O impacto ambiental é considerado como qualquer alteração do meio ambiente, resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente, afetam saúde, segurança, bem-estar, atividades sociais e econômicas, condições estéticas e sanitárias do meio ambiente, ou seja, degradando a qualidade dos recursos ambientais.

O crescimento desordenado é o principal responsável por mudanças da paisagem, mudanças essas que afetam, muitas vezes, drasticamente um determinado território. Vale ressaltar o desmatamento, onde espécies de fauna e flora acabam entrando em extinção; construções em margens de córregos e rios, que utilizam do recurso hídrico para depositar esgoto domestico (recursos esses que boa parte não é devidamente tratado), é importante lembra que em período chuvoso provoca erosão e destruição das construções e ruas, desabrigando muitas famílias; outra questão é a do lixo, quando não há um sistema de coleta, as pessoas usam das ruas, dos terrenos baldio e dos rios para jogá-lo, ou o queimam em seu próprio quintal. Essas formas acabam aumentando ainda mais o número de doenças pondo em risco a saúde de todos.

Portanto, conclui-se que ações desordenadas no meio ambiente interfere diretamente na qualidade de vida da humanidade, às vezes por falta de conhecimento da importância da conservação, outras, infelizmente, por descaso dos governantes.