"Incomensurávelé a Dimensão do Professor."

Antes mesmo de seguirmos viagem, vale trazer ao de cima, a frase feliz do eminente professor Janeiro da Piedade, segundo a qual:

“Deus, Pai e Professor são autoridades.”

É uma viagem em torno de um profissional vocacionado nas áreas do saber e que por essa razão se dedica ao ensino da Ciência e da arte.

Não obstante, a isso, é preciso compreender que para se ser professor, não é suficiente que se tenha apenas conhecimento, é preciso saber ensinar. E este “saber ensinar”, na perspectiva de Marcelo (2009), citado por Thamiris (2015), só se atinge com um processo permanente de formação e pesquisa.

No entanto, é considerando as inúmeras virtudes de um bom professor, que nos servimo deste, para questionar e refletir:

*De que maneira é que a sociedade olha para este profissional atualmente?

Seja qual for a resposta diante da tão pertinente indagação, o certo é que...

O Professor como mestre, tem o seu papel reservado nas sociedades, não só as do presente como também as do futuro, isto, se considerarmos que este é a maior fonte de conhecimento que existe entre todas as profissões.

A sua capacidade enciclopédica é a todos os níveis invejável e inigualável. Ainda que os demais profissionais se engajassem no sentido de poder atingir os níveis de um professor de excelência, tais esforços, de longe fitaríamos como se tentassem a arranhar o céu.

Sendo assim, não se pode de maneira alguma, por força do escolanovismo (movimento que propôs mudanças no ensino) e/ou do modernismo exacerbado reduzir a dimensão do professor e banalizar o papel tão crucial que tem vindo a ser desempenhado desde os primórdios, no sentido de formar o homem, o qual é o mais versátil e complexo de todos os seres porque pela sua intolerância, não tem sido fácil transportá-lo da escuridão para a luz, do cativeiro da ignorância para as profundezas do saber (ser, estar e fazer).

Mais do que simplesmente facilitar, ao professor foi atribuída a grande responsabilidade de orientar o processo de ensino-aprendizagem, com vista a formação integral dos indivíduos.

Sem passar pelo professor, talvez se consiga a instrução por força do desenvolvimento tecnológico, mas nunca se consegue pela mesma alameda, a educação e só por isso, o professor deve ser eternamente respeitado e nalguns casos até, venerado.

É mestre porque sabe em todo momento, não é criminoso e tão pouco inocente, tem noção de tudo o que acontece a sua volta e dispõe de perspicácia de juízo.

Nenhuma espécie de teoria ou de projecto, fará sucumbir a figura do professor porque sobre os seus ombros recai a grande e exclusiva missão de ensinar e educar com certeza, rapidez e solidez para que os educandos consigam não só bons resultados, mas também para que os mesmos não se aborreçam e encontrem no conhecimento o itinerário que os possa conduzir a satisfação plena.
Bem haja o 5 de Outubro, dia mundial do Professor!

Simão Menezes Fio