Introducao 

O presente trabalho, tem como tema Impactos Ambientais Provocados pela Exploração Mineral. Quando se fala do impacto ambiental provocado exploracao ambiental, é o mesmo que falar de qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou extracao mineira, resultante das atividades humanas.

Para a estrutura do trabalho, estará organizado por titulos e/ou subtitulos como forma de melhorar a percepcao do trabalho. Além da propria introducao e conteudo do mesmo, terá a analise, conclusao e por fim a referencia bibliografica.

Os objectivos do trabalho, sao os seguintes:

* Mostrar ou demonstrar o impacto ambiental da extracao mineira. * Identificar os impactos ambientais provocados pela exploração mineral;

* Descrever as modificacoes que o humanas impoe ao ambiente atraves da pratrica mineira;

* Analisar as praticas humanas impostas ao ambiente atraves da extracao de meneiros.

Para a realizacao do trabalho, recorreu-se as seguintes tecnicas e metodos: pesquisa bibliografica, fontes de internet e a comunidade academica em geral.

Tema: Impactos Ambientais Provocados pela Exploração Mineral

Objectivos

Segundo PILETTI (2004: 80), objectivos “consistem em uma descrição clara dos resultados que desejamos alcançar com nossa actividade”.

Objectivo geral

* Mostrar ou demonstrar o impacto ambiental da extracao mineira.

Objectivos Especificos  * Identificar os impactos ambientais provocados pela exploração mineral;

* Descrever as modificacoes que o humanas impoe ao ambiente atraves da pratrica mineira;

* Analisar as praticas humanas impostas ao ambiente atraves da extracao de meneiros.

Justificativa

Segundo (LAKATOS e MARCONI, 2002:103) a justificativa “consiste numa exposição suscita, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importantes a realização da pesquisa”.

As razoes que levaram o autor a abordar este tema, prende-se ao facto de que A atividade mineradora e o garimpo promovem impactos diretos na natureza, levando a deterioração do ambiente. Tanto o garimpo quanto a mineração extraem recursos que se encontram no solo ou no subsolo, de onde são retirados diversos tipos de minérios (ouro, prata, minério de ferro, estanho, bauxita e muitos outros). 

Minérios, como o carvão e o petróleo, são utilizados como recursos energéticos e matéria-prima. Atualmente é impossível imaginar que a sociedade deixe de explorar os minérios existes ao longo da litosfera terrestre, uma vez que são fundamentais para o desenvolvimento industrial.  Impactos Ambientais Provocados Pela Exploração Mineral

antes de se fazer mencao ou identificar assim como descrever os aspectos ambientais provocados pela exploracao ambiental, é necessario abordar ou conceiturar os impactos ambientais e exploracao mineral ou mineirais.

Impacto Ambiental Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade humana. O objetivo de se estudar os impactos ambientais é, principalmente, o de avaliar as consequências destas ações para que possa haver a prevenção da alteração da qualidade do ambiente após a execução dessas ações.(https://pt.wikipedia.org/wiki/Impactoambiental- acessado 09/09/15;18:35)

Impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem a saúde, a segurança e o bem estar da população; as atividades sociais e econômicas; a fauna e a flora; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualificação dos recursos ambientais, (Barreto apud CONAMA, 2001).

Mineracao

Minerar é uma das atividades mais primitivas exercidas pelo homem como fonte de sobrevivência e produção de bens sociais e industriais, e embora sendo uma das principais atividades impulsionadas pela centelha do gênio humano, tem sido uma das menos aceitas dentro do novo arcabouço conceitual do desenvolvimento sustentável. “É inegável que, no mundo moderno, a mineração assume contornos de importância decisiva para o desenvolvimento, pois se observa que o minério extraído da natureza está em quase todos os produtos utilizados”: Entretanto, esta dependência gera um ônus para a sociedade, ou seja, o surgimento de imensas áreas degradadas que, ao final da exploração, na maioria das vezes, não podem ser ocupadas racionalmente (KOPEZINKI, 2000,p.12).

Ao longo de muitas décadas a extração mineral(Pedreiras, lavras e mineradoras), têm se firmado como uma atividade que, além de gerar empregos e ser fonte extra de renda para pequenos proprietários rurais, sobretudo nas localidades onde não há desenvolvimento ou perspectivas de melhoria social, também é uma atividade que causa enormes impactos ambientais, muitos destes irreversíveis. (http://ddd.uab.es/pub/revibec/13902776v5p27.pdf - acessado 09/09/15;18:35)

Com isto, pode-se entender que a exploração mineral em si, já é uma atividade não sustentável, ou seja, o que foi extraído nunca mais será reposto, e existem procedimentos que têm que ser utilizados para minimizar o impacto ambiental da atividade, como cobertura vegetal, preservação de cursos d'água e da paisagem cênica, manutenção da flora e da fauna da região, controle sobre poluição sonora e disposição de rejeitos, etc.

Os efeitos ambientais estão associados, de modo geral, às diversas fases de exploração dos bens minerais, como à abertura da cava, (retirada da vegetação, escavações, movimentação de terra e modificação da paisagem local), ao uso de explosivos no desmonte de rocha (sobrepressão atmosférica, vibração do terreno, ultralançamento de fragmentos, fumos, gases, poeira, ruído), ao transporte e beneficiamento do minério (geração de poeira e ruído), afetando os meios como água, solo e ar, além da população local. (http://ddd.uab.es/pub/revibec/13902776v5p27.pdf - acessado 09/09/15;18:35)

Portanto, a melhor forma para tentar solucionar ou amenizar os impactos causados ao meio ou ambiente, de inicio seria aplicar uma educação adequada ao minerador de acordo com as suas necessidades, e relacionadas ao importante processo de aprendizagem sobre a melhor forma de gerenciar o empreendimento, levando em conta desde os aspectos ambientais, econômicos, técnicos, culturais, sociais, trabalhistas, entre outros e torna-se também uma prioridade. Ou seja, administrar os recursos naturais de forma inteligente, de tal forma que se tenha progresso de forma sustentável, e diminuindo a agressão ao meio ambiente.

Impactos Ambientais Provocados pela Exploração Mineral

Os impactos ambientais da atividade mineral segundo Barreto (2001) são: 

* alteração de lençol de água subterrânea, 

* poluição sonora, visual, da água, ar e solo, 

* destruição da flora e fauna, 

* Alteração dos processos geológicos (erosão, voçorocas, hidrogeologia), 

* mobilização da terra, 

* instabilidade de taludes, 

* encostas e terrenos em geral, 

* lançamentos de fragmentos e vibrações.

Tambem, nota-se que, um dos impactos ambientais da exploracao mineira sao:

* Aumento do teor do material sedimentado em suspensão, promovendo assoreamento

Assoreamento é o processo em que se observa no leito dos rios acúmulo de detritos, lixo,entulho e outros. No fundo dos rios e lagoas interferem na topografia de seus leitos impedindo-os de portar cada vez menos água, provocando seu transbordamento em épocas de grande quantidade de Chuvas e Tornados. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Assoreamento)

* Descaracterização do relevo

O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo origina-se e transforma-se sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos.

o endógenos: Atuam de dentro para fora (deformando), vulcanismo e tectonismo;

o exógenos: Atuam na superfície (modelando), intemperismo e a antropicidade (o fator humano). (https://pt.wikipedia.org/wiki/Relevo)

* Alteração do meio atmosférico – aumento da quantidade de poeira em suspensão no ar.

Analise dos Impactos Ambientais Provocados pela Exploração Mineral

Com base nos dados ou informacoes obtidas durante a pesquisa e investigacao a cerca dos impactos ambientais provocados pela exploração mineral, analisou-se o seguinte:

* Os minérios são indispensáveis para a manutenção da atividade industrial, tendo em vista que produtos como automóveis, máquinas, tratores, cimento, entre outros, são fabricados a partir de matérias-primas vindas dessa extração. 

* A atividade mineradora e o garimpo promovem impactos diretos na natureza, levando a deterioração do ambiente. Tanto o garimpo quanto a mineração extraem recursos que se encontram no solo ou no subsolo, de onde são retirados diversos tipos de minérios (ouro, prata, minério de ferro, estanho, bauxita e muitos outros).

* Minérios, como o carvão e o petróleo, são utilizados como recursos energéticos e matéria-prima. Atualmente é impossível imaginar que a sociedade deixe de explorar os minérios existes ao longo da litosfera terrestre, uma vez que são fundamentais para o desenvolvimento industrial. 

* Os danos gerados nas áreas onde são desenvolvidas a mineração ou garimpagem são irreversíveis. Diante desses fatos percebemos que a lucratividade oriunda da extração mineral fica nas mãos de uma minoria e os prejuízos ambientais para toda a população atual e também futura. 

Conclusao 

Depois um longo percurso a cerca dos impactos ambientais provocados pela exploração mineral, chegou-se a seguinte conclusao: Não há como parar a exploração mineral uma vez que seus produtos são de grande importância para a sociedade. O grande desafio é explorá-los com responsabilidade e sutentabilidade, sem degradar o meio ambiente, ou ao menos minimizar estes impactos. Tambem, para que isso ocorra, é preciso que haja uma conscientização do empreendedor de que é perfeitamente possível o desenvolvimento da mineração dentro de um conceito de sustentabilidade onde o mínimo de agressão ao ecossistema e o melhor aproveitamento dos recursos minerais são a base para prevenir futuras penalizações dos órgãos competentes, melhorar seu desempenho ambiental e garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado para todos.

Bibliografia 

BARRETO, Maria Laura. Mineração e desenvolvimento sustentável: Desafios para o  Brasil/ CETEM/MCT, Rio de Janeiro,2001.

KOPEZINSKI, Isaac. Mineração x Meio Ambiente: Considerações legais, principais  impactos ambientais e seus processos modificadores. Ed.Universidade/UFRGS,  Porto Alegre 2000.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Panejamento e Execução de  Pesquisas: Amostragens e Técnicas de Pesquisas, Elaboração, Análise e   Interpretação de  Dados, 5ª ed. São Paulo: Atlas 2002.

PILETTI, Claudino. Didáctica Geral, Editora Ática, 23ª ed. São Paulo, 2004.