Estatística

é a ciência que se preocupa com a colecta, a organização, descrição (apresentação), análise e interpretação de dados experimentais e tem como objectivo fundamental o estudo de uma população.
Divisão da estatística:
- Estatística Descritiva: ocupa-se da colheita, organização, classificação, apresentação, interpretação e análise de dados através de gráficos e tabelas além de calcular medidas que permita descrever o fenómeno.
- Estatística Indutiva (Amostral ou Inferencial): é a aquela que partindo de uma amostra, estabelece hipóteses, tira conclusões sobre a população de origem e que formula previsões fundamentando-se na teoria das probabilidades. A estatística indutiva analisa e interpreta os dados.
Amostragem: É a colecta das informações de parte da população, chamada amostra, mediante métodos adequados de selecção destas unidades.
Amostra: É uma parte (um subconjunto finito) representativa de uma população seleccionada segundo métodos adequados. É essencial que amostra seja representativa, ou seja, a amostra deve conter as mesmas características básicas da população, no que diz respeito ao fenómeno a pesquisar.
Censo: É o exame completo de toda população.
Quanto maior a amostra mais precisas e confiáveis deverão ser as induções feitas sobre a população. Logo, os resultados mais perfeitos são obtidos pelo Censo. Na prática, esta conclusão muitas vezes não acontece, pois, o emprego de amostras, com certo rigor técnico, pode levar a resultados mais confiáveis ou até mesmo melhores do que os que seriam obtidos através de um Censo.
As razões de se recorrer a amostras são: menor custo e tempo para levantar dados; melhor investigação dos elementos observados.

Epidemiologia e Estatística - Curso Técnico de Enfermagem 2016

O coordenador: Prof. Micado Miguel email: [email protected] Página 2 Introdução aos indicadores Segundo o dicionário, indicador é uma variável, característica ou atributo que é capaz de sintetizar, representar ou dar maior significado ao que se quer avaliar.
Em 1952, a OMS propos itens para a mensuração do nível de vida. "indices de vida" ( positivo ) entre os quais destacam-se:
? Alimentação e nutrição;
? Consumo e economia;
? Educação, incluindo analfabetismo e ensino técnico;
? Habitação, saneamento, instalações domésticas;
? Liberdade humana;
? Mercado e condições de trabalho;
? Saúde, incluindo condições demográficas;
? Segurança social, Transporte;Vestuário e Lazer.
Utilidade dos indicadores:
? Facilitam analisar e interpretar dados para melhores estratégias de saúde;
? Permitem monitorar situações de saúde-doença e propor demudanças;
? Possibilita mudanças efectivas estabelendo metas e acções prioritárias que garantam a melhoria contínua e gradativa de uma situação;
? São úteis para avaliar programas e acções de saúde;
Atributos indispensáveis aos indicadores:
? Clareza, quantificabilidade, confiabilidade (reprodutibilidade/ fidedignidade)
? Eficiência: se define como a capacidade de obter o efeito que se deseja ou se espera, empregando os melhores meios (recursos) possíveis.
? Especificidade: identificar aqueles casos nos quais existem problemas.
? objectividade: ter objetivo claro, fidedignidade do que se busca
? Sensibilidade: ser capaz de identificar todos os casos de cuidados nos quais existem problemas
? Simplicidade: ser simples de buscar, calcular e analisar
? Validade: o indicador deve identificar as situações nas quais a qualidade dos cuidados devem ser melhoradas Epidemiologia e Estatística - Curso Técnico de Enfermagem 2016 O coordenador: Prof. Micado Miguel email: [email protected] Página 3 Formas de expressar os indicadores: Os indicadores podem ser expressos em numeros absolutos e relativos como segue-se abaixo:
Números absolutos: Esperança de vida; Nº de casos de uma doenças.
Exemplo: A Malária já matou 375 pessoas em Moçamedes, o número de doentes ultrpassou o de 2015.
Números relativos: Proporções, Razões, Taxas ou coeficientes, Índices, Medidas de tendência central(médias, medianas e modas). Exemplo:
Houve 375 por malária em relação ao total de obitos no municipio de Moçamedes, o número de doentes já ultrpassou o de 2015.
Proporção: medida matemática, cujo numerador de uma fração é um subconjunto do denominador dessa fração. Exemplo: Mortalidade proporcional por causa, por sexo, por faixa etária, proporção de RN de baixo peso etc .
Razão: medida que expressa a relação de duas grandezas da mesma dimensão e natureza, porém o numerador não é um sub-conjunto do denominador. Exemplo: Razão de sexo: nº de homens sobre o nº de mulheres.
Índices: medidas que integram múltiplas dimensões, diferentes variáveis.
Podem ser expressos sob forma de fração ou de escala ("score"). Ex: Índice de desenvolvimento humano, indice de analfabetismo etc.
Risco: é a probabilidade de um evento ocorrer. Este evento é uma mudança de status: de saúde para doença, para episódios de morte, aparecimento de um efeito adverso, de cura de uma doença.
Figura nº 1. Risco de ocorrência de câncer uterino entre a população de uma região.
As pessoas susceptíveis a certas doenças denominam-se população em risco;
elas são estudadas segundo factores demográficos, geográficos e ambientais.
Por exemplo, acidentes de trabalho só ocorrem entre trabalhadores, logo, a população em risco é constituída somente por trabalhadores.
Epidemiologia e Estatística - Curso Técnico de Enfermagem 2016 O coordenador: Prof. Micado Miguel email: [email protected] Página 4 UNIDADE IV: INDICADORES SOCIODEMOGRAFICOS E DE SAÚDE O agrupamento dos indicadores varia muito de acordo as regiões e países; no entanto, entre os indicadores fundamentais destacam-se os seguintes:
? Socioeconómicos (produto interno bruto; distribuição de recursos; gastos com a saúde, renda e principais despesas; escolaridade e índice de analfabetismo.
? Ambientais: Condições de habitação; abastecimento de água (acesso, qualidade, quantidade); tratamento e destino do lixo.
? Nutricionais: directo (avaliações dietéticas, clínicas e laboratoriais); indireto( mortalidade pré - escolar (1-4 anos), mortalidade infantil ( menores de 1 ano), distribuição de renda, e disponibilidade de alimentos
? Demográficos: Nascimentos; mortes; fecundidade; migração; crescimento populacional; esperança média de vida e as pirâmides etárias.
? De saúde: Indicadores ou medidas de morbidade (incidência e prevalência);
Indicadores ou medidas de mortalidade (Letalidade, mortalidade geral e mortalidade específica (por doenças, idade, género etc.).
? De assistência sanitária: Acesso aos serviços de saúde, cobertura dos cuidados pré-natais, partos assistidos, indicadores hospitalares.

INDICADORES DEMOGRAFICOS Demografia:

é a ciência que tem por objecto o estudo das populações humanas, desde o ponto de vista quantitativo (volume, composição ou estrutura) e qualitativo (movimentos territoriais e sociais, e desenvolvimento).
População: é o conjunto de pessoas que agrupam-se em certo âmbito geográfico definido. Do ponto de vista demográfico, na análise da dinâmica da população consideram-se dois aspectos essências:
1. A composição ou estrutura do conjunto de indivíduos que fazem parte dela, atendendo a sua distribuição em categorias mais ou menos uniformes:
idade, sexo, estado civil, ocupação, famílias, etc.
2. As mudanças vitais ocorridas nos indivíduos que integram essa população num período e espaço dado, determinado por variáveis demográficas de mortalidade, fecundidade e migrações.
Epidemiologia e Estatística - Curso Técnico de Enfermagem 2016 O coordenador: Prof. Micado Miguel email: [email protected] Página 5 Para o estudo da população parte-se habitualmente da análise de sua composição, mediante o agrupamento dos indivíduos segundo a presença de vários atributos como a idade, sexo, local de nascimento, nível de escolaridade, situação ocupacional, etc. Desta forma, é importante a representação gráfica da estrutura da população por sexo e idade, a chamada pirâmide populacional, que é em forma de um histograma de frequências da distribuição da população por idade e sexo.

[...]