FACULDADE SÃO LUÍS DE JABOTICABAL 

BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ARIDAY MOREIRA SILVA

GABRIEL DOS SANTOS

ROBSON ADRIEL PORTO


RESUMO

O estudo de caso teve como objetivo detalhar e analisar a implantação da ferramenta de qualidade 5S no almoxarifado de uma empresa no seguimento metalúrgico.

Sobre a importância da Gestão da Qualidade e o aumento da competitividade das empresas, se destaca o Programa 5S, esse estudo que o objetivo foi analisar seu conceito e suas vantagens competitiva dentro das organizações, detalhando os seus principais benefícios e limitações dessa metodologia dentro do ambiente corporativo. 

Com a implantação da ferramenta 5s, os resultados obtidos foram de grande importância, supriram todas as expectativas, onde demonstraremos com mais propriedade ao decorrer deste artigo;

A empresa obteve redução de retrabalhos, a organização do ambiente de trabalho, a diminuição de tempo de execução, e outros grandes resultados.

O foco principal da implantação da ferramenta 5s por parte da empresa era influenciar diretamente no sistema produtivo, melhorando a logística de abastecimento, com agilidade, eficiência e precisão, direcionando a empresa para suprir a demanda e as exigências do mercado, junto com outros benefícios.

As informações obtidas foram extraídas através de análises sobre os dados disponibilizados pela empresa, o estudo identificou vários fatores que auxiliaram para o resultado desejado, juntamente com os responsáveis pelo setor do almoxarifado.

Veremos mais adiante que a ferramenta 5s se mostrou eficiente diante das situações adversas, o método se solidifica e retorna com excelentes resultados.

O estudo de caso visou fortalecer a metodologia, detalhar e analisar o desenvolvimento cultural e responder às perguntas sobre a importância do Programa 5S, junto com pesquisas, referências bibliográficas, teses, livros e entre outros.

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

Desde a Revolução Industrial, observamos a evolução das empresas em busca de qualidade e melhoria continua de seus produtos e serviços.

Nessa mesma época o trabalho braçal foi substituído pelas máquinas automatizadas para atender a demanda do mercado, tendo em vista uma redução de custos e maior eficiência de produção de produtos e alimentos.

Depois da segunda guerra mundial, o Japão se encontrava destruído, pois tinha sofrido um ataque com bombas vindas dos Estados Unidos. A economia do país estava em baixa, as empresas necessitavam de uma inovação capaz de alavancar o desenvolvimento de um país pós guerra.

Nesse período nasce uma metodologia para solucionar o problema das organizações, direcionando gestores e operários para transformar a área de trabalho em um ambiente limpo e organizado.

Segundo Bizelli (2002), após a abertura do mercado brasileiro em 1990, diversas empresas tiveram que se adaptar aos novos produtos surgidos além das fronteiras.

A sigla “5s” é a abreviação dos cinco sensos japoneses Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que no português significa Utilização, Organização, Limpeza, Padronização e Disciplina.

Através do sucesso e ótimos resultados no Japão, o 5s difundiu pelo mundo, sendo conhecido por vários países, com várias empresas aderindo essa ferramenta pelo planeta. No Brasil, o 5s chegou no início década de 90, tornando, hoje em dia, a base para a implantação da Qualidade Total, para a melhoria estratégica dos processos, produtos e serviços das organizações.

Como afirma Falconi (2004), “O programa 5S não é somente um evento episódico de limpeza, mas uma nova maneira de conduzir a empresa com ganhos efetivos de produtividade.”

O 5s no Brasil está implantado na maioria das empresas multinacionais, como Coca-Cola, Toyota, Johnson & Johnson, entre outras. Muitas empresas nacionais estão aderindo a metodologia, independente da região que situam, difundindo a ferramenta pelo nosso país.

As dificuldades de implantação são os funcionários da empresa que não compreenderem a importância da pratica do 5s e regredirem o desempenho durante a aplicação ou futuramente.

A empresa precisa aderir a cultura de treinamentos e palestras para o reforço dos colaboradores, ensinando a rotina para o sucesso do 5s.

Com a grande demanda em determinadas situações, é preciso se habituar as mudanças do mercado, que exigem cada vez mais rapidez, agilidade, tecnologia e precisão, com isso se dá a importância de um departamento totalmente qualificado e habituado para atender as expectativas.

O programa 5S foi implantado numa empresa de transformação, demonstrando ser uma maneira fácil, eficiente e de baixo custo para auxiliar na perceptiva da qualidade total em produtos e serviços da empresa (SILVA, 2003).

Vamos comparar o antes e o depois da aplicação do 5s, apontando as melhorias e dificuldades de sua aplicação, promovendo sempre a melhoria continua dos resultados.

No setor de Almoxarifado como suporte a produção, é ideal que se tenha grande eficiência em suas atividades, portanto é necessário que o mesmo atenda as condições de trabalho, melhorando a sua logística e organização, para não ocorrer movimentação desnecessária e possíveis atrasos.

Hoje o setor do almoxarifado por conta da grande demanda e pouca mão de obra, sem espaço de tempo para as atividades que podem ser consideradas essências, como limpeza e organização.

A aplicação será no almoxarifado de uma indústria metalúrgica, para aumentar a eficiência de atendimento aos demais colaboradores, melhorando a organização dos estoques, promovendo a melhor gestão e a redução de custos.

Este trabalho faz parte da nossa área especifica de melhoria continua e também promove uma melhor absorção da metodologia 5s. As bibliografias utilizadas foram obtidas através de artigos, livros e pesquisas pela internet, onde irão agregar maior valor teórico ao solucionar o problema proposto.

Será realizado um banco de dados obtidos, com a ambição de confrontar os resultados.

[... baixe o trabalho completo...]