INTRODUÇÃO


A inovação de produto é importante por mostrar um diferencial sobre o serviço prestado, é aquilo que fará com que a sua empresa, o seu produto seja escolhido no final por ser totalmente inovador naquilo que muitos fazem da mesma forma.

Por isso, não somente a inovação do produto é importante como também a inovação do processo já que inovação vai de ponta a ponta e não teria como ter um produto inovador sem alterar os processos do início ao fim visto que a construção de um produto se dá pelo processo pelo qual ela passa.

Já a inovação organizacional é importante por ser exatamente onde pega os provedores de tudo, os colaboradores! Se uma empresa tem em sua raiz um processo de inovação ocorrendo já na gestão das equipes, onde todos estão alinhados para um mesmo propósito, não tem como dar errado.

E hoje podemos notar que a concorrência é massacrante, todo aquele que se apegar a pensamentos antigos, sem melhorias, sem tecnologia será fadado a cair num nicho que pode limitar os ganhos ou até mesmo levar boas ideias a falência por falta de conseguir ganhar na concorrência com aqueles que se atualizaram com o passar do tempo.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA


A Comece Com o Pé Direto é uma empresa ligada a duas outras (Gerencial Consultoria e Fábrica da Contabilidade) que visa o crescimento das startups utilizando de muita inovação e tecnologia nos processos. Seu grande diferencial no mercado hoje é ofertar conteúdo de ponta no ramo da contabilidade/consultoria/RH, saindo do tradicionalismos dos escritórios contábeis que só "emite guias”. O fato de a empresa ter outras duas foi do sentimento de necessidade dos clientes de terceirizar ainda mais os processos dentro das empresas e demandar para que existisse um suporte integral ao invés de contratar pessoas especializadas para cada área necessária.

PROPOSTA DE INOVAÇÃO DE PRODUTO


O empreendedor tem uma dor e ela é a falta de tempo para se dedicar a inovação e novos produtos já que no brasil, empreender tem muita burocracia e demandas de altíssima importância (seja trabalhista, financeiro e etc). Visando tirar toda a problematização da cabeça do CEO das nossas empresas clientes foi que pensamos no BPO de DP/Financeiro: Este projeto de produto tecnológico aprimorado visa melhorar a qualidade de atendimento da área do departamento pessoal dentro das empresas da área de tecnologia.

A ideia central da empresa Comece Com o Pé Direto é eliminar a preocupação do empreendedor com rotinas burocráticas, dando espaço para o mesmo desenvolver possíveis novos projetos e ideias, portanto, nasceu o BPO de Departamento Pessoal, onde nossa equipe assume por completo área de RH/DP, tirando a exigência de ter um funcionário contratado só para isto na empresa.

O grande diferencial é oferecer um serviço completo, onde antigamente a empresa tinha que se preocupar em ter um analista de RH/DP, hoje ele contrata nossos serviços de BPO e se isenta de ter alguém focado para isto, incorporando nossa empresa com RH da sua própria empresa.1

Atualmente, notamos como é difícil para a empresa ter uma pessoa responsável por toda a burocracia dos funcionários, como causa certos burburinhos desnecessários e também às vezes o custo se aumenta em muito já que a pessoa contratada fica com alta demanda o que exige salários mais altos, o BPO vem justamente nessa batida de efetuar um trabalho de qualidade por um preço em conta já que nós estaremos colocando o nosso profissional de RH a frente da empresa como se na verdade ela fosse funcionária do nosso cliente, atendendo da melhor forma existente, com tecnologia e avanços que seriam muito caros de se manter para uma única empresa e que no final nos sai em conta levando nossa cartela de clientes.

1 Entrevista com CEO Angelo Machado da Comece Com o Pé Direito

PROPOSTA DE INOVAÇÃO DE PROCESSO


O grande problema do departamento pessoal é o uso demasiado de papel, visto que muitos escritórios antigos ainda utilizam em todo seu processo o papel como fonte de visualização de todas as práticas e rotinas do departamento pessoal.

Uma melhoria visando meio ambiente, economia e o tempo dos colaboradores é levar o uso do papel a quase zero, pois assim estaremos ajudando não só o mundo ao utilizar meios digitais para visualização e entrega de materiais e sim os colaboradores que economizam espaço, tempo em impressão e demais burocracias que o uso do papel agrega ao final do dia.

Uma forma de efetuar tal mudança é alinhar com todas as empresas parceiras que utilizem e-mail ou plataforma específica para recebimento de guias e documentos, não mais enviando em papel. Utilizar duas telas para melhor visualização de documentos, conseguir visualizar tudo em tela sem precisar imprimir nada para conferência!

