Uma das realizações do ano passado é a publicação de um livro do filósofo canadense Alan Dono, intitulado Mediocridade, ou regime de mediocridade.

O livro propagou-se em torno do mundo, envolvendo o pensamento Ocidente e críticas, ele visa as razões que leva os mediocres a influenciar a decisão do poder no mundo, politicamente, economicamente, o que é mais importantes  segundo o livro,  e a  necessidade de dizer o que pensa na maioria estas pessoas ditas mediocres, ente o ocidente e oriente, o livro  ilustra alguns exemplo da historia.  Como os mediocres resolveram a batalha, mas sem ultrapassar a Bastilha (uma referência à Revolução Francesa), o incêndio que se referiu a Reich ( ascensão do Hitler para a Alemanha), bem como a historia do único tiro da batalha «Amanhecer» ( referência para uma história lendária entre a Punta e Brakmar), pergunta-se se assim os mediocres ganharam a guerra  e assumiram o controle do nosso mundo e  governam agora?.

O professor de filosofia e ciência política apresentou alguns conselhos grosseiros às pessoas desta época ao dizer que: "esses acontecimentos complexos, considerados importantes para a humanidade. Não devem ser o orgulho ou ser  objeto do fanatismo. A arrogancia do homem é nada do que uma frustração de muitas derrotas e incpacidades de gerir as crises. 

A visão crítica do mundo envolve as dificuldades socio-econômicas, as que o político ou o sociólogo estuda cujo objetivo é comprender a evolução do comportamento humano, o que se repercute sobre  dois fatores, tanto na sociologia e como na economia.

O primeiro visa a  tratar da evolução do conceito de trabalho nas sociedades. Considerando a "profissão" como uma "obrigação", uma preocupação daquelas que não nenhuma profissáo nem como sobrevivir. 

O segundo é dirigir uma  crítica  para queles que trabalham dez horas por dia  sem colocar uma peça em um carro,  e não  sabem como reparar um problema , a não ser  ajudar outro, assim a pobreza profissional e o desemprego apresentam outra dimensão.

Por fim este conceito de trabalho depende do dinamismo social e económico,   a "média" deve promover "o sentido positivo e não negativo da palavra mediocre na visão de Chaplin  "Modern Times" ou Fritz Lang em "Metropolis".

Lahcen EL MOUTAQI