Esquecendo dos redutos. Esta discussão  Iterativa chega até ao inimigo posicionado, esperando como guiar uma maioria dilacerada.

 Uns ataques não acontecem fora das muralhas, desvendando uma estrategia do adversário, mas sim de dentro.

 Diante de um fato dissimulado  á informação e os meios para  se chegar a um objetivo, ser justo ou íntegro destrui o certo, o errado, o justo e até o  injusto.

 Há mais urgente, mais grave. Dos homens são aqueles que sofrem, sobrevivem ou morrem no que é suposto ser  superar aflições e vencer provocações dos inimigos da integridade de Marrocos em 2013.

 Os  transparentes ajustam o foco da visão, evitando o abismo dos separatistas oportunistas da marcha e das trancherias do passado, num seria legal que desloca a consciência humana, desproporcionado a existência deste povo saruí.

Sermos  cínicos? Sádicos? Ou sermos inconscientes ao ponto de esquecer da existência de cidadãos, onde o jogo inteiro é em trancheira do deserto do sara ocidental, complexo desvendado durante as três temporadas, nunca se digna pensar ter um pensamento a favor de um inverno excepcionalmente de frio!

Quando algumas associações de caridade aparecem, o clima é mais significativo, mas sem elogiar os esforços de indivíduos sensíveis aos infortúnios de seus entes queridos.

 Por isso o Estado não pode ter desculpas. Um responsável digno de seu nome deve ser transparente e íntegro para operar por anticipação, conforme uma estratégia bem definida.  Bem como através de um comprometimento de responsabilidade e de desenvolvimento de Instituições.

 É bom que qualquer pais envolvido pense a dotar-se de algumas "agências" responsáveis da consciência coletiva e apoia o desenvolvimento de Norte ao  Sul e da parte ocidental.

E as outras?  O que faz para que promova este conceito, abandonando  a triste sorte, tornando as condições de uma outra idade possíveis, com estradas, com hospitais, com escolas ... bem como o estíto mínimo, o que!

 Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador Universitário

[email protected]