Para demandar tarefas e etc utilizar a plataforma “Monday” que nada mais é do que post-its online onde podemos demandar trabalhos, informar demandas (tanto cliente quanto colaborador) e evitar todo tipo de papel espalhado pela mesa.2

Hoje também contamos com a entrega 100% digital de todos os documentos pertinentes das áreas do escritório, conforme citado a cima, e foi um árduo trabalho de “doutrinação” dos clientes e também dos colaboradores.

PROPOSTA DE INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL


A dinâmica de uma empresa sempre foi um “tabu”, a ideia de que um colaborador só está ali para ganhar dinheiro ficou ultrapassada, não condiz mais com a realidade tratar um funcionário como mero detalhe quando ele é palco central do seu negócio.

2 Entrevista com Head de DP Lilian Brito da Comece Com o Pé Direito

Atualmente, vemos com clareza que ter o empregado como parceiro trás muitos benefícios não só para o rendimento da empresa como também para o convívio no geral dentro das organizações, e uma das doutrinas que diz muito sobre qualidade de vida X qualidade de trabalho são as OKRs.

OKRs significa ”Objetivos e resultados chave”, ou seja, o que faremos para tal objetivo? Agora pense nessa frase dentro de uma organização, onde todos terão objetivos para obter o resultado chave. Gigantes como a Google, Dell e etc tiveram seus ganhos, sua produção aumentada em muitos números apenas por seguir essa “doutrina”.

Depois que você começa a utilizar as OKRs, você passa a saber tudo sobre a sua empresa, onde ela está, onde ela quer chegar, o que você como colaborador tem de fazer para que a empresa chegue onde deseja e tudo fica claro dando uma credibilidade imensa para cada funcionário que sente-se parte daquela empresa e não mero detalhe.

Uma inovação é aplicar as OKRs da forma certa, estruturando todas as pessoas e equipes da empresa para que entendam, saibam e pratiquem as OKRs não só no trabalho mas na vida, sempre traçando metas e objetivos dando motivação e gás para passar pelas dificuldades.

Também podemos analisar como inovação o conceito do home office, que veio forte com a pandemia. Muitos aderiram e hoje já pode ser visto de tal modo faz com que muitas pessoas tenham mais qualidade de vida, tendo mais tempo em casa e evitando todo o stress do trânsito, todo funcionário feliz vai trabalhar melhor, visando a empresa, visando suas demandas tendo em mente manter aquele trabalho. O ponto alto de uma organização, seus maiores divulgadores são seus colaboradores, por isso a necessidade tão forte de ter um bom ambiente, com muito diálogo, muitas chances de crescimento e qualidade de vida que são ponto chave para termos funcionários satisfeitos, dedicados, comprometidos com a causa da empresa!

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Foi muito bom trabalhar pensando nos pontos possíveis de inovação, estamos tão acostumados a apenas apertar teclas e não a ser consultivo. Hoje, tenho a grande dádiva de trabalhar em um local que me fez sempre “pensar fora da caixa” e essa pesquisa me fez ver o quanto meu dia a dia é baseado em processos de inovação, melhoria e consultividade.

Minha grande dificuldade foi escrever sobre coisas que às vezes levamos horas e horas de reuniões, com muitas cabeças pensantes juntas e aqui era apenas a minha mas acredito que foi ótimo para me mostrar que sou capaz de pensar sozinha mesmo que seja ótimo pensar em equipe.

Penso que foi o ponto alto do curso já que anteriormente ficamos distantes das coisas aprendidas, apenas efetuando provas e não de fato parando para analisar e pensar sobre o que estávamos aprendendo. Este trabalho foi ponto chave para pensar no curso como um todo, no dia a dia da área que hoje eu trabalho e curso faculdade e foi grande diferencial tenho certeza no meu conceito de aprendizado. Colocando em papel o meu dia a dia, vi como estamos avançados, com produto inovadores, onde facilitamos a vida dos CEOs e empreendedores no geral, gerando sobra de tempo e tranquilidade para quem contrata nossos serviços e foi interessante analisar desse ponto em comparação com outros escritórios que acabaram parando no tempo e não se automatizando com as inovações necessárias.

FONTE DAS INFORMAÇÕES

AVALIE O QUE IMPORTA. Tudo Sobre OKRs. Disponível em:
. Acesso em 23/06/2021.


COMECE COM O PÉ DIREITO. Disponível em:
. Acesso em 26/06/2021.

MANUAL DE OSLO. Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica. Disponível em:
. Acesso em 21/06/2021.