(dê uma segunda olhada)

Ilusão de ótica emocional

 Quantas vezes na vida a gente tem certeza absoluta sobre algo, mas depois descobre as coisas tomaram de outro rumo... ou não eram bem assim.

É aí que a realidade se confunde com as aparências... E isso também me faz lembrar dos desertos. Quem já visitou a África, por exemplo, sabe que no deserto a gente pode não ver algo que está logo ali, já que as cores, o sol, a luminosidade, as tonalidades pardacentas e a distância transformam tudo em areia. Ou pode ainda ver o que não existe: as famosas miragens.

Se o deserto engana, a água também prega suas peças.

Nas escolas primárias não é incomum o professor de ciências mostrar um dos efeitos da refração, colocando um lápis dentro de um copo com água. Quando a gente olha, o lápis parece estar quebrado.

Embora ele esteja nos "enganando" - com uma ilusão visual resultante da mudança de direção dos raios de luz de um meio transparente para outro -, uma criança poderia pensar que aquele lápis já era, pois havia se partido.

E assim como no deserto, ou na refração da luz na água, também na vida as aparências podem ser armadilhas para os desavisados.

O curioso, e talvez possamos dizer trágico, é que muitas vezes somos mesmo enganados por certas ilusões, que em sua trajetória insiste em dizer que "tudo está perdido".

Na maior parte das vezes os desafios meramente nos ensinam a agir com mais cautela, sabedoria e determinação, mas não impedem nosso progresso.

A proposta de Jesus para a vida dos homens é que eles sejam luz (Mateus 5:14), algo perfeito e magnífico, sujeito, entretanto, à difração e reflexão, onde tudo parece oscilar.

Anos atrás, eu tive um insucesso em uma operação da córnea, e minha visão variava ao longo do dia. Eu tinha um grau pela manhã, outro à tarde e, pra fechar com chave de outro, outro à noite. Não havia um dia de estabilidade, e o mundo pareceu se dissolver diante de mim, sem luz, sem formas definidas.

Se algo parece irremediavelmente perdido na vida emocional, profissional, no trabalho, no lar, em sua saúde ou nas finanças, e não há soluções materiais visíveis, volte-se para o Pai das Luzes (Tiago 1:16-17), como eu fiz.

Esta decisão fez com que minha deficiência visual, quase uma cegueira, fosse reparada, e hoje posso ver com muita precisão, sem distorções ou falta de luminosidade e cor.

Quem há entre vós que tema ao SENHOR e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do SENHOR, e firme-se sobre o seu Deus.

Ouça o conselho de alguém que aprendeu muitas coisas com Deus e com sua Palavra: "Na vida não há lápis quebrados, somente efeitos visuais, que enganam os olhos não treinados, sempre será possível recomeçar" (Isaías 43:18-19).

Não deixe sua visão perde-se nem em um deserto seco, nem num simples copo d’água. Fixe-se seu olhar no horizonte, onde Deus tem algo real para você, pois o caminho do justo é como o romper da aura (Prov. 4:18).

www.pastorelcio.com