IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS FARMACÊUTICOS NA AUTOMEDICAÇÃO DOS IDOSOS

IMPORTANCE OF PHARMACEUTICAL CARE IN THE AUTOMEDICATION OF ELDERLY

SILVA, Wanderson Brito Da (FACESA).

MENINO, Francisco Vinicius Batista (FACESA).

RESUMO

A automedicação é o consumo de um ou vários medicamentos. Os idosos costumam utilizar mais medicamentos do que outras faixas etárias, sendo suscetíveis ao uso irracional de medicamentos terapêuticos. Dado os riscos da automedicação, este trabalho buscou discutir os benefícios da assistência farmacêutica na busca da eliminação da automedicação do idoso. Para isso, foi realizado uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Dessa forma, a indicação medicamentosa aos idosos necessita de cuidado especial e o profissional farmacêutico pode atuar com a assistência farmacêutica buscando buscam diminuir os malefícios causados pelo uso indiscriminado e incorreto de medicamentos.

Palavras-chave: Automedicação; Reações adversas; Uso racional de medicamentos; Assistência farmacêutica ao idoso.

INTRODUÇÃO

O Brasil é um dos principais consumidores mundiais de medicamentos, com seu mercado de medicamentos atingindo 22,1 bilhões anuais. O setor farmacêutico brasileiro é composto por aproximadamente 480 empresas que trabalham diretamente com a produção, distribuição e venda de medicamentos. O Brasil possui mais de 65 mil farmácias e drogarias, o que é uma proporção de 3,3 farmácias por cada 10.000 habitantes, um número três vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda uma farmácia por cada 10.000 habitantes (1). Com isso, existe uma maior possibilidade do uso incorreto de medicamentos como resultado de sua ampla disponibilidade (1).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) cita que aproximadamente 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados e vendidos aos pacientes de forma incorreta. E um dos fatores que contribuem para o abuso de drogas é a prática da automedicação (1). A automedicação é praticada devido a múltiplos fatores, incluindo a dificuldade da população em alcançar os serviços de saúde, a crença nos benefícios proporcionados pelo tratamento/prevenção da doença e a necessidade de aliviar os sintomas (2).

Neste contexto torna-se complexo quando se trata de automedicação por pessoas em idade avançada que, de modo geral, apresentam a capacidade funcional diminuída em decorrência da idade e seus organismos passam a reagir aos fármacos de forma diferenciada. A indicação medicamentosa aos idosos necessita de cuidado especial e o profissional de farmácia pode atuar com a assistência farmacêutica (AF) (2).

O profissional farmacêutico deve aconselhar e auxiliar o idoso em seu tratamento uma vez que este tem qualificações que permitem essa ação. Neste sentido, a assistência farmacêutica à automedicação do idoso está ligada à indicação farmacêutica, vinculada à intervenção. Estes princípios buscam diminuir os malefícios causados pelo uso indiscriminado e incorreto de medicamentos (3).

Essa situação levanta uma importante questão em relação às atitudes que um profissional de farmácia pode tomar para auxiliar o idoso. Nesse sentido, esta parte da pesquisa apresentará os conceitos e definições de Assistência Farmacêutica, Intervenção Farmacêutica e automedicação, a fim de reconhecer os benefícios dos cuidados farmacêuticos à automedicação do idoso (3).

A fim de compreender quais os benefícios da assistência farmacêutica à automedicação do idoso, este estudo aborda, de forma sistemática e sucinta, a temática sugerida. Além disso, destaca a importância do farmacêutico na melhoria da qualidade de vida do paciente em idade avançada e analisa a relevância da intervenção farmacêutica (3). O tema proposto se justifica em discutir sobre os benefícios da assistência farmacêutica à automedicação do idoso e contribuir para os futuros estudos relacionados ao tema.

Assim, a problemática a ser estudada é: Quais os benefícios da assistência farmacêutica à automedicação do idoso?

Dessa forma, o presente estudo buscou discutir os benefícios da assistência farmacêutica da eliminação da automedicação do idoso. E os objetivos específicos são: conceituar assistência farmacêutica, intervenção farmacêutica e automedicação; abordar os perigos da automedicação com destaque para o idoso; e destacar as atribuições do farmacêutico na assistência às pessoas idosas.