Entende-se por insônia a queixa de sono inadequado, de baixa qualidade causada pela dificuldade de pegar no sono; sono não restaurador; acordar várias vezes a noite e custar a pegar no sono novamente. A insônia traz como consequência a falta de concentração, a irritabilidade, falta de energia e cansaço.

A insônia pode ser classificada como transiente, ou seja, de curto prazo; intermitente quando ela vai e vem, crônica quando é constante. Algumas pessoas podem ser mais suscetíveis à insônia, como por exemplo, pessoa que tem histórico de depressão, pessoas de mais idade, mulheres, estresse, ansiedade, algum outro problema clínico como artrite, hipertiroidismo, apneia, etc. Outros fatores que contribuem são, fumar antes de dormir; ingerir bebida de álcool; ingestão excessiva de cafeína; expectativa e preocupação de ter dificuldade para dormir; uso de eletrônicos antes de dormir, entre outros.

Um ponto que deve ser considerado é a hora que a pessoa costuma deitar, a idade da pessoa e verificar quantas horas de sono a pessoa estava acostumada a ter. Muitos trazem a queixa de insônia, mas quando vamos investigar vê-se que na realidade não é uma insônia e sim a pessoa está indo dormir muito cedo. A média normal de sono de um adulto é de seis a oito horas, se a pessoa deitou as vinte e uma ou vinte duas horas e acordou as três, quatro ou cinco horas, provavelmente ela não sofra de insônia, pois teve o seu tempo de sono satisfeito. Nesses casos, a pessoa deve procurar adiar a hora de deitar, ao invés de querer uma solução mágica, ou seja, um remédio para resolver o problema de insônia.

Recomenda-se que a partir das vinte e uma horas as luzes da casa sejam baixadas, que os eletrônicos sejam desligados para que o cérebro comece a ser dar conta que é noite, hora de descansar e aumente a liberação do hormônio melatonina responsável pelo sono.

O ideal é evitar o uso de remédios para dormir, conhecidos popularmente por calmantes, pois estes geram dependência química. Atividade física durante o dia, boa alimentação, meditação, relaxamento, leitura à noite, exercício respiratório, ajudam a resolver o “problema de insônia”.

Importante destacar que muitas pessoas sofrem de pseudo-insônia, ou seja, são aquelas que deitam muito cedo e acordam na madrugada; as que ficam dormindo frente à televisão; as que dormem muito a tarde, pessoas que tem uma vida sedentária e não gastam quase energia durante o dia.

Outra dica importante é que ao acordar na madrugada, a pessoa não fique rolando na cama e pensando que sofre de insônia, que vai ser mais uma noite sem dormir, etc. Acordou, tentou dormir e não conseguiu, levante e vá ler, tome um chá, faça um relaxamento, mantenha a luz baixa e quando começar a sentir sono, volte para cama. Nada de ligar televisão ou de ficar olhando as redes sociais, o que é muito comum as pessoas fazerem. Desconecte um pouco das redes sociais e priorize a saúde física e mental.