INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DE IMPLANTAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

ROCHA, C.J.T. (SEDUC-PA)

E-mail: [email protected]

 

RESUMO

Este trabalho apresenta uma reflexão a cerca do processo de Iniciação Científica em uma Escola Pública Estadual de ensino médio de Maracanã - Pará. Este processo ocorreu no primeiro bimestre de 2012, através da disciplina de Química e se constituiu como um fator de motivação para a construção de metodologias significativas para a pesquisa e o ensino-aprendizagem. Analisou-se a prática da Iniciação Científica no Ensino Médio e os seus reflexos na construção do conhecimento, através do cultivo de vegetal. Este trabalho buscou discutir o(s) método(s) científico no âmbito do ensino médio na escola pública, a sua valoração e o seu papel na construção dos conhecimentos. Em termos mais específicos, procura mostrar como o método científico pode ser usado na exploração/construção de conceitos científicos e, em especial, na educação química, visando discuti-lo numa perspectiva de postura a ser assumida diante do real e não como um conjunto de técnicas e passos que se aplicam a qualquer objeto de estudo. Foi utilizado um estudo, descritivo e de enfoque qualitativo. Para viabilizar a coleta de dados, procedeu-se à observação e produção de relatório. A amostra foi de 430 discentes do ensino médio estadual. Os resultados propiciaram aos alunos uma formação científica,  aguçando a  autonomia intelectual e o pensamento crítico no ensino básico, dotando os alunos de conhecimentos metodológico-científicos para a pesquisa.

Palavras-chave: Iniciação Científica - Ensino Médio – Escola Pública – Conhecimento

 

 

INTRODUÇÃO

A Iniciação Científica ao nível de ensino básico tem se mostrado como importante instrumento de aprendizagem, uma vez que mobiliza os conhecimentos de diferentes disciplinas para a construção de projetos de pesquisa, em especial na área de Química e possibilita aos alunos o aprendizado de métodos de organização e construção do conhecimento.

O ensino médio em Maracanã tem como característica, ser constituído por alunos que tiveram seus estudos, fragilizados por diversos fatores. Na Escola Estadual Presidente Kennedy, em Maracanã, no ensino de Química, questiona-se sobre quais metodologias de ensino seriam eficazes e que ainda resgate a aprendizagem. O campo de iniciação científica, que se começou a trabalhar em 2011 tem se mostrado como importante alternativa. Um dos caminhos que parece importante é que não se deve transitar pelo senso comum, nem desejar que os alunos do ensino médio migrem seus saberes direto aos conceitos considerados científicos. Todo processo de construção do conhecimento deve contemplar ambos os aspectos (FREIRE, 1998).

         PILLETI (2006) diz que a realidade do ensino em nosso País é marcada por uma visão mercantilista, acrescida da falta de condições de trabalho e precariedade dos laboratórios, que são fundamentais no processo ensino e aprendizagem, a fim de que as aulas não se centralizem somente no teórico, visando “estímulo-resposta”, memorizações soltas e não em efetivar aprendizagem. Este trabalho objetiva contar a experiência realizada. Assim como, apresentar resultados obtidos.

Segundo DEMO (1994) as diferentes áreas do conhecimento que fazem parte da formação e da preparação para os desafios dos estudantes do ensino médio. Esses alunos apresentam maior maturidade, constituindo base para sua formação tanto educacional, como em termos dos procedimentos, atitudes e valores que lhes dizem respeito.

         Os estudantes do ensino médio se envolvem de forma integrada à vida, compreendendo e tendo consciência de seus direitos e deveres.  A sua integração com o saber científico poderá fazer com que eles utilizem de intervenções e julgamentos pertinentes, pois a iniciação científica pode lhes proporcionar isso, através das suas produções e das suas criticidades. O saber científico, construído a partir da experimentação e da pesquisa, é uma estratégia de construção e desconstrução do conhecimento.

Neste sentido este trabalho buscou discutir o(s) método(s) científico no âmbito do ensino médio na escola pública, a sua valoração e o seu papel na construção dos conhecimentos. Em termos mais específicos, procura mostrar como o método científico pode ser usado na exploração/construção de conceitos científicos e, em especial, na educação química, visando discuti-lo numa perspectiva de postura a ser assumida diante do real e não como um conjunto de técnicas e passos que se aplicam a qualquer objeto de estudo.se justifica, como possibilidades de análise das dificuldades apresentadas pelos alunos de Ensino Médio Estadual, no uso da iniciação científica em seus trabalhos escolares. Procurando responder à pergunta: A prática da Iniciação Científica no Ensino Médio reflete na qualidade das produções científicas dos alunos do ensino médio de Maracanã, oriundos do ensino municipal de escolas públicas de Maracanã?

METODOLOGIA

Após estudos detalhados sob vários aspectos da metodologia que se usaria, decidiu-se por uma diversidade de baixo custo e ampla para conseguir atingir os objetivos propostos. Pois se pode chegar ao mesmo lugar usando caminhos diferentes e acessíveis. Mobilização, sensibilização, conscientização, fazendo com que todas as 12 turmas trabalhadas tivessem necessidade de ter conhecimento das suas potencialidades. Foram as primeiras atitudes trabalhadas para o sucesso de nosso trabalho. Sementes não identificadas foram distribuídas a cada aluno com orientações de plantio com registro de dados de materiais usados, procedimentos e observações como atividade extraclasse. Utilizou-se uma metodologia que permitisse aguçar a curiosidade e conseguisse seduzir o aluno,

ALVES(2006) ressalta que sua integração com o saber científico poderá fazer com que eles utilizem de intervenções e julgamentos pertinentes, pois a iniciação científica pode lhes proporcionar isso,através das suas produções e das suas criticidades. O saber científico, construído a partir da experimentação e da pesquisa, é uma estratégia de construção e desconstrução do conhecimento.

Neste sentido este trabalho buscou discutir o(s) método(s) científico no âmbito do ensino médio na escola pública, a sua valoração e o seu papel na construção dos conhecimentos. Em termos mais específicos, procura mostrar como o método científico pode ser usado na exploração/construção de conceitos científicos e, em especial, na educação química, visando discuti-lo numa perspectiva de postura a ser assumida diante do real e não como um conjunto de técnicas e passos que se aplicam a qualquer objeto de estudo.se justifica, como possibilidades de análise das dificuldades apresentadas pelos alunos de Ensino Médio Estadual, no uso da iniciação científica em seus trabalhos escolares.

Procurando responder à pergunta: A prática da Iniciação Científica no Ensino Médio reflete na qualidade das produções científicas dos alunos do ensino médio de Maracanã, oriundos do ensino municipal de escolas públicas de Maracanã?

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados obtidos foram satisfatórios, perceberam-se alunos com muitas curiosidades, com ansiedade de mostrar suas descobertas, problemas e soluções, no trabalho percebeu-se que as atividades vivenciadas, ofereceram diversas situações onde o próprio aluno buscou suas hipóteses , o que acelerou as formas de autoconhecimento no processo de construção do conhecimento. Com esse processo abriu-se um espaço de liberdade, uma oportunidade para as realizações de experiências criativas, uma possibilidade de criar coisas novas, de renovar, de mudar de tirar todos os obstáculos que nos impedem de sermos autênticos em nossa maneira de aprender.

A relação professor – aluno, professor e pais se fortaleceu com as atividades extra classe. Transformou-se grupos com uma empatia muito grande, responsabilidade mútua de preocupação com o eu, com o colega com a escola , com a comunidade, assegurando assim a participação sem medo de errar,de arriscar, de escolher, de se envolver, favorecendo um clima de pertencer de compartilhar , para o crescimento de toda comunidade educativa mobilizada para a conquista de nossos objetivos e a satisfação de torná-los realidade (NUNES, 2000)

A prática da Iniciação Científica no Ensino Médio dota de conhecimentos metodológico-científicos para a pesquisa. Evidencia-se a importância de se fazer um trabalho pedagógico interativo, dialógico, analisando a prática da iniciação científica nas escolas de ensino médio, com toda a sua equipe pedagógica, numa reflexão dos prejuízos que a falta da sua dinamização causa aos alunos em seus processos formativos. (VALDEMARIN, 2004)

As regras e passos metodológicos que são ensinados, visam, portanto, a inserção do estudante no mundo acadêmico-científico desenvolvendo nele hábitos que o acompanharão por toda a sua vida, como o gosto pela leitura e o espírito crítico maduro e responsável. A Metodologia Científica ajuda os alunos na experiência de sentirem-se cidadãos, livres e responsáveis e os auxilia a administrar suas emoções, a exercitar o bom senso e a enfrentar desafios na conquista de suas metas.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A prática da iniciação científica no ensino médio, dinamiza a prática pedagógica, com maior eficácia, na pesquisa científica aguça a criticidade, a criatividade e promove a socialização e a formação de pesquisadores. A sua prática no ensino médio propicia aos alunos uma formação ética, respondendo positivamente a pergunta proposta. 

Constata-se, entretanto, a partir da experiência analisada, uma realidade que não é concretizada facilmente devido a inúmeros fatores. Um deles, talvez o mais forte e mais difícil de ser rompido, é a forma de ver o mundo, a formação incrustada em modelos pedagógicos de “achismos”, que ainda estão centrados em modelos antigos de ensinar, como o de transmissão e distribuição de informações.

Apesar dos desafios a serem vencidos, essa pesquisa constitui fator preponderante para que a indagação possa vir a acontecer, principalmente com alunos participantes da pesquisa, que já não são mais as mesmas em seus paradigmas e atitudes. Fica-se na expectativa de que o tema estudado realmente possa ser contemplado pelos espaços escolares de aprendizagem, sejam eles nas escolas públicas de Ensino fundamental e de Ensino Médio.

 

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

ALVES, R. Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e suas regras. 14ª ed. São Paulo, SP: Edições Loyola. Capítulos: 1,2 e 3, 2006.

DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro : Tempo Brasileiro, 1994.

VALDEMARIN, V. T.. Os Sentidos e a Experiência: Professores, Alunos e Métodos de Ensino. IN: Saviani, Dermeval. et al. O Legado Educacional do Século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados (Coleção Educação Contemporânea), 2004.

PILLETI, N. História da Educação no Brasil. Série Educação. São Paulo, SP: Editora Ática, 2000.

NUNES, CO “Velho” e “Bom” Ensino Secundário: Momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago. 2000, Nº14, P.35, 2000.