“INCENTIVOS FISCAIS PARA O SEU BOLSO”

 

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

 

          O governo brasileiro tem procurado combater a crise econômica oferecendo incentivos fiscais para o consumo, dentre elas o governo federal estabeleceu a desoneração do PIS/COFINS de pães, trigo e farinha de trigo até 31 de dezembro de 2010, ou seja, estabilizará o preço do pão nosso de cada dia e ainda de quebra parte dos produtos derivados do trigo, esta medida impactará na mesa de todos os brasileiros. A medida auxilia no equilíbrio de preços, diminuindo possíveis aumentos, principalmente no período entre safra do produto.

          Com a renovação do IPI na linha branca, geladeira, fogões, tanquinhos e máquinas de lavar roupa, atrelada à queda dos juros e aumento da oferta de crédito principalmente pela Caixa Econômica Federal, através de convênios que estão sendo criados para toda a rede varejista, tornam-se um bom momento para a compra destes bens, com preços inferiores ao do último natal. O IPI foi prorrogado para até o dia 31/10/2009 e o volume de crédito para aquisição pela CEF, será limitado de acordo com a renda do consumidor até o teto máximo de R$ 10.000,00.

           Compra de motos com desconto de COFINS de 3% até 30/09/2009, incentivando as 11 indústrias da Zona Franca de Manaus, com a garantia da manutenção dos empregos. Neste item deve-se considerar também a diminuição da taxa de juros, o alongamento do prazo de pagamento para 48 meses, com zero de entrada e com linha especial de crédito para motos até 150 cc, com taxas de juros 1% ao mês para compras até 24 meses no sistema do Codefat até o teto de R$ 8.500,00, e taxas de juros de 1,46% ao mês para 36 meses e de 1,90% para 48 meses, lembrando-se que faz parte do pacote de ajuda do governo federal, estes índices de juros podem ser maiores na consulta a financeiras.

            Material de construção continua com IPI reduzido, na maioria dos casos com uma redução real de 5%, a cesta de material de construção com redução é composto pelos seguintes produtos: cimento, tintas e vernizes, argamassas, pias, lavatórios de plástico, assentos e tampas de sanitários de plástico, caixas de descarga de plástico, lavatórios de porcelana e cerâmica, grades, massa para vidraceiro, revestimentos não refratários, válvulas, pias e lavatórios de aço inox, fechaduras, cadeados, dobradiças, guarnições, ferragens, chuveiros e outros. A diminuição das alíquotas começou no dia 01/04/2009 e o governo estendeu o prazo até o dia 31/12/2009. Existe um aumento no volume de oferta de crédito no setor de construção, com taxas bem competitivas, pesquise e pechinche, verifique as linhas de crédito para construção disponíveis nos maiores bancos do país, com certeza existe a possibilidade de uma boa economia. Uma dica procure casas de material de construção conveniadas com algum banco para compra de materiais de construção, estes podem oferecer descontos ainda maiores, porque recebem a vista os produtos que vendem da instituição financeira.

           Caminhões, com IPI zero e até 98 meses para pagar, com taxas de juros subsidiadas pelo BNDES, com taxa de juros real zero, mais a TR e as taxas de administração normais, nunca na história do Brasil, houve um momento como este de possibilidade da compra de caminhões com taxas de juros próximas a zero. Tratores até 5 anos para pagar com taxa de juros zero no Estado de São Paulo, com juros de 6,75% subsidiados pelo governo paulista, para tratores de 50 a 120 cavalos para pequenos e médios produtores.

             Automóveis com prazo prorrogado até o dia 30/09/2009 com isenção de IPI para modelos até 1.000 cilindradas, motos de 1.000 a 2.000 cilindradas a álcool ou flex com alíquota de 5,5% e gasolina alíquota de 6,5%, acima de 2.000 cilindradas, 18% para modelos a álcool ou flex e 25% para modelos à gasolina. Esta medida foi prorrogada contra a vontade da equipe econômica que previa o retorno dos impostos dos veículos, no período de outubro a dezembro as alíquotas de IPI voltarão gradativamente em virtude do final do ano, 13º salário e compras natalinas.

           Com bancos financiando casas com até 30 anos para pagar com subsídios governamentais, juros mais baixos, o sonho da casa própria vai tornar realidade para muitas famílias brasileiras. Um lembrete: planejar antes de sair para as compras.

 

 [email protected]