DE TUDO UM POUCO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

O mundo é pequeno! Nesta semana que passou, acabei tendo a grata satisfação de encontrar uma conterrânea por estas terras sul-mato-grossenses. Em que pese a triste condição do encontro, foi em um velório, mas foi possível rememorar muito sobre o nosso querido e amado Capinzal (SC). Encontrei a Maralice Almeida, filha do saudoso Hercílio Almeida. Como temos a mesma idade foi possível rememorar com prazer fatos, locais, pessoas e outros detalhes de nossa terra natal. Com empolgação lembramos o Colégio Mater Dolorum e do sistema de ensino adotado pelas religiosas, além da Ponte Pênsil, do Frigorifico Ouro, da Igreja Matriz e de seu magnifico sino, entre outras marcas daquela terra abençoada.

Conversamos a respeito dos livros escritos pelo tio dela - inclusive um deles, meu finado pai me trouxe autografado pelo Senhor Vitor Almeida – que escreveu alguns livros sobre a história de Capinzal. Também Maralice contou-me de sua experiência com seu trabalho no Museu de Capinzal. Enfim, por algum tempo conversamos sobre nosso torrão querido!

De tudo um pouco, conto a respeito de um artigo que encontrei do Padre José Eduardo, intitulado: ‘O evangelho segundo a Sapucaí’. Em textos anteriores escrevi sobre minha indignação dos deboches feitos a Cristo no carnaval deste ano; mas, o Padre, com propriedade repudiou a escola de samba que fez pouco caso do Evangelho.

O Padre afirmou que o ‘evangelho’ apresentado pelos carnavalescos, não era verdadeiro e daquela forma não existe, principalmente pelo fato de induzir as pessoas ao pecado e a transgressão dos dez mandamentos. Eles escolheram os conteúdos do Evangelho que se adaptaram à ideologia que desejavam defender e silenciaram todo o contexto da Palavra Salvadora de Jesus Cristo.

Sabiamente o Padre lembrou que a essência do Evangelho é o agir de Deus naquele que crê mediante a graça salvadora de Cristo, portanto, aquilo apresentado na Sapucaí, no Rio de Janeiro, nada mais foi que uma blasfêmia e maledicência em relação aos que acreditam em Cristo e defendem a fé cristã. O artigo termina afirmando que os carnavalescos não se importaram com a dimensão transcendente do Evangelho, mas com a visão do mundo secular que faz recortes da imagem de Jesus para desprestigiá-lo, blasfemá-lo e o tornar um adúltero.

Neste ‘evangelho’ apresentado, o cristão está sempre errado e o mundo sempre certo. Parabéns ao Padre José Eduardo, pela sua lucidez e coragem em demonstrar que para os cristãos o Evangelho sempre será luz e discernimento em suas vidas e, Jesus é o verdadeiro Salvador.

Ainda neste de tudo um pouco, não poderia deixar de mencionar um dos assuntos mais comentados nas redes sociais: a manifestação que acontecerá no próximo domingo (15/03). Trata-se de algo inédito, pois desde que me conheço por cidadão, nunca vi a população tão entusiasmada para ir até as ruas e manifestar seu apoio a um Presidente eleito e, expressar seu descontentamento para com o Congresso Nacional e os ministros do STF.

De fato, vivemos em um novo Brasil, aonde o povo começou a perceber que não é possível continuar existindo a velha politica do toma-lá-dá-cá, ou do compadrio ou com o ranço de uma politica advinda da Velha República. E, há um fato gravíssimo nesta história, quando o atual Presidente foi eleito, o povo votou pedindo mudanças, entretanto, Congresso, Supresso, tendo o aval da ‘podre imprensa’ não deixam que as mudanças venham acontecer. Portanto, precisamos nos mobilizar, pois todos viram o que aconteceu durante os anos que os esquerdopatas governaram o país!

Um abraço à Maralice Almeida! Parabéns ao Padre José Eduardo e muita força e as bênçãos divinas ao nosso atual Presidente!

Até o próximo!