UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

TAGUATINGA –DF

PEDAGOGIA                          

INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MICROCEFALIA  E A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE

Taguatinga DF, novembro 2016.

Marilda Maria de Sousa Ferreira dos Santos RA:7700630645

 1 Introdução

A relevância da pesquisa se dá pela explosão de casos de crianças com microcefalia atrelada ao vírus Zica transmitido pelo mosquito aedes aegypti e evocaremos a finalidade demonstrando a importância da estimulação precoce para essas crianças.

A identificação e mapeamento destas crianças possibilita a eminência da tratativa precoce de estimulação multidisciplinar, no âmbito educacional, hospitalar, psicológico. É valido ressaltar que nosso projeto alargará a discussão no âmbito educacional, limitaremos a evidenciar admissibilidade da conformidade do atendimento precoce, com estimulação no intuito de haver, ganhos e avanços para essas crianças segundo.

A educação precoce

Toda educação deve começar precocemente, mesmo a da criança que evolui e progride normalmente. Por isso mesmo, deve-se começar precocemente _ desde as primeiras semanas de vida e, indubitavelmente, antes do ingresso na escola _ a educação da criança com problemas de desenvolvimento, quaisquer que sejam estes problemas, e muito mais, quando se trata de deficiência mental. A detecção precoce dos problemas de desenvolvimento contribui para orientar adequadamente, os programas educacionais, nesses primeiros anos .COLL (1995 pág. 247).

 

As fases do desenvolvimento infantil são provocadas por eminencias, onde as crianças ensaiam suas descobertas.

Procedimentos de intervenção precoce.

A educação precoce inclui um conjunto de procedimento que não são exclusivos dessa idade, mas que adquirem nela uma importância singular .Os programas educativos de estimulação antecedente , nos quais diferentes padrões de estímulos são apresentados  e manejados com a função de assinalar o meio , de proporcionar discriminações , de enriquecer e ordenar a experiências das crianças e ate mesmo , de induzir movimentos e comportamentos simples. COLL (1995 pág. 248).

Interagindo e modificando o meio,com novas vertentes surgindo e novos métodos e tendências pedagógicas, tornando o cenário pedagógico rico em novas descobertas e possibilidades para melhor amparar e estimular as crianças.

´´ Para crianças diferentes , educação diferente´´ , reza um principio educativo. As crianças com atraso mental necessitam de uma educação apropriada , cuja denominação genérica é ´´ educação especial´´ . talvez a denominação não seja muito feliz , pois , de certa forma,  a educação da criança com atraso é regida pelos mesmos que educação de qualquer criança e , por outro lado , toda educação tem muito de especial, no sentindo de ser especifica e individualizada para determinados alunos.COLL (1995 pág. 240). .

 

As crianças com microcefalia não serão diferentes como crianças interagirão com meio no seu ritmo e tempo próprio, abrir a discussão sobre o processo de incluir medidas que possam melhorar sua exploração do mundo gera um possíveis ganhos e avanços na qualidade de vida .

Dissertemos sobre o despertar nas crianças e de quanto isso pode ser rico e proveitoso, respeitando suas perspectivas e possibilidades, mas também não engessando a possibilidade de através de estímulos pedagógicos no campo cognitivo, motor e afetivo.

O estado deve propor medidas não só com vistas em eliminar o mosquito transmissor bem como no campo cientifico prover estudos com vistas em propor vacina medicamentosa.

Não que isto não seja importante, isso também é importante porém  devemos pensar nos que já foram afetados por esses transmissores.

E efetivar politicas publicas para o acolhimento e assistência de mães e crianças, e abrir também no campo pedagógico discussões de melhoria de prestação de serviços multidisciplinares para que se obtenha avanços progressivos nestas crianças e chegarão.

A educação não pode esperar, e quando se abre o leque para estimulação de crianças que tem comprometimento cognitivo quanto mais efetivo e imediato na estimulação precoce maiores  chances de ganhos e avanço no desenvolvimento.

1.2 Problema

É justo referendar que embora a microcefalia não seja algo novo, sendo esta admitida pela ciência estar ligada a fatores congênitos e pós- natais, o que de fato é novo seria a ligação do Zica como fator também de  causa de microcefalia. Porém por se tratar de um outro diagnóstico causador desta doença seria também necessário o atendimento precoce na educação infantil?

1.3 Zica

 

A questão, ora apresentamos se dá pela epidemia de casos de microcefalia atrelados a Zica, e esta demanda, necessitará de acolhimento e acesso no âmbito escolar, cuidados precoces para ganhos e avanços na sua qualidade de vida.O planejamento no âmbito de politicas publicas deve ofertar a essas crianças que já chegam ao mundo concitando do poder publico medidas emergenciais para que se possa efetivar e garantir seus direitos de cidadãos e dignidade a vida segundo a nossa carta magna a constituição federal de 1988 .

 

CAPÍTULO III

DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO

SEÇÃO I

DA EDUCAÇÃO

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

 

 

            Posto o que foi oferendados na nossa carta magna oferecemos este trabalho de maneira reflexiva para afirma a importância da estimulação precoce.

1.4 Contexto

Explicar o contexto educacional onde é crescente uma demanda de crianças com microcefalia e a importância de ofertar ferramentas pedagógicas para que se possa obter eventuais ganhos e avanços.

1.5 Atendimento

A importância de atendimento precoce para as crianças com microcefalia a construção de toda sociedade é feita por indivíduos, estes com suas necessidades e anseios.

A cultura, dentro de uma sociedade, é constituída por pessoas no seu contexto sociohistorico. A única maneira viável de incluir pessoas que necessitam de amparo e trazer a tona os problemas que esta no fundo desta sociedade, mudar o panorama de como se vê e desenha os problemas.

 

 

A sociedade é organismo vivo mutante que concita medida vocativas, de acordo com suas necessidades, mudar os sistemas dentro dos quais as pessoas trabalham e vivem e reorganizar novas perspectivas é refazer a cultura social .

Sistema de crenças, expectativas e valores, uma forma de interação e relacionamento típicos de determinada sociedade, assim, cada sociedade  é um sistema complexo e humano, com características próprias, com sua própria cultura e com um sistema de valores valorizar e calcar a importância do atendimento precoce para estas crianças é o meio efetivo de promover a reflexão de sujeitos constituídos que clamam por novas medidas interventivas.

 Todo esse conjunto de valores, todo esse conjunto de variáveis deve ser continuamente observado, analisado e interpretado.

 

2 Desenvolvimento

A humanidade caminha para busca de reorganização de valores, a sociedade é viva e dinâmica e é retroalimentada por demandas emergentes, por ser viva anseia mudanças constantes, admissibilidade de pensarmos em politicas públicas para essas demandas que gritam no seio da sociedade motiva e direciona o trabalho que ora ofertamos.

 O contexto atual traz a tona discursões necessárias sobre vários temas educacionais brasileiros, na qual nos caberá delimitar e evidenciar de crianças com microcefalia causada por Zica vírus, e a importância precoce de um atendimento para que haja, ganhos e avanços na sua aprendizagem.

Toda criança concita demasiados cuidados nos primeiros anos de vida por ser um período rico de transformações onde sobejam tratativas e cuidados em diversos campos e por denotar diversas etapas de maturação, tanto motoras, cognitivas e afetivas, ofertar a essas crianças possibilidade de avançarem é papel do estado.

 

 

Aprender implica apropriar-se de um saber que pertence à cultura, portando à coletividade. Ao aprender algo, passo a participar dessa coletividade, tornando  -me um de seus elementos .Como um espelho que possibilita a identificação por meio da qual passo enxergar minha própria imagem, eu me reconheço pela relação com outro. O espelho mágico.  Pois posso me relacionar com minha imagem como um outro elemento. Ela, é ao mesmo tempo meu semelhante e um outro individual. FREIRE ( 2.001 pág 115). 

A linearidade da infância converge na estimulação de toda criança, criança estimulada obtém avanços na sua capacidade de amealhar e reorganizar conhecimentos, oportunizar precocemente as crianças com microcefalia atrelada ao Zica será uma ferramenta para que se possa avançar.

A estimulação precoce será uma alavanca  de empoderamento para as famílias no novo rumo de cuidados para a criança que estão sobre sua tutela, e por se tratar de uma demanda nova requererá também dos educadores novas posturas e busca de conhecimento no âmbito do melhor atende-las.

                  Por isso defendemos a estimulação precoce para as crianças com microcefalia no intuito de auxilia-las na busca de ganhos e avanços na aprendizagem concomitante na sua qualidade de vida.

[...]