INGLÊS COM MÚSICA: A APRENDIZAGEM DE UMA SEGUNDA LÍNGUA (L2) ATRAVÉS DE CANÇÕES INTERNACIONAIS

Luciano dos Santos[1]

RESUMO

O presente estudo busca apresentar possibilidades de aprendizagem de uma segunda língua (L2) através do universo musical, proporcionando, de forma lúdica, exercícios que visam ampliar a aquisição de uma língua estrangeira. Contamos com as contribuições de autores como NADAL (2015) e CHEQUI (2012) que apresentam possibilidades adequadas de formulação de planos de aula e de atividades com teor musical, inglês com música. Assim o estudo apresenta-se como forma de auxílio ao ensino-aprendizagem de idiomas, pois é possível constatar que outrora, em uma época não tão longínqua da que vivemos, esta didática era considerada como metodologia inadequada para ser empregada como metodologia pedagógica plausível. Nossa metodologia volta-se, a princípio, com foco em uma aula musical, fazendo-se necessário apresentar o teor da música para contextualizá-la. Como forma de avaliação, a aplicação de um exercício de fixação dinâmico, no qual seria proposto verbos, por exemplo, dentro de uma caixa, onde, para cada palavra retirada da caixa, os alunos devem aplica-las nas estruturas aprendidas na aula, o que configura a expressão da aquisição de um novo dialeto. Em nossas considerações, apresentamos as reflexões que culminam no fechamento da ideia central do estudo.

PALAVRAS-CHAVE: aprendizagem de segunda língua. Inglês com música. Metodologia pedagógica plausível.

Introdução

Primeiramente, discursemos sobre o que vem a ser uma aula? Aula é um momento repleto de possibilidades de ensino e de aprendizagem. Um professor comprometido com a educação de seus aprendizes fará uso de seus conhecimentos de forma que estes sejam os elementos intermediadores do saber e não de conhecimentos absolutos ou de referência. 

            No que refere ao papel de aulas com músicas é possível, como forma de auxílio ao ensino- aprendizagem de idiomas, constatar que outrora, em uma época não tão longínqua da que vivemos hoje, esta didática era considerada como metodologia inadequada para ser empregada como metodologia pedagógica plausível.

No entanto, na atualidade, a música assume grande significância quando se trata de ensino-aprendizagem de estudantes, visto que ao admitir que a música seja capaz de fazer o ser humano se identificar e se expressar isso passa a ser visto com bons olhos em prol da criação de mais um método auxiliador para educadores. Ao identificar, por exemplo, que um aluno aprecia determinado ritmo musical seja rock, clássico, pop, nacional ou internacional, etc., é propício que este aluno venha a se interessar pelo assunto proposto pelo educador através do envolvimento do mesmo com o ritmo, a letra ou com a mensagem que a música transmite, seja através de traduções ou atividades lúdicas, dinâmicas, etc., em língua materna e estrangeira.

            Para tanto, a utilização de músicas no ensino-aprendizagem de idiomas é uma técnica de grande contribuição, desde que desenvolvida adequadamente e com objetivos concretos que visem aprimorar um determinado conhecimento preposto para, assim, evoluí-lo.

Assim, neste estudo, comprovaremos a veracidade da funcionalidade do uso de músicas no auxílio da compreensão do idioma inglês em prol do estudo desenvolvido em sala de aula, realizado em uma escola pública da cidade de Guamaré, estado do Rio Grande do Norte. Experiência realizada, alternadamente às aulas de Língua Inglesa, durante o ano letivo de 2017 e através de técnicas educativas focadas na aplicação de uma metodologia voltada à musicalidade, sendo realizada a mesma em seu sentido oral quanto composição escrita. [...]