1 INTRODUÇÃO

Indicadores são instrumentos utilizados na análise técnica, para auxiliar os investidores nas tomadas de decisão. Existem vários tipos de indicadores, que por sua vez são enquadrados em categorias de acordo com a sua função ou finalidade. Desse modo, para o desenvolvimento deste estudo realizou-se a escolha de um desses indicadores, o SAR Parabólico. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar este indicador, descrever suas características, sua finalidade, demonstrar seu funcionamento e aplicabilidade.

2 SAR PARABÓLICO

A principal função do SAR Parabólico é apontar pontos de saída (venda) e entrada (compra) do ativo. Para exemplificar, pode-se observar no gráfico abaixo que a medida que os preços se movem, o SAR Parabólico (em azul) marca um ponto em cada intervalo do gráfico. Analisá-lo é fácil, isto é, quando o SAR fica abaixo dos preços é um indício de que a ação está em tendência de alta, no contrário, se o SAR fica acima dos preços é uma indicação de que ação está em tendência de queda.

No gráfico (vide anexo), também é possível observar quando o tracejado (formado pelos pontos em azul) para e reverte, isto é, quando estão acima dos candles (ou abaixo) e mudam para baixo dos candles (ou acima) a partir do momento que tocam os preços. Esse é um sinal de alteração de tendência. Logo, o SAR Parabólico busca identificar o começo de novas tendência. Em razão disso, funciona de forma mais consistente em tendências muito bem definidas, uma vez que é calculado de forma “antecipada”. 3 CONCLUSÃO Conclui-se, que a interpretação do SAR Parabólico é uma das principais vantagens de se utilizar deste indicador, uma vez que o seu entendimento é bem simples e a apresentação no gráfico é bem didática. Além disso, trata-se de um bom indicador de acompanhamento de risco. No entanto, sua aplicabilidade é melhor em tendências bem definidas. Sendo assim, é recomendável que o SAR Parabólico seja utilizado em conjunto com outros indicadores, pois, dessa forma torna-se possível desenvolver uma estratégia mais precisa. [...]