ÍNDIA NHANUPATIBA – “A MÁRTIR CEARENSE QUE FOI BARBARAMENTE ASSASINADA”

POR: Wilamy Carneiro

Recentemente assisti nos principais telejornais que circulam no país a morte bárbara de mais uma mulher guerreira. Isso me fez lembrar a história de uma mártir cearense que foi brutalmente assassinada por seu algoz por não aceitar seus caprichos e suas ilusões: O caso da “Índia Joana Nhanupatiba.”

Hoje pouco se sabe dessa história e do crime bárbaro que acontecera no interior do Ceará, na região da Serra da Ibiapaba no Século XVIII, na cidade de Viçosa do Ceará – a Veneza Cearense.

Vamos nos ater aos fatos:

- Era mês de agosto, ano de 1753, num domingo. Dia cinco, quando o fato de barbárie aconteceu numa emboscada que a índia Joana Nhanupativa, sofreu uma emboscada e foi barbaramente assassinada a golpes de faca sobre o peito, causando morte fatal pelos inúmeros golpes.

De início, a população acreditava que seria um assalto, e ocasionara seguido de um latrocínio. O fato repercutiu toda a pacata cidade serrana. A notícia do cruel homicídio se estendeu a toda região e ao estado do Ceará. Embora alguns não acreditassem do bárbaro acontecimento, pois, quase nada fora levado de sua residência. Bem casada e fiel ao seu marido, a índia natural da Serra de Ibiapaba, prezava pelos laços matrimoniais e com a formação moral  e religiosa que recebera dos jesuítas da pacata Viçosa.

Tempo depois descobriram que a emboscada foi premeditada num assalto luxurioso por um índio que a solicitava para ações torpes e que não condiziam com a atitude fiel da vítima que sofrera a emboscada em sua própria casa.

A índia Nhanupativa reagiu aos fortes golpes de seu agressor feroz. Reagiu dizendo: “Não permito ação que possa ofender ao meu Deus e ao meu esposo”.¹

Fatos ainda hoje repercutem os alarmantes maus tratos e por fatalidades horrendas no mundo do crime contra as mulheres brasileiras. Existem leis sim, como a Lei Maria da Penha; uma cearense que venceu o preconceito do marido e sobreviveu as suas atrocidades, mas ainda estamos longe de alcançar um objetivo comum para que não aconteça essa cruel realidade contra nossas mulheres.

___________________

¹(Cfr. História do Ceará, Barão de Studart, Lisboa, p. 205)

Araújo Pe. Sadoc.op. cit p.248

Wilamy Carneiro é professor, historiador, cronista, poeta e escritor. Autor dos Livros ' Os Estados Unidos de Sobral". publicou em 2018 o livro ' Tempo de Sol, em tudo se pode Sonhar" e o Livro "Um Passo a mais". è colaborador de artigos jurídicos e científicos na web. Uma de suas crõnicas mais lidas é  "Diario de um Professor."