RESUMO

Este artigo científico tem como proposta e principal output, apontar os benefícios da implantação do Programa 9S que tem como embasamento o Programa 5S da Filosofia da Qualidade Total, porém majorado em quatro sensos, com a finalidade de alinhar e motivar de forma determinativa a todos os membros de uma organização, direcionando-os a praticarem piamente os Sensos pertinentes ao Programa, resultando em respostas significativas para a empresa e também para os colaboradores. O conjunto de Sensos uma vez incorporados e praticados por todos, irá fazer com que as condições de trabalho, as adequações de economia e manuseio de matéria-prima, transformações culturais e as habilidades adquiridas de forma pessoal, influenciem no sistema de produção, através da elevação do grau de tecnicidade, interação e integração entre os setores organizacionais, tornando-se uma condição dinâmica de melhoria contínua em prol da empresa, dos colaboradores e da satisfação dos clientes para com os serviços prestados e produtos acabados e consumidos.

Palavras-chave: Implantação. Qualidade. Resultados. Produção. Organização.

Introdução

A qualidade na produção alinhada a satisfação dos colaboradores funciona como um sistema aberto dentro desse macrossistema que é a empresa. Ela é constituída de entradas, processamento, saídas e retroação. Dentro do sistema de produção também existem interdependências entre os demais sistemas da empresa. Cada empresa adota um sistema de produção para realizar suas operações e produzir seus produtos ou serviços da melhor maneira possível, garantindo com isso sua eficiência e eficácia. O sistema de qualidade na produção é a maneira pela qual a empresa administra seus órgãos e realiza suas operações de produção, adotando uma interdependência lógica entre todas as etapas do processo produtivo, desde o momento em que os materiais chegam dos fornecedores para o almoxarifado até alcançarem o depósito como produtos acabados com a qualidade esperada.

O equilíbrio entre os colaboradores de gestão, colaboradores de tomada de decisão, colaboradores operacionais, corpo administrativo e corpo financeiro influencia diretamente e pontualmente no sucesso de um mercado extremamente competitivo que são as empresas que geram produtos e/ou serviços com a qualidade medida e a implantação da Filosofia da Qualidade Total adotando fundamentalmente o Programa 5S e em seguida se expandindo para o Programa 5S majorado em quatro Sensos denominado de Programa 9S, suprimindo todas as outras ferramentas constantes desta Filosofia, passa então a ser tratado como questão sine qua non para que uma empresa tenha garantida a sua sobrevivência. A agregação da palavra “Total” à palavra “Qualidade”  significa compreender que apenas ações parciais, geralmente corretivas, não são suficientes para alcançar e manter o sucesso no mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Qualidade Total em sua ferramenta 9S é o princípio e a própria ação para a mudança cultural nas organizações.

O Programa 5S surgiu a partir de maio de 1950 quando a equipe do professor Kaoru Ishikawa lançou um método de combate aos desperdícios e eliminação de perdas, visando maximizar os parcos recursos existentes em um país destruído pela guerra. Este método, que mexeu com o moral dos japoneses, foi chamado de 5S sendo composto de cinco ações ou Sensos, que começam com a letra “S” quando pronunciados em japonês. Os cinco Sensos deste método são: Seleção, Ordenação, Limpeza, Bem-estar e Autodisciplina.

A partir daí o Programa se completa com mais quatro Sensos com o objetivo de fragmentar os Sensos objetivando uma melhor assimilação na execução de cada um e ainda, com o aparecimento de Sensos de caráter individual, a tecnicidade entra em harmonia com iniciativa de cada um em prol de sua carreira, e assim, gerando o Programa 9S.

O Programa 9S foi desenvolvido e executado em 1997 para dar fundamentação teórica e prática a uma tese de doutorado de autoria do Prof. Eric Ricardo Calhau de Castro  junto à Universidade de Wisconsin, uma vez que foi implementado em várias organizações para as avaliações científicas com resultados positivos. Este Programa foi também adaptado para a esfera acadêmica e a partir daí, gerou o livro intitulado “A Magia dos 9S na Administração Educacional Superior” sendo averbado à Fundação Biblioteca Nacional em outubro do ano de 2004.

Deve-se registrar que o referido programa serviu como referência na implantação do sistema de qualidade do INSS em nível nacional iniciado no ano de 1999 onde o autor, de forma voluntária, proferiu palestras em vários Estados do país para fazer entender a desenvoltura e concepção de cada Senso por parte dos colaboradores desta organização. 

A implantação de cada Senso deve seguir uma sequência padrão tendo em vista suas correlações, ou seja, a necessidade de conhecimentos prévios, oriundos de um Senso anterior para a sua perfeita aplicabilidade e sucesso.

O Programa 9S, fruto do Programa 5S ampliado em quatro Sensos, trouxe grandes benefícios junto às empresas que o conceberam e é aplicado até os dias de hoje, mesmo que já sofrendo algumas alterações, mas não perdendo a sua essência onde a máxima é a elevada produtividade, imagem da empresa, credibilidade junto aos clientes internos e externos e culminando na melhoria das atividades ocupacionais de todos. As aplicações e execução de cada Senso devem ser distribuídas, segundo uma ordem de evolução, incluindo as implantações de ordem especificamente setorial, especificamente humana ou em ambos os casos. O quadro de implantação é apresentado a seguir, para melhor entendimento dessa sequência.

[...]