Você já percebeu que com a correria do dia a dia nós dormimos e acordamos sempre cansados?

Parece que nem todo o sono do mundo seria o suficiente para a nossa recuperação! Isso acontece porque, além de todo stress do nosso dia a dia maluco de trabalho, estudos, esforço físico (ou sedentarismo) e vida social, nosso corpo sofre também por causa da nossa má alimentação e dificuldade em absorver alguns nutrientes. 

Importância dos nutrientes para ter saúde em geral

Se você tiver uma correta ingestão de alimentos, relacionada às necessidades do seu organismo, com uma dieta correta e equilibrada, provavelmente verá grande diferença na sua saúde. 

Consequências de uma má nutrição

A má nutrição pode provocar desde problemas de desenvolvimento físico e mental até o aumento da tendência para certas doenças, e ainda redução da imunidade e produtividade.

É como o nosso celular, chega uma hora que a bateria acaba, e se a gente não recarregar, ele vai perder completamente as suas funções. A diferença é que no nosso caso são diversos tipos de “recargas” necessárias. 

Precisamos por exemplo de:  proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. E cada um deles tem sua função no nosso organismo. 

Um exemplo é que logo após o exercício físico, os músculos vão “puxar” os nutrientes do sangue para se recuperarem do esforço realizado, por isso é que você vê os atletas tomando aqueles shakes de proteína especiais.

Para suprir uma necessidade específica após o exercício físico. Isso porque as proteínas se tornam aminoácidos individuais, usados para “construção e reparo do organismo”.

A importância de uma boa alimentação

Os carboidratos, muitas vezes são considerados inimigos, mas fique atento, não podemos simplesmente excluí-los, também são necessários, pois eles são convertidos em energia, muito necessária para nosso dia a dia, a propósito!

Já as vitaminas e os minerais têm um papel diferenciado no organismo, elas ajudam algumas reações químicas do seu corpo a acontecerem de forma mais rápida, ou seja, contribuem com seu metabolismo e com o sistema imunológico.

Uma amiga minha, certa vez, parecia estar em depressão, não tinha forças para nada, não tinha ânimo sequer para sair de casa, quanto mais para praticar qualquer atividade. 

E adivinha, o problema não era nada emocional, era falta de ferro no organismo. Quando começou a reposição através de alimentos ricos em ferro e também o suplemento recomendado pelo médico nutricionista, logo vimos a melhora.

Tudo o que falamos até aqui, foi para demonstrar a importância dos nutrientes no nosso organismo. Mudar nossos hábitos muda tudo. A alimentação faz toda a diferença para termos dias mais produtivos de trabalho ou estudo, e até mesmo de diversão. 

Nosso corpo fica mais disposto quando recebe os nutrientes de que necessita, especialmente quando os recebe de forma natural, através da alimentação, mesmo que, algumas vezes os suplementos vitamínicos também sejam necessários, como foi para a minha amiga, até porque, em certos casos, o organismo tem necessidade do suplemento.

Um profissional de nutrição vai poder orientar da melhor forma este seu processo de reeducação alimentar.

Veja abaixo algumas dicas que podem ser úteis:

Faça um mix de frutos secos - Existem diversas lojas que vendem as frutas oleoginosas e frutas secas por peso, você pode comprar uma pequena quantidade de cada uma de suas favoritas e assim montar seu próprio mix. Misture todas e depois coloque pequenas quantidades em potes ou pacotinhos que possa carregar sempre com você. 

Sucos e vitaminas especiais - Sucos verdes, além de serem Detox, tem diversas outras vantagens, as vitaminas de frutas com aveia também podem contribuir bastante com sua nutrição.

links reacionados:

https://como-tratar.info/beneficios-do-agriao-para-saude/

https://como-tratar.info/dicas-para-eliminar-agrotoxicos-de-frutas-e-verduras/

Hidratação - Não esqueça de se hidratar no seu dia a dia, o corpo perde muitos líquidos e sais minerais diariamente, é importante repor bebendo muita água, água de coco e sucos de fruta.

Desafio das frutas - Que tal você começar um desafio de consumir mais frutas? Se você quase não consome, comece com uma fruta por dia, toda jornada se inicia com um primeiro passo! Se você é um amigo das frutas, o desafio é experimentar frutas novas a cada semana. 

Como mencionei anteriormente, uma pessoa bem nutrida é como um celular 100% carregado e com muita capacidade e memória para desempenhar cada função. 

É hora de fazer um upgrade no nosso organismo, vamos lá?

fonte: https://sinaisdeluta.com/