja o fornecimento de sinais que levam a comunicação. Murata & Ferreira (2009) salienta que a internet via energia elétrica fortalece o relacionamento e comunicação entre o cidadão que utiliza a internet e a evolução tecnológica, e por fim, Cardoso (2008), estabelece em sua tese que a internet via energia elétrica hodiernamente evoluiu, e isso ocorreu por meio da necessidade de novas tecnologias que já utilizem os sistemas já implantados, como é o caso da PLC que faz uso da estrutura de postes e fios que são utilizados pelas concessionárias de energia. O objetivo geral é investigar como a tecnologia de internet pode ser implantada por meio de rede elétrica, bem como avaliar as vantagens e desvantagens dessa tecnologia nomeada de Power Line Communication (PLC). Esta pesquisa justifica-se e situa-se em um eixo singular, uma vez que envolve o contexto da tecnologia como mediações, tanto nas relações de desenvolvimento científico, como na evolução da sociedade. Desta forma o trabalho apresentado busca uma relação à prática da influência da Power Line Communication (PLC) e onde essa tecnologia pode se implantada, certamente que o maior detentor de seus benefícios será as regiões menos favorecidas do Brasil, outro fator que justifica o desenvolvimento é quanto à necessidade de equipamentos que são fundamentais para a sua implantação nas residências.
O presente estudo delimita-se de acordo com o estágio atual das ciências tecnológicas, onde vários fatores influenciam na aplicação desta linha de raciocínio ao ato tecnológico no mundo dos fatos, devendo assim, fazer uma análise sobre a internet via energia elétrica no contexto atual, pois nota-se a demanda de cidadãos que precisam da internet e não conseguem por estarem em outras regiões de difícil desenvolvimento tecnológico.
Desta forma, e em uma análise deste cenário nacional, é importante destacar o que é relevante para que tenha um forte impacto nos resultados deste trabalho de conclusão de curso, a importância que este tema possui, assim, para exemplificar e promover a sua credibilidade o processo metodológico que norteou o desenvolvimento foi uma pesquisa bibliográfica. De acordo com Marconi & Lakatos (2010) a pesquisa exploratória bibliográfica é uma maneira de se chegar à comprovação de um documento, ou seja, é um conjunto filosófico e político de caminhos que definem o trabalho e o torna algo confiável, podendo ser utilizado para diversas pesquisas ou continuação mais aprofundada sobre o mesmo, onde o desenvolvimento ocorre por intermédio de leitura em livros e com dados e fatos disponíveis na internet, entre outras para demonstrar e atingir os resultados esperados.
E um estudo de caso onde se utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário que foi aplicado a usuários assíduos da internet para que pudesse vivenciar na prática a opinião e real necessidade, bem como a argumentação da sociedade sobre a internet via energia elétrica.
Destarte que após a análise e discussão dos dados obtidos por meio do estudo de caso, a conclusão apresentara as considerações do trabalho, assim como apresentar às referências e os objetivos alcançados, além de apresentar o alcance de todas as possibilidades de ter demonstrado o sucesso deste trabalho, assim como o alcance do tema e principalmente as proporções que foram adquiridas intelectualmente.