Numa sociedade cada vez mais competitiva, onde a população exige mais qualidade no atendimento às suas necessidades, as organizações para se adaptarem à realidade mundial de competitividade e qualidade, têm procurado identificar quais os fatores que garantem efetivamente a excelência na prestação de seus serviços. Pode parecer que não, mas as pessoas acreditam que tudo isso agregado com a sustentabilidade é o canal para o sucesso e sim o cliente gosta de saber que o produto que ele esta adquirindo vem de uma empresa que pensa no futuro e principalmente no meio ambiente.

Em uma indústria de roupas não se utiliza apenas o tecido, existem muitas outras matérias primas incluindo muito papel, linha, aviamentos entre outras. Grande parte desses materiais é colocada no lixo sem nem mesmo existir uma separação adequada por parte dos operários e colaboradores. Sim existe e muito essa falta de consciência de todas as pessoas.

Não precisa necessariamente estar em uma indústria para se visualizar atitudes erradas da população nos dias de hoje, basta andar pela rua e perceber a quantidade de papel, plástico entre outras matérias recicláveis que as próprias pessoas jogam no chão e não no lixo devidamente separado

Segundo Hans Michael Van Bellen (2005), o desenvolvimento sustentável tem sua origem no debate internacional no conceito de desenvolvimento que era ligado a idéia de crescimento. Depois de algum tempo surgiu o conceito desenvolvimento sustentável e no ano de 1973 surge pela primeira vez o termo eco desenvolvimento.

Conforme Costanza (1991), o conceito de desenvolvimento sustentável deve ser inserido na relação entre o sistema dinâmico humano e uma relação maior com o crescimento e desenvolvimento de sua cultura, para assegurar que o efeito das atividades humanas permaneça dentro das fronteiras adequadas de modo a não destruir a diversidade do sistema ecológico e de suporte a vida.

Voltando ao assunto indústria de moda, a modelagem estabelece os devidos consumos de tecido sempre estimando uma perda pequena. O molde é impresso e normalmente ocupa três a quatro metros sendo um vestido longo. Esse papel onde é impresso o molde para que o cortador faça seu trabalho é totalmente perdido vai para o lixo. O tecido que sobra também vai para lixo e sempre sobra uma quantidade grande de retalhos e tiras de diversos tipos de tecidos com cores variadas e qualidades diferentes.

                Para o mundo a ser mais sustentável as empresas deveriam criar uma separação das matérias primas e encaminhar para grupos de mulheres que realizam tarefas voltadas a campanhas de proteção contra o frio, muitas lãs vão para o lixo podendo ser utilizadas na fabricação de cobertores para quem precisa se aquecer no inverno gaúcho por exemplo. Os retalhos de outros tecidos podem ser doados para realizados de fuxicos e criação de tapetes para as comunidades mais humildes criando assim uma forma de ajudar a obter verbas para adquirir alimentos e outros bens.  Assim como o papel pode ser separado e reciclado.

            Concluindo se cada uma das pessoas colaborar e fizer um pouco para o mundo, a natureza como um todo e os animais agradecem. É só pensar e agir.