controle financeiroPara sua empresa se manter estável e conseguir ter seu negócio alavancado em meio à concorrência, uma das coisas mais essenciais é possuir um bom controle financeiro. Pois é, dinheiro e uma boa administração juntos é o que consegue fazer sua empresa dar certo, já que é o que te mantém ali em pé.

Em empresas pequenas, os proprietários muitas vezes acabam colocando em prioridade as operações diárias de produzir e vender, deixando de lado o fator mais essencial, que é a organização administrativa e financeira do próprio negócio. E isso pode ser um motivo que faça ele falir daqui alguns meses ou anos. E para evitar que isso aconteça, como já dito, o controle financeiro deve existir, é essencial, pois com ele você deixa registrado tudo o que ocorre no seu negócio, sejam recebimentos, pagamentos, taxas, multas, vendas, entre outras coisas.

Primeiramente, deixe todo esse controle bem registrado em algum local exclusivo para ele, como em uma caderneta, em uma planilha no computador ou em softwares que possuem essa finalidade administrativa. Assim, você não se perderá em meio a diversas anotações.

Quando você tem o controle financeiro, saber se as contas estão batendo é bem melhor e você não se pega surpreendido achando que tinha mais dinheiro em caixa, sendo que na verdade gastou muito mais do que poderia. Se não há registro de valores a gastar e a receber, fica difícil de fazer uma projeção do fluxo de caixa, cortar gastos ou tentar investir em alguma área da empresa.

Assim, seja rigoroso na hora de fazer o controle financeiro. O bom é fazer você mesmo, proprietário, ou contratar alguém unicamente para a área financeira e que entenda muito bem disso. Não deixe nada passar ser ser registrado e também não desista de fazer o controle na metade do caminho, pois ele só beneficiará você, seus funcionários e seu negócio.