A incontinência urinária por esforço ocorre quando há escape de urina, geralmente em pequenos jatos, em episódios como tosse, espirro, riso, levantamento de peso, quando a pessoa pula muito, corre, etc.

Por de ser causada pelos transtornos hormonais da menopausa que faz com que ocorra a flacidez do músculo esfincteriano, como também pela quantidade de partos ou doenças neurológicas, entre outras.

É um transtorno na vida da mulher, que fica com receio de ter estes escapes e passar algum tipo de constrangimento público. 

O homem também pode sofrer de incontinência urinária por esforço, mas a frequência maior ocorre em mulheres.

A pessoa com incontinência urinária por esforço deve procurar seu médico para que este explique melhor as causas, peça os exames necessários para indicar o melhor tratamento.

O tratamento, em geral, é a fisioterapia, onde são feitos exercícios ativos e resisitidos e eletroestimulação. Incontinências mais severas requerem cirurgia.

Os exercícios de Kegel são os indicados para a incontinência urinária de esforço em estágio inicial, que se resumem em fortalecer o assoalho pélvico, tanto o músculo esfincteriano quando o do reto. Além disso, este exercício também pode fortalecer os músculos da vagina. Mas seu sucesso depende exclusivamente da adesão frequente ao programa de exercícios.

Alguns deles são:

  • Esvaziar a bexiga devagar e segurar a urina com força, contar até 10 e soltar devagar.
  • Pompoarismo: bolas vaginais utilizadas para fortalecimento do assoalho pélvico.

O pompoarismo é inicialmente indicado para aumentar o prazer sexual, pois fortalece a região vaginal. Mas não é apenas para isso que é útil.

Com o pompoarismo toda a região pélvica é fortalecida e os benefícios são rápidos. As mais indicadas são:

  • Bolas tailandesas: mais indicadas para quem nunca usou desta técnica, são mais leves.
  • Colar tailandês: colar com cinco bolinhas que ao ser introduzido no canal vaginal faz com que haja uma contração natural. Deve ser usado pelo menos 10 minutos por dia.

É importante que haja adesão ao tratamento para dar resultado.

Espero ter ajudado. Não deixe de seguir meu blog http://leituraseposturas.blogspot.com.br e veja muitas dicas e informações sobre a mulher madura.