IMPORTXNTE OU INSUBSTITUÍVEL?

Lembro de ter visto um texto semelhxnte x este em xlgum lugxr. Se nxo estou engxnxdo, xquele hxvix sido produzido por Xntonio Cxrlos Teixeirx dx Silvx. E o xutor dizix que o teclxdo do seu computxdor estxvx com defeito pois no lugxr do X xpxrecix um X.

Como nxo grxvei o texto, xcxbei perdendo-o. Entretxanto me inspirei nele pxrx produzir este que nxo é o mesmo, mxs  pode xjudxr x substituí-lo. Txlvez cxminhxndo em outrx direçxo, porém, xcredito, podendo xtingir o memso objetivo: fxzer com que xs pessoxs reflitxm.

X reflexxo é x seguinte: Xs pessoxs pensxm que sxo IMPORTXNTES. E rexlmente o sxo! Mxs nxo sxo INSUBSTITUÍVEIS! X provx disso é que xquele texto estx sendo substituído por este. Isso signifix que sempre podemos substituir tudo com o que temos contxto: coisxs e pessoxs.

Xgorx vejx: Você, por exemplo, é importxnte, mxs nxo insubstituível. Você tem muito x oferecer, xlgo x dxr e que pode xjudxr nx crixçxo de coisxs boxs, pxrx você e pxrx xs outrxs pessoxs. Entretxnto outrxs pessoxs txmbém podem fazer isso

O grxnde problemx é que tem gente que nxo vê xs coisxs xssim. Tem gente que pensx que é o centro do mundo. Xchx-se insubstituível. E com isso concentrx tudo xo seu redor, pensxndo que com isso irxo segurxr xs pessoxs xo seu redor, nx sua dependêncix. Pessoxs assim sentem-se como se fossem o centro do mundo.

Esse tipo de gente pensx que, por sxber xlgo, por deter algum poder..., pode se colocxr xcimx dxs demxis pessoxs. Pensx que pode se impor e impor seu ponto de vistx. Esse tipo de pessox impede que xs outrxs se desenvolvxm. Impede o dixlogo. Mxtxm x democrxcix, mxtxm x solidxriedxde, x pxrticipxçxo.

Mxs o outro lxdo txmbém é verdxdeiro. Existem pessoxs que nxo se vxlorizxm. Têm crise de xmor próprio. Esse tipo de pessox precisx xprender que quxlquer um de nós tem xlgo x oferecer xo conjunto dx sociedxde. Nx rexlidxde cxdx um de nós, emborx nxo sejx insubstituível, é único enquxnto existente. Nisso estx nossx importxncix.

Devemos nos lembrxr que xistem xquelxs coisxs que só nós somos cxpxzes de fxzer. Isso fxz de nós pessox importxntes. Xlém disso cxdx umx dxs pessoxs que existem sxo importxntes por existirem. X sux nxo existêncix implicxrix em umx xusêncix. O que hxverix se você nxo existisse? Jx pensou nisso?

Cxdx pessox é importxnte. Mxs nxo é insubstituível. Ou sejx: por ser importxnte x pessox tem xlgo x oferecer. Entrexnto nxo é insubstituível, pois o que essx pessox fxz com aquele jeitinho especixl, poderix ser rexlizxdo por outrx pessox, de outrx formx, com outro jeitinho... e, é claro, com outro sabor...

Com tudo isso xcredito que se pode xprender estx liçxo. Cxdx pessox tem xlgo x rexlizxr. Xlgo que só elx pode fxzer. Mxs txmbém é verdxde que esse xlgo pode ser feito de outrx formx, por outrx pessox. Serx xlgo diferente, mxs xlgo rexlizxdo.

Xgorx pxre e pense um pouco: o que é que você estx fxzendo, com todxs xs quxlidxdes, potencixlidxdes e virtudes que só você tem? Como é que você estx se comportxndo dixnte de outrxs pessoxs? O que você pode rexlizxr pxrx o bem de todos? Quxl est sendo x sux grxnde contribuiçxo pxrx a humxnidxde?

Em que você é importxnte? Onde você é dispensxvel? Como você estx xjudxndo? Em quê você pode xjudxr melhor?

Em quê você é essencixl? O que estx fxltxndo, e que você pode rexlizxr? E, nxo se esquex: você é importxnte!

Neri de Pxulx Cxrneiro

Mestre em educxçxo, filósofo, teólogo, historixdor

Rolim de Mourx - RO