Para sair do país é muito comum ouvirmos perguntas e reclamações relacionadas a passaporte e visto. De fato é um processo que exige tempo e paciência. Para viajar para os Estados Unidos, como pra Miami, por exemplo, é necessário primeiro ir atrás do passaporte e depois pensar em tirar o visto. Se decidir ir de um dia pro outro para o exterior, é muito provável que se frustre.  Comece com antecedência!

Ambos, o visto e o passaporte começam o processo pela internet e depois é marcado um encontro. Começando pelo passaporte, você precisa dele para sair do Brasil e quem cuida disso é a Polícia Federal. Pelo site vemos todos os documentos necessários, como RG, Título de Eleitor, CPF, entre outros em casos mais específicos. Após ter solicitado pela internet, pago a taxa – o GRU (Guia de Recolhimento da União) – o procedimento é comparecer ao Departamento da Polícia Federal, podendo ou não ter o agendamento. Para entrega, a previsão é de no máximo 6 dias e a validade do documento é de até 5 anos.

Em relação ao visto, é o meio de se entrar no outro país e existem vários tipos. O mais famoso é visto de turista, mas existe também de trânsito, jornalista, estudante, entre outros. Para entrar nos Estados Unidos, como turista, precisa-se preencher uma ficha eletrônica e imprimir um código de barras, depois pagar uma taxa, chamada MRV. Quando achamos que chegou ao fim e podemos ficar aliviados, surge outro procedimento, pelo menos é o último. Assim que pagar a taxa, deve-se agendar uma entrevista com o Consulado Geral em São Paulo. Após a entrevista, existe um prazo para entregarem em casa seu visto.

Com passaporte e visto em mãos ou pelo menos a caminho, só resta fazer as malas e esperar o avião. Entretanto, é importante lembrar algumas coisas pra não passar vergonha ou perder sua viagem. Antes de tudo, reserve seu hotel em Miami, Nova York, Orlando ou onde for, para não ficar perdido quando chegar, seja qual for o destino escolhido. Durante a viagem, lembre que seu carro, moto, bicicleta, papagaio, abelha, mel, obras de arte e peças automobilísticas não vão te acompanhar. Ou seja, fique atento às regras e em que você pode ou não levar, por exemplo, animais silvestres e obras de arte precisam de autorização para sair do país. Já qualquer embarcação não pode ser levada de jeito nenhum. Vale conferir uma lista antes de ir. Agora, aproveite sua viagem!