O presente artigo tem a finalidade de estudar a importância da macha sob a ótica de estudos de vários autores, bem como identificar as terminologias utilizadas.

A análise de marcha tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento de estratégias terapêuticas cirúrgicas no tratamento de crianças com paralisia cerebral. Também tem mostrado ser uma ferramenta útil para o estudo das desordens neuromusculares, para a avaliação da substituição articular por próteses, e para o estudo de lesões esportivas, amputados, órteses e dispositivos de assistência da marcha (HARRIS; WERTSCH, 1994).

É de extrema importância analisar e compreender a funcionalidade e eficiência da marcha humana nas suas diversas fases do movimento, segundo Frontera (2001, p. 52) “a marcha humana e uma das atividades mais fundamentais da vida. Compreender os princípios biomecânicos básicos da marcha permite que se avaliem melhor as complexidades desta”. Por esses motivos que a biomecânica e seus fundamentos tem sua relevância em qualquer trabalho que busque corrigir ou melhorar o desempenho dos seres humanos.

As terminologias utilizadas pelos profissionais da área de saúde com relação ao estudo da marcha devem ser padronizados para efeitos de compreensão e prescrição.

Os termos descritivos e direcionais tem a finalidade de harmonizar e facilitar as descrições e são um instrumento de comunicação por isso a necessidade do rigor nas descrições.

Palavras Chave: Marcha Humana, terminologias, Termos descritivos, termos direcionais,