Impactos da Pandemia da Covid 19 na Educação.

 

Resumo

O mundo em que vivemos vem passando pelo vem sofrendo um grande impacto causado pelo novo corona vírus impactos esses em todas as áreas seja ela financeira, em questões de convívio social passando também pela saúde e os serviços prestados e um dos pontos que a pandemia causou um grande impacto foi na área da educação. Esse impacto mostrou que grande parte de escolas e faculdades de ensino de todos os níveis não estão preparadas para ter um suporte de educação a distância, mas quem saberia que justamente logo agora isso tudo irá acontecer. O ensino de educação a distancia o EAD foi o menos afetado pois já se tinha toda uma estrutura de ensino porém e como ressaltamos não sabíamos que isso iria acontecer, mas as faculdades e escolas vem sofrendo muito seja com a implantação de um sistema de ensino remoto até a adaptação dos seus alunos nesse modulo e nesse momento tão difícil.

Introdução

Milhares e milhares de escolas, instituições, professores e alunos foram afetados devido a pandemia do Coronavírus. Em uma crise sem proporções os educadores, escolas e os alunos tiveram que lidar com a imprevisibilidade, na verdade tentar se adaptar as novas formas de ensino. Algumas instituições tinham algum tipo de projeto para aulas a distância, mas a maioria delas não tinha esse projeto em mente. Essas instituições estão implantando o modelo de aulas remotas o mais rápido possível assim possibilitado o acesso de aulas a distancia para os alunos, mas para que tudo possa ocorrer bem será levado muitas questões para a implementação do mesmo.

Existe uma desigualdade entre os sistemas do ensino público e privado já que no ensino público diversos alunos não tem acesso a internet em casa e as escolas não  contem um sistema de envio de tarefas online, e no ensino privado já se tem um plano de aulas online, envio de tarefas, gravação de aulas online e os alunos tem o acesso à internet na própria casa. Muitas escolas vem sofrendo para tentar implementar o modelo de aula remota pois a questão de que muitos alunos não tem acesso a internet dificulta muito a implementação, outro ponto importante e a questão do softwares utilizados para visualização das aulas porque geralmente alguns softwares de videoaulas funciona em computadores e celulares e muitos deles nem possuem se que computadores e celulares para este tipo de aulas, a compra desses equipamentos de tecnologia e visto com bons olhos para que assim os alunos consigam realizar sua atividades mas e muito difícil as escolas conseguirem fazer a compra desses matérias.

Por isso escolas e instituições de ensino do mundo inteiro vem lutando para implementar o modelo de ensino remoto para que os alunos não fiquem sem conteúdos durante a pandemia, empresas estão criando formas e métodos e até mesmo fazendo parceria com algumas instituições para doação de equipamentos tecnológicos como celulares e computadores em bom estado para os alunos. Claro que a pandemia nos pegou de surpresa, mas ela nos mostrou novamente a desigualdade que existe entre o ensino publico e o ensino privado.