Entenda por que o incentivo fiscal pode ser de grande valia para empreendedores para escapar da crise que afeta o país

No início de 2015, o cenário não era bom para o Brasil. Já existiam problemas fiscais a serem resolvidos, dificuldades na arrecadação de impostos e ainda uma perspectiva de retração na economia. Para quem achava que não podia piorar, eis que uma crise política divide ainda mais o país e agrava de maneira abissal os obstáculos econômicos. O resultado é a queda no lucro das empresas, outros tantos negócios fechando e ainda um aumento do desemprego. Realmente não está fácil para nenhum lado: políticos, empresas e trabalhadores.

Mas afinal, como os empreendedores podem driblar o caos do setor público e continuar gerando renda e empregando?

Existem muitas estratégias para que empreendedores consigam otimizar as estruturas de suas empresas e superarem os percalços gerados por terceiros. Inovar e agregar valor ao produto já são receitas bem conhecidas, então não trataremos disso neste artigo. Iremos por um caminho que nem sempre é lembrado, mas que pode trazer uma ótima alavancagem para os ganhos: os incentivos fiscais.

O que são incentivos fiscais?

São isenções totais ou parciais em determinadas tributações aplicadas às empresas perante uma ação da empresa.  Os incentivos variam de acordo com a estratégia da companhia. Por exemplo, ao oferecer um vale alimentação aos empregados, a empresa deduz parte de seu imposto de renda. Mas neste artigo, abordaremos a importância de outro incentivo fiscal: a ida para determinada região.

Empresas podem ter ótimos incentivos fiscais se levarem suas fábricas e instalações para determinada região. Isso ocorre porque o governo quer incentivar a geração de empregos em determinado local, aumentando a renda dos habitantes e aquecendo a economia.

Portanto, caso você já tenha um negócio ou esteja planejando abrir um, não deixe de levar em consideração esse incentivo fiscal. Além das reduções em impostos, os salários podem ser menores em relação a grandes centros, onde o profissional qualificado é disputado a tapas por diferentes empresas.

Dessa forma, além de ser beneficiada em duas frentes, a empresa ainda ajuda profissionais que procuram por empregos em locais não convencionais e fora do circuito principal.

Fonte:

http://taticca.com.br/pt-br/servicos/impostos-diretos-e-indiretos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Incentivo_fiscal