IMPORTÂNCIA DA OBSERVÂNCIA DA ÉTICA E DEONTOLOGIA PROFISSIONAL

IMPORTANCE OF OBSERVING PROFESSIONAL ETHICS AND DEONTOLOGY

           1--Mafuamau Álvaro

        2- Afonso Mavova João Dombaxé

1-- Licenciado em Ciências de Educação especificamente na área de Psicologia, Mestre em Gestão e organização escolar; - Docente Universitário no Instituto Superior de Ciências de Educação. (ISCED-UIGE/ ANGOLA); [email protected]; [email protected]

2—Licenciado em Ciências de Educação, na opção de História  e pós-graduado em Sociologia e  docente Universitário.

RESUMO

Esta pesquisa está caracterizada como descritiva, baseada numa observação ou seja investigação empírica sobre a importância da observância  da Ética e Deontologia Profissional. Nisto, constatamos que muitas instituições não valorizam esta dualidade que permite interacção e criação de condições para troca de experiência e  agudiza as relações humanas, assim como o conhecimento do individuo. A investigação presente tem o objectivo analítico de descrever a importância que a ética e a deontologia têm na profissionalização do individuo, com uma metodologia quali – quantitativa que dum lado visa compreender o fenómeno e do outro recolher dados para apresentar propostas da solução do problema, onde foram utilizado métodos de observação, pesquisa de arquivos, bibliográfico, pesquisa de campo, questionário, indução e dedução. Na investigação presente foi necessário a recolha de alguns dados para aceitação ou não da hipótese sobre a importância da observância da ética e deontologia profissional, onde inquerimos 30 professores e entre eles 64,25% mostraram uma satisfação sobre o problema e 35,75% sentiram se insatisfeito com a situação. Solicitamos também 15 sujeitos trabalhadores administrativos sobre a situação, dos quais 65% responderam sim é importante a ética e deontologia profissional e 35% sentiram -  se insatisfeitos com a proposta apresentada para a pesquisa. Logo, percebemos que é importante a observância de alguns elementos como a língua, a cultura, o regime político, a cidadania e a estratificação social, assim como os (6) seis princípios que permitem a observância de Ética e Deontologia Profissional.

Palavras-chave: observância, ética, Deontologia e Profissão.

1. INTRODUÇÃO

A pesquisa realizada, tem o epicentro na importância da observância da ética e deontologia profissional, onde concebemos a situação baseando nas observações empíricas da conduta ou atitude de alguns funcionários de uma determinada empresa (escola), que não respeitam os direitos dos outros sem ter em conta o cumprimento dos seus deveres na instituição. A investigação está limitada a um grupo de sujeitos entre eles professores e funcionários administrativos de uma escola primária, Uige-Angola. Pois que, á estes está dada a responsabilidade de cooperação ou seja inter ajuda para observância da ética e deontologia profissional facto que contribui no desenvolvimento humano. O estudo está estruturado em seis (06) secções, depois do resumo partimos com a primeira que é a introdução; sequencialmente a revisão da literatura, a metodologia, os resultados, as considerações finais e a bibliografia. «A revisão da literatura envolve quatro partes: descrição : das teorias e trabalhos empíricos relevantes ao tema; avaliação: destas teorias e trabalhos empíricos; comparação: das teorias e trabalhos empíricos; dedução da Hipótese a partir da avaliação e da comparação» (HILL e HILL, 2016). Elaboramos na segunda secção do trabalho a revisão da literatura (importância da observância da ética e deontologia profissional), onde consultamos alguns autores com maior experiencia na temática. Nisto, abordamos a situação no contexto da ética e deontologia nos processos sociais e educacionais, a ética e deontologia no desenvolvimento intelectual, alguns elementos que influenciam neste processo, alguns princípios essenciais para ética e deontologia, o clima escolar e o impacto da ética e deontologia na profissionalização do individuo. Apresentamos a metodologia utilizada partindo do tipo de pesquisa descritiva, baseado no modelo qualitativo e quantitativos. Neste caso, utilizamos alguns métodos utilizados como questionário, bibliográfico, observação, e apresentamos algumas questões colocadas aos professores e administrativos para recolha de dados. Nos resultados apresentamos alguns elementos essenciais e os seis princípios indispensáveis como condições necessárias de observância da ética e deontologia da profissionalização. Na quinta secção que são as considerações finais apresentados algumas conclusões e na ultima secção a bibliografia que são algumas obras consultadas. Tudo isto fez perceber que é importante a observância da ética e deontologia profissional nas empresas (escolas).