A educação Brasileira, desde cedo prega que a educação é um dever de todos, sendo assim que todos devem cooperar para que todos os indivíduos venham receber a educação oferecida pelo governo Brasileiro, pois o governo determina que todos os indivíduos sejam matriculados e receber educação. Com isso alguém com dificuldades especiais para estudar devem ser ingressado dentro do ambiente escolar sem nenhum tipo de preconceito, e ser tratado de igual para igual como um aluno comum, mas não basta apenas isso, a escola deve estar preparada para receber o aluno, e principalmente aceitar e entender que tem um aluno que necessita um pouco mais de paciência e dedicação do educador para que seu aprendizado seja progressor como os demais, e é responsabilidade da escola em seu plano pedagógico desenvolver atividades que todos venham interagir e entender que somos todos iguais e temos que dar valor para todos de igual para igual, fortalecendo assim o valor e a identidade cultural de cada um e coletivamente, atendendo sempre o respeito e o aprender em conjunto.

            Toda escola deve estar preparada para receber um aluno especial, o educador deve ter em mente que poderá trabalhar com alunos que precisam de um pouco mais de dedicação, e tudo isso sendo dividido com outros alunos. Sabemos que dentro de uma sala de aula, cada aluno apresenta um próprio ser, ou seja, cada um tem uma própria característica, valor, saber, curiosidade, que em conjunto vira uma diversidade, mas algo muito rico que o educador pode trabalhar e construir um novo conceito sobre cada detalhe, executando assim um ensino-aprendizagem diferenciado e mais encorajante quanto pros alunos e quanto ao educador, eliminando qualquer dificuldade e preconceito.

            É um novo conceito escolar esta questão da escola buscar novas alternativas que venham garantir o acesso de outras crianças em seu estudo. Fazendo assim que a escola seja comunicativa com a sociedade e introduzindo em conjunto os portadores mesmo que seja mínima, mas inclui os portadores especiais, e a escola buscando praticar as alternativas ela acaba sendo um espaço de todos e para todos.

A educação que é lecionada pelo educador as crianças especiais é uma área do atendimento especializado, ou seja, que busca sempre entender as necessidades da criança, dando apoio e aprendizado à criança. E a abordagem de todo tema que faça a criança interagir deve ser bem estudado e trabalhado, para que a criança venha ser cada vez mais autossuficiente. Outra situação que não podemos deixar de fora, é que a educação não deve funcionar somente dentro da sala de aula, com o educador, mas com os pais é de suma importância, pois contribui para desenvolvê-lo da educação e de crianças com necessidades especiais.

            Devemos sempre buscar oferecer o melhor nível de formação educacional possível para os alunos, pois é isso que determinará quem elas serão no futuro. Com isso a escola deve sempre procurar estimular o melhor lado de cada aluno para cada conteúdo, e fazer com que crianças especiais venha ser bem atendidas e correspondidas ao aprendizado de outras crianças. Todo esse apoio é necessário para que a criança normal ou com deficiência mental, física ou sensorial tenha um bom aprendizado.

Rosana Barros