Muitos empresários ainda perguntam se devem realmente fazer uma auditoria externa em sua empresa. Em casos de não obrigatoriedade, a real necessidade de um custo com contratação de auditoria ainda é passível de dúvida. Mas antes de falarmos sobre os seus benefícios, vale ressaltar que, caso existe planos para tornar a empresa uma companhia aberta, a auditoria externa é obrigatória em atendimento à Lei 6.404/76. O mesmo vale para processos de fusão, incorporação cisão ou consolidação, de acordo com essa Lei e também a Lei 6.385/76.

Nesses casos, um fator que justifica a realização da auditoria externa é a transparência e credibilidade do negócio. O proprietário precisa comprovar a solidez do seu negócio para obter empréstimos e fazer investimentos, por exemplo. E como não aplicar essa importância em empresas que não tem a obrigatoriedade da Lei?

O aval da auditoria embasa as informações que a empresa publicou em seus relatórios. Traz credibilidade e dá a oportunidade aos colaboradores de corrigirem possíveis erros e chegarem aos números corretos. Sócios e investidores são mais seguros e tranquilos com a imparcialidade da auditoria externa. Ao recorrer a financiamentos com instituições financeiras, as taxas de juros e demais condições podem ser melhor negociadas se a empresa apresentar informações auditadas aos bancos.

Em casos de expansão nos negócios de uma empresa, a auditoria pode contribuir ao avaliar se existem atividades na empresa que podem ser terceirizadas ou reorganizadas, com benefícios econômicos e condições de manter o foco nas atividades prioritárias da empresa.

Se a auditoria for contratada numa relação de parceria, as empresas de menor porte podem se beneficiar desse tipo de consultoria externa de várias maneiras. A primeira delas é uma revisão da organização contábil e práticas contábeis. Pois, por melhor que seja o contador, é comum observar problemas de processos de controles internos que dificultam a geração e controle de informações de forma organizada e que seja possível se beneficiar de práticas contábeis que sejam mais adequadas com as características de cada empresa, como por exemplo, métodos de depreciação de bens tangíveis e intangíveis, pois pode ser que a empresa possa estar depreciando em níveis maiores ou menores que os tecnicamente adequados para as suas características, assim podendo estar demonstrando menor ou maior lucro que possa ser distribuído ou tributado de forma não adequada.

Por meio das orientações da auditoria, o empresário e sua equipe poderão perceber melhores fluxos de trabalho para se organizarem. Muitas vezes, é comum que empresas menores não tenham ainda métodos bem definidos já estabelecidos para seus procedimentos. A auditoria, por meio de sua análise e levantamento de dados, conseguirá destacar para a área responsável o que é importante e qual a melhor forma de apresentar as informações para investidores, sócios e demais órgãos.

Outra grande vantagem da auditoria externa é a possibilidade de detectar riscos em uma fase inicial. Após o levantamento dos dados, se houver algum problema, o empresário e seus colaboradores estarão aptos a adequar a situação rapidamente. Isso é benéfico por várias causas, entre elas, o fato de não construir mais números em cima de métricas errôneas que podem ser mal interpretadas.

Em 2019, o estudo "The Value Relevance of Financial Statement Audit in an Emerging Economy" destacou a importância da auditoria para os negócios. Conduzido por Lawrence O. Okoye, o estudo analisou a relevância da auditoria financeira para as empresas em uma economia emergente. Os resultados mostraram que a auditoria financeira tem um impacto positivo e significativo no valor das empresas.

Várias empresas possuem uma metodologia própria e rigorosa para a realização da auditoria externa, justamente para levantar os dados de forma imparcial e apresentar os resultados ao contratante. Avaliar e optar por uma auditoria externa no seu negócio, leva o empresário a melhorar a gestão operacional da empresa, bem como, estabelecer ou revistar estratégias e buscar investidores e financiadores de seus negócios.

Em geral, a auditoria pode estar vinculada a grandes negócios ou crises. Nesse contexto, a auditoria parece ser algo não agradável, ao qual somente corporações complexas deveriam se submeter. Entretanto, uma auditoria externa pode não só ser feita em um negócio de menor porte, como pode ser extremamente importante para o crescimento sustentável da empresa.