Professor Me. Ciro Toaldo

Quando aconteceu a segunda etapa da Revolução Industrial, surge o Imperialismo que é a expansão e domínio territorial e também no lado economico, entretanto, como no perído colonail já havia este tipo de politica, no contexto contemporâneo, ele passou a ser denomiado de Neoimperialismo.

Foi no final dos anos de 1800 e início do século XX quando a economia mundial passou a viver as grandes mudanças, quando os países europeus (Inglaterra, França, Alemanha e Itália) eram as grandes potências industriais, estes países passam a exercer atitudes imperialistas, uma vez que estavam interessados em formar o que chamamos de grandes impérios econômicos, levando suas áreas de influência para outros continentes.

Estas nações tinham como meta aumentar sua margem de lucro e também de conseguir um custo consideravelmente baixo, estes países se dirigiram para África, Ásia e Oceania, dominando e explorando estes povos. Isto não foi diferente do colonialismo dos séculos XV e XVI, que utilizou como desculpa a divulgação do lado cristianismo; e no neocolonialismo do século XIX usou o argumento de levar o progresso da ciência e da tecnologia ao mundo. Estes países querem o reconhecimento industrial internacional, e, buscam local onde pudessem encontrar matéria prima e fonte de energia. Os países escolhidos foram colonizados e seus povos desrespeitados. Um exemplo deste desrespeito foi o ponto culminante da dominação neocolonialista, quando países europeus dividiram entre si os territórios africano e asiático, sem sequer levar em conta as diferenças éticas e culturais destes povos.

Ainda lembrando que toda a tecnologia e evoluação da segunda etapa da Revolução Industrial, como foi o surgimento dos motores a gasolina, diesel e eletricidade, isso fez com que surgisse um aumenta grande da produção; ocorre o desaparecimento da livre concorrência e surge a economia das grandes empresas que fazem o monopólio acontecer.

Estes países que adotoram as práticas imperialistas para dominar, passam também a explorar e agredir os povos de quase todo o planeta. As outras nações capitalistas acreditavam que as ações eram justas e até benéficas à humanidade em nome da ideologia do progresso, eram explicadas pela superioridade do europeu e do branco.

Este imperialismo acabou impulsionando a Primeira Guerra Mundual, dando início a nova era imperialista, onde a Europa perde seu brilho e quando passa a ter sucesso é o EUA.

O imperialismo do seculo XIX tinha como grande finalidade o lucro que vinha do trabalho dos habitantes das colônias prestavam para eles, obviamente não se importavam com as condições de trabalho e tampouco se eles iriam sobreviver a esta forma de exploração deseumana e capitalista. No século XX as colônias conseguiram suas independencias, contudo eles herderam dos conquistadores da Europa conflitos marcados pela exploração e principalmente pelo subdesenvolvimento.