INOVAÇÃO NO PROCESSO DAS EMPRESAS
Por Naiara Souza Brandão | 02/05/2015 | AdmFaculdade Nossa Cidade
Administração de Empresas
Orientdor: Prof. LawtonBenatti
Naiara Souza Brandão
INOVAÇÃO NO PROCESSO DAS EMPRESAS
O que é Inovação?
Inovação é a exploração de novas idéias que pode significar para um empreendedor aumento de faturamento, acessibilidade a novos mercados e que se dá visibilidade às margens de lucros entre outros. Os modelos de inovações se diferenciam em vários tipos, é preciso que a inovação seja adequada a nossa atual realidade.
O que é processo?
Conjunto de medidas tomadas para alcançar um único objetivo.
ARTIGO
Este artigo aborda a inovação nos processos das empresas, devido às falhas encontradas em suas estratégias, os avanços da tecnologia gerencial relacionada à gestão do conhecimento entre outros, visa na criatividade de aprendizado individual ou da organização.
Vivemos em um momento de transição econômica, onde o processo das empresas vive em competitividade com o mercado tentando alcançar um objetivo esperado por todos, sobreviver aos desafios impostos pelo mercado não é uma tarefa fácil. Para as empresas inovar no processo é preciso avaliar pontos estratégicos, sendo eles: Onde, quando, como e por que. Reflexões essas que ajudam em uma tomada de decisão.
“A conceituação e definição do uso da informação organizacional e estratégica, permite um maior conhecimento do ambiente informacional e da gestão, identificando características, funcionalidades, necessidades e valores”. (CALAZANS, 2006, P.2).
A inovação na organização com certeza tornou-se uma ferramenta necessária para a redução de custos e até mesmo para inovações dos processos já existentes, se no passado produtividade e qualidade representava aspectos fundamentais para administração, hoje inovar passou a ser preocupação principal para as empresas. A inovação tem sido importante para manutenções em áreas de competitividade nas empresas, buscamos analisar riscos que podem conduzir formação de vantagens competitivas.
Para aprimorar nossos processos, existem-se hoje várias formas de se mapear uma estratégia de inovação, mas é preciso da colaboração e comprometimento de todos envolvidos para a conclusão de um único objetivo, para cada processo firmado a organização terá uma parceria em poder realizar cada passo. Com isso a competitividade implica nas diversidades dos desafios que dificulta a adequação no processo, a competitividade na verdade visa para a empresa uma melhoria para seu empreendimento.
A respeito da sua ampla utilização, autores como Kupfer (1991) destacam que estas abordagens não permitem captar o real fundamento da competitividade, por contemplá-la de maneira estática e atemporal.
“Especificamente, enquanto "uma função da adequação das estratégias das empresas individuais ao padrão de concorrência vigente no mercado específico". (Kupfer, 1991, p. 25).
A partir de todos os pontos apontados neste artigo na inovação dos processos das empresas é possível identificar as falhas e fraquezas da organização devido as suas diversidades, não conhecer todos os processos dificulta ajudar na ampliação de seu objetivo. O desafio para está gestão é entender a metodologia que será utilizada para cada processo e se aprofundar em cada um para uma coerência em seu desenvolvimento.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
KIMURA, H., and BASSO, LFC., org. Modelos de tomada de decisão para inovação em empresas [online]. São Paulo: Editora Mackenzie, 2011. Academack collection. ISBN 978-85-8293-051-9. Available from SciELO Books
CALAZANS, Angélica Toffano Seidel. Conceitos e uso da informação organizacional e informação estratégica. Transinformação [online]. 2006, vol.18, n.1, pp. 63-70.
ANDREASSI, Tales; BERNARDES, Roberto (orgs.). 2007.
Inovação em Serviços Intensivos em Conhecimento. 1 ed. São Paulo: Saraiva.