RESUMO

A humanidade se depara todos os dias com os avanços da tecnologia em diferentes áreas da educação. A tecnologia na educação possibilita o acesso ao conhecimento de forma divertida, rápida e eficaz. O uso do computador como ferramenta de aprendizagem mesclando ludicidade e os conhecimentos cognitivos proporciona avanços significativos e novas descobertas para os alunos da Educação Infantil. O objetivo deste artigo compreender as possibilidades, limites, adversidades de um projeto de iniciação a Informática na Educação Infantil. A estrutura do artigo apresenta quatro partes: A) papel da informática na educação infantil podendo este ser o primeiro momento de algumas crianças perante o computador. B) O uso da tecnologia cada vez mais frequente e mais cedo na vida das crianças, não sendo mais nenhuma novidade no dia-a-dia de cada uma delas, onde começam a aprender de forma prazerosa. C) O professor como mediador mostrando o caminho de como usar essa ferramenta em sala de aula. D) A formação dos docentes e a falta de capacitação dessa ferramenta de aprendizagem.

Palavras-chave: Tecnologia. Professor. Educação Infantil.

Introdução

Na educação infantil as crianças têm seu primeiro contato com a tecnologia, despertando a curiosidade e a criatividade através dos jogos pedagógicos.

Esse artigo visa abordar as possibilidades, limites, adversidades de um projeto de iniciação a Informática na Educação Infantil.

Esta análise servirá de base para todos os pais e docente atentos quanto à tecnologia na vida das crianças desde a sua infância, enriquecendo ainda mais os professores no desenvolvimento de ensino/aprendizagem.

A metodologia utilizada foi uma abordagem bibliográfica, com levantamento de literatura tais como: textos acadêmicos, livros, monografia, reportagens em revistas, uma pesquisa de punho qualitativa que tentara analisar como a tecnologia reflete na Educação Infantil.

Esta pesquisa compõe-se em quatro sessões, onde a primeira sessão abordara A Informática na Educação Infantil, na segunda sessão O uso do computador na Educação Infantil, na terceira sessão Mudanças proporcionadas pela era da informáticana Educação Infantil e na última sessão abordará sobre Formação do Professor.

Na primeira sessão mostrara o papel da informática na educação infantil podendo este ser o primeiro momento de algumas crianças perante o computador, momento este que vem despertar a curiosidade e o aprender através do lúdico. Na segunda sessão mostra o uso da tecnologia cada vez mais frequente e mais cedo na vida das crianças, não sendo mais nenhuma novidade no dia-a-dia de cada uma delas, onde começam a aprender de forma prazerosa. Na terceira sessão mostra que com o aumento do uso do computador na educação infantil seus benefícios também aumentam, no entanto é de suma importância à presença do professor como mediador mostrando o caminho de como usar essa ferramenta em sala de aula. Na última sessão mostra que a insegurança dos docentes perante essa nova era na educação vem da falta de capacitação e esclarecimento quanto a essa ferramenta que vem para somar e diferenciar as aulas ministradas pelos mesmos.