Conheça as vantagens de uma área adaptada para receber amigos e familiares

Quem desfruta da comodidade de ter um imóvel na praia, seja por escolha pessoal, seja por ocasião de aposentadoria, e gosta de receber visitas na residência em questão, pode contar com a opção de integrar áreas de varanda à sua casa ou ao apartamento de modo adaptado e totalmente integrado, criando um aconchegante espaço gourmet para receber hóspedes e/ou visitantes esporádicos, como familiares e amigos.

A descontração que esse espaço proporciona é bastante aproveitável, sendo ótima ideia para aproveitamento de metragem e para ampliar a área social em um local não muitas vezes bem aproveitado, como é o caso da varanda.

Inúmeros apartamentos à venda em Balneário Camboriú possuem excelentes possibilidades de integração, unindo possibilidades de articular cômodos próximo à sala de estar, com é o caso da varanda planejada por muitas construtoras. Existem, ainda, apartamentos de luxo que possuem varandas em outros cômodos, especialmente aqueles que possuem uma morada por andar – o que oportuniza a vantagem de não perder a possibilidade de usar as varandas adicionais para colocar uma rede de descanso ou fazer um espaço para as crianças, como uma biblioteca ou salinha de jogos.

Integrar para desfrutar

Aliar ambientes permite, além de adequar sua casa ou apartamento para um espaço gourmet maior. Além disso, você ganha com a possibilidade de um recinto mais arejado, com economia de energia proveniente de uma iluminação natural e, obviamente, o tão desejado conforto que se espera ao estar na praia. Quem não ficaria relaxado podendo fazer um jantar ao ar livre?!

Esta, sem dúvida, é uma vantagem de quem busca por apartamentos à venda em Itapema: a região possui um bom fluxo de vendo, permitindo que quem integra sua varanda para a criação de um espaço gourmet consiga experimentar a sensação inigualável de jantar com a brisa do mar refrescando as noites de verão.

Outro benefício dessa integração é diminuir a bagunça! O fato de se destinar apenas um espaço para o consumo de alimentos dispensa limpeza em outros cômodos da casa ou do apartamento! E isso é uma ótima ideia, visto que quem está em férias ganhando em eficiência para não perder os preciosos minutos de lazer depois que as visitas vão embora.

Possibilidades de decoração

Há muitas possibilidades de decorar uma varanda gourmet. Ela pode ser transformada numa segunda sala de estar, contendo algum tipo de sofá e mesinhas de centro, ou conter um canto alemão – ele pode ser utilizado para otimizar o espaço e também para, nos bancos, guardar utensílios de praia ou mesmo algum tipo de louça, de modo a evitar a maresia.

Outra dica para quem deseja uma varanda gourmet é torna-la um barzinho. Ele pode ser temática, com motivos do fundo do mar. Use e abuse de cerâmicas contendo formatos de peixinhos, coqueiros, piratas. Uma ótima possibilidade é deixar o local todo estilizado, como por exemplo decorar o espaço com o tema de um filme. Para quem tem crianças na casa, Bob Esponja, a Pequena Sereia ou Piratinhas é uma boa pedida! Já para os adultos, temas como Os Piratas do Caribe, Titanic ou o Mestre dos Mares é outra excelente opção! Também existe a possibilidade de decorar o local com insígnias de seu time preferido de futebol, artista favorito ou temática zen.

Não havendo restrições do condomínio ou da área geográfica em que seu imóvel esteja inserido, o proprietário pode inovar na modernização de sua fachada, decorando elas com novas cores, revestimentos e texturas.

Apenas para relaxar e descanso

Para quem não gosta tanto de barulho ou de visitantes andando pela casa ou apartamentos, como quem prefere adquirir uma casa em Itajaí, que é uma praia menos badalada do que Balneário Camboriú ou Itapema, a dica para esta integração passaria pela criação de um espaço de leitura, uma área menor de jogos ou um espaço para meditação. Dependendo do tamanho, existe a possibilidade de também colocar uma esteira para corrida e algum tipo de utensílio de academia para a prática de exercícios físicos durante a estadia de frente pro mar.

E não esqueça: a varanda gourmet pode ganhar um toque especial, para todas as finalidades, por meio da decoração com móveis coloridos ou rústicos, decoração com ornamentos e plantas, quadros, almofadas, garrafas contendo velas inseridas por dentro (uma boa opção é cortar o bico das garrafas numa loja de vidraria especializada, de modo a evitar acidentes domésticos!), ou mesmo inserindo no cantinho uma pequena adega.

Este é o ambiente ideal para usar a criatividade e abusar da sua vontade de inserir itens presentes na natureza e também os seus gostos pessoais, mesclando tendências mais robustas a móveis antigos – como aquela mesa que seus pais ou avós não estão mais utilizando - com móveis contemporâneos, como mesas de inox, cadeiras mais modernas e que ocupem menos espaço – o que contribui para que o ambiente fique tanto com a sua cara quanto mais moderno e despojado.

Com todas estas dicas, certamente você poderá se inspirar para integrar as áreas externas de seu imóvel e aproveitar dessas ótimas possibilidades para fazer da sua estadia na praia um momento diferente, com mais cores, novidades e descontração! Acredite: você vai fazer muito sucesso ao servir pratos coloridos, dando muito mais sabor experiencial e provocando novas sensações a quem o visita e desfruta da vivência proporcionada por esta ótima escolha da integração de espaços.

O que não usar em sua varanda gourmet na praia

Evite itens que não pode fazer manutenção esporádica, como aqueles que possam sujar com facilidade. Os que ficariam próximos às bancadas de preparo de alimentos ou churrasqueira devem também ser posicionados de modo mais distante, para que se evite de molhá-los. Exemplo disso são tapetes de fibras largas ou mesmo mobílias com forros feitos em tecidos um tanto quanto delicados.

Não corra o risco de se decepcionar ao usam móveis inadequados para o espaço, especialmente por causa do sol que entrará muitas vezes na sua varanda gourmet. Evite enfeites e mobílias que possam desbotar facilmente. No caso de ter crianças frequentando o local, evite enfeites de vidro ou frágeis demais; além de que o vento pode derrubá-los e/ou danificá-los.

Agora que você conheceu novas dicas para decorar a varanda da sua casa de praia, é só definir o seu estilo para criar a identidade perfeita para a sua varanda, seguindo as dicas mencionadas para aproveitar o espaço da melhor maneira possível. E não esqueça de pensar com carinho no cardápio! Faça uma preparação bem sugestiva, para gerar animação e vontade de inaugurá-la em grande estilo, chamando os amigos e a família para aquele churrasquinho, degustação de queijos e vinhos ou de uma bela tábua de frutos do mar, caipirinha, cerveja e tudo o que um ambiente de praia sugere.

Gostou destas dicas? Compartilhe com seus amigos e também com quem gostaria de convidar para, em breve, participar da inauguração da sua varanda gourmet.  Aproveite cada instante e, bom apetite!