_________________________________________________

IMPORTÂNCIADA CRIAÇÃO DE BOVINOS

Emanuel Isaque Cordeiro da Silva

Departamento de Zootecnia – UFRPE

[email protected]

WhatsApp: (82)98143-8399

 

RESUMO:

Esse trabalho, tem como finalidade, sanar as dúvidas de muitas pessoas quanto a criação de bovinos. Muitos leigos, criadores iniciais, acadêmicos iniciais do curso de Zootecnia e outros indivíduos se perguntam qual a importância de se criar bovinos se outras culturas como a avicultura, por exemplo, é tão promissora e lucrativa em questão de meses. Pois bem, visando sanar as possíveis indagações, esse breviário tem como objetivo dizer qual ou quais são as importâncias dos bovinos e de sua criação para o desenvolvimento tanto brasileiro quanto mundial.

Palavras-chave: Criação; Importância; Bovinos; Desenvolvimento; Brasil; Mundo.

ABSTRACT:

The purpose of this work is to remedy the doubts of many people about cattle breedin. Many lay people, early creators, early academics of the Zootecnia course and other individuals wonder how important it is to raise cattle if other crops such as poultry farming, for example, It's so promising and lucrative in a matter of months. Well, in order to solve the possible questions, this breviary aims to tell what or what are the importance of cattle and their breeding for both Brazilian and world development.

Keywords: Creation; Importance; Cattle; Development; Brazilian; WWorld

 

A IMPORTÂNCIA DOS BOVINOS

O gado bovino apresenta, em todo o mundo, valores sempre ascendentes pelas seguintes razões: 

1. a alimentação da população humana que se encontra em ininterrupto crescimento; já somos mais de 7,6 bilhões de indivíduos que, por necessidades biológicas, reclamam proteínas animais, dentre as quais a carne e o leite ocupam posição relevante; 

2. os adubos orgânicos são necessários para a fertilização das terras cultivadas e/ou cultiváveis e os bovinos os produzem em larga escala;

3. diversos produtos secundários e subprodutos da industrialização, como sangue, couro, pelos, chifres, unhas, ossos, sebo, vísceras e glândulas, alimentam uma grande série de indústrias derivadas e bastante úteis, como a de calçados, vestuário, botões, sabões, colas, farinhas destinadas às alimentação animal e variados produtos farmacêuticos, todos esses de uma larga expressividade econômica e finalmente;

4. os bovinos são produtores de trabalho, principalmente para determinados fins agrícolas;

5. geram emprego e renda a inúmeras famílias tanto do Brasil quanto do exterior.

Essas importâncias supracitadas, são apenas algumas das infinitas possibilidades e importância dos bovinos no cenário global. Para termos uma ideia das possibilidades de expansão da exploração em nosso país, basta lembrarmos de que cada brasileiro consome, em média, 35,8 kg de carne por ano (dados de 2016). Atente a tabela a seguir sobre o consumo de carne per capita em alguns países:

Consumo de carne per capita por ano (kg/hab/ano)

Brasil.         Uruguai.           Argentina.             Mundo

35,8               56,3                      54,5                      7,9

Tabela 1: Consumo per capita de carne bovina em 2016. FONTE: Farmnews.

Os dados apresentados supra são de 2016 e eles nos revelam que a demanda pela carne bovina no mundo é pequena; mas em relação a alguns países é de suma importância a produção bovina para suprir esse mercado interno e externo. Quanto ao consumo de leite por ano em alguns países atente a tabela:

Consumo de leite por ano (1 x 10^6 toneladas)

Índia.         EUA.               China.            Brasil

66,8 t | 22,2 x 106 t  | 12,7 x 106 t  | 9,5 x 106 t

Tabela 2: Consumo anual de leite em alguns países em 2018. FONTE: Statista.

Essas duas tabelas serve para entendermos nossas necessidades internas, sem pensarmos em exportação, cujas possibilidades são limitadas. Sendo assim, necessitamos aumentar grandemente nossos rebanhos produtores de carne e leite.

Por outro lado, a exploração dos bovinos se reveste de grande importância como instrumento para a ocupação efetiva de nosso imenso território, por ser uma atividade que requer pequeno dispêndio relativo de capital e de mão-de-obra, caso seja uma atividade baseada na pequena produção; nas grandes produções e nos grandes rebanhos o investimento deve ser por obrigatoriedade grande, com manejos gerais, os gastos serão bem investidos, uma vez que os lucros são enormes. 

Para entender melhor, nas zonas de baixa densidade demográfica e de difícil acesso dos meios de transporte, meia dúzia de homens podem cuidar de uma grande fazenda de gado de corte, como acontece em muitas regiões brasileiras.

A abertura de zonas às exportações agropecuárias em todo o mundo, tem-se processado segundo os estágios seguintes:

1. inicialmente com a monocultura ou a pecuária de corte;

2. em seguida com o natural empobrecimento das terras com predomínio da pecuária de corte;

3. depois com o aumento da população e com o processo natural do surgimento da policultura e, finalmente;

4. com o aparecimento da pecuária leiteira a consolidação da policultura nela apoiada e a fixação da população nas cidades.

A prosperidade de muitas nações, teve sua origem na exploração pecuária, principalmente a da bovinocultura. Como exemplos mais conhecidos, posso mencionar a Dinamarca, Holanda, Suíça, Argentina, Uruguai, Austrália e a Nova Zelândia.

O Brasil, possuidor atualmente do maior efetivo comercial do mundo, com cerca de 213,5 milhões de cabeças, iniciou a muito tempo um novo ciclo pecuário, como atestam as estatísticas, a carne apresenta como primeiro produto e o leite como o quinto produto na classificação de renda bruta de sua produção agropecuária.

 

Todos os direitos reservados para Emanuel Isaque Cordeiro da Silva, sob o Artigo 184 do Código Penal e sob a Lei 9.610/98.