Inflação é o aumento generalizado de preços.Os preços sobem por uma série de razões: como o aumento da procura por um produto ou a redução da oferta devido a problemas na produção.

No Brasil temos diversos  índices que medem a inflação. O mais importante deles é o IPCA (Índice de preços ao consumidor amplo)

Os índices de inflação são usados para medir a variação dos preços ao longo do tempo. O governo utiliza  o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo(IPCA),calculado pelo IBGE. O IPCA mede a inflação para famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos em 13 cidades ou regiões metropolitanas.

O que faz a  inflação aumentar ou diminuir são o excesso de demanda agregada em relação à oferta e a expansão dos custos componentes da oferta agregada. Inúmeros fatores explicam a escalada inflacionária no Brasil. De maneira geral, a origem está no desequilíbrio entre a oferta e a demanda.

O governo tem um papel fundamental no combate a inflação. Quando a meta de inflação não for cumprida, o presidente do Banco Central obrigatoriamente escreve uma carta aberta ao ministro da fazenda, explicando as razões para o descumprimento, quais as providências que serão serem tomadas  para voltar à meta.

A inflação é responsável  por diversas distorções na economia: Metas de inflação é uma política econômica onde principal objetivo dos países que adotam e diminuir e manter a inflação em níveis baixos.

Várias ações podem ser adotadas para combater os índices inflacionários. Dentre as principais medidas podemos destacar: reforma monetária, reforma tributária, reforma administrativa, regime cambial de taxa flutuante e abertura comercial.

O INPC regional mais elevado foi o de Brasília (0,87%), onde os alimentos subiram 0,70%, bem acima do índice nacional (0,05%). Os itens aluguel residencial (1,90%) e passagem aérea (21,30%) também contribuíram para o resultado do mês. O menor índice foi da região metropolitana de Curitiba (-0,15%), segundo divulgou o IBGE.

Podemos fazer uma analogia do efeito da inflação na economia: Inflação e igual febre. Não pode ser ignorada e não se pode atacar o efeito, mas buscar a causa desta febre